NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE RELIGIOSA


NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE RELIGIOSA

O Grupo de Umbanda Esotérica Raios de Luz, na condição de instituição religiosa, que vivencia os ensinamentos da umbanda há 18 anos, atento ao atual momento político e social do país, vem reafirmar e tornar público seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a liberdade de expressão e religiosa, tudo em conformidade com os direitos e garantias individuais previstos na Constituição Federal, bem como com as Leis da Umbanda e com os ensinamentos dos nossos Orixás e do Mestre Jesus.
Em nome da Umbanda, religião brasileira marcada pela miscigenação da nossa gente, nascida e fundamentada pela influencia africana e indígena, criada pra acolher os diferentes e humildes e, em honra aos nossos ancestrais negros e índios, nos manifestamos a favor do respeito e da garantia dos direitos individuais de todos as pessoas, independentemente da nacionalidade, etnia, religião, idade, condição social, capacidade física, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.
Com efeito, defendemos a manutenção do Estado laico, do livre exercício de qualquer culto religioso, a efetiva proteção aos respectivos locais de culto e liturgias, de modo que se respeite toda e qualquer religião, porque todas constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a Deus. Da mesma forma, sustentamos que todas as religiões sejam respeitadas em qualquer instituição escolar.
Igualmente, independentemente de qualquer filiação partidária ou grupos político-ideológicos, apoiamos o combate firme a corrupção, contudo, repudiamos qualquer forma de violência, tortura, intolerância ou preconceito, assim como a retirada de qualquer dos direitos que assistem às minorias que compõe nosso país.
Que em nome da igualdade entre todos, possamos nos tornar a expressão viva do amor fraterno, manifestado por meio do respeito aos nossos irmãos, da paz, do senso de união, coletividade e não-violência.
Assim como, que a coerência, a verdade e a honestidade sejam os guias de nossas ações no combate à corrupção em todos os âmbitos, inclusive dentro de nós mesmos.
Que possamos nos reorganizar no amor, afinal, onde há amor e luz, não há ódio nem trevas!
Porto Alegre, 19 de Outubro de 2018

Com votos de luz e paz!
Myriam Cassariego,
Líder Espiritual do Grupo de Umbanda Esotérica Raios de Luz.