Falar de amor, relacionamento conjugal na Nova Era.

PALESTRA MINISTRADA PELA KAREN SARAIVA CUNHA EM 17 DE ABRIL DE 2018.
Falar de amor, relacionamento conjugal na Nova Era
Decidir amar alguém não é uma escolha democrática, não é optar e gostar, não vem como prêmio de bom comportamento. Escolher alguém para passar o resto de nossas vidas não é uma escolha fácil, tantas e tantas vezes mudaremos os planos, abriremos mão de sonhos e vontades, só para estar com a pessoa.
Casamento deve significar amizade, respeito, diversão e companhia. Casamento tem que ser alegre, tem que ter sintonia, liberdade e muito jogo de cintura. Casamento não é brincadeira de criança, mas tem que ser leve, e é imprescindível que haja maturidade e - atenção – e inteligência.
Um amor não nasce de simples semelhanças de modos de ser e de interesses comuns, ele é o resultado de um longo processo de dezenas ou mesmo centenas de experiências passadas em que duas almas conviveram juntas. Nestas vivências conjuntas, ambos foram passando por circunstâncias juntos, enfrentando desafios, superando obstáculos, atravessando todas as dificuldades, e envolveram-se em laços afetivos e amorosos um com o outro, brotando daí uma profunda identificação e um sentimento verdadeiro.
Em meio a relacionamentos cada vez mais virtuais e descompromissados surgem pessoas, dispostas a estarem de corpo, alma e sentimento entregues a alguém.
Mas tenho encontrado nessas andanças aquilo que chamo de almas gêmeas, não o conceito que as pessoas almejam de relacionamentos perfeitos, contos de fadas ou romance de cinema.
Alma gêmea nada mais é do que um alguém que não vive mais sem o seu sorriso. Alma gêmea é quando alguém te surpreende com um pedaço de bolo depois do trabalho. Alma gêmea é quando os dois aceitam as diferenças um do outro. Alma gêmea é cuidado mútuo. Alma gêmea não tem nada a ver com raça, cor, religião ou sexo. Alma gêmea é o outro que quer o seu bem o tempo todo, mesmo quando você está chato, apático e sem graça.
Impomos muitas condições para uma vida a dois e acabamos nos limitando quando alguém se aproxima de nós. Dificultamos o amor, muitas vezes. Almas são almas, sentimentos são sentimentos, eles se fundem para se transformarem em amor. Se tem amor, logo tem alma, tem alegria, tem problemas, tem vontade e tem energia.
Mas não queria falar só do que percebo nas pessoas, afinal o amor é um dos sentimentos mais essenciais do ser humano e apesar do tempo por vezes ele se renova como se renovou para nossos antepassados.
- Gênese do Amor – Mito criado por Aristófanes (380 aC – O banquete de Platão)
No início da humanidade todos os seres humanos eram felizes, eram esféricos 4 braços, 4 pernas, 2 bocas ....
Divididos em 3 grupos – homens/Homens – Mulheres/mulheres e Homem e mulher. Num determinado momento tiveram a necessidade de saber como viviam os Deuses do Olimpo – fizeram uma torre, um sobre o outro e quando chegaram ao Olimpo viram um grande banquete, um dos Deuses avistou os humanos espiando e avidou a Zeus que eles estariam invadindo o espaço deles. Zeus não queria mata-los precisava dos humanos para reverência e idolatria, decidiu puni-los com um raio e os cortou na metade. Surge então o mito do Eros e a busca constante pela outra metade.
A verdade é que não somos metade, somos inteiros e um relacionamento feliz passa por essa plenitude completa. Colocamos na mão do outro a responsabilidade de ser amado – e esse é o maior equívoco . Amor é só amor e é tudo, por si só já basta. Se você ama é problema seu, simplesmente ame, se for verdadeiro esse sentimento não precisa do outro. Se o outro te amar também que bom, mesmo que seja por algum tempo. MARAVILHA!
Paixão surge para resolver questões naturais e desenvolver o sentimento.
Nós conhecemos o outro de forma limitada, quando estamos apaixonados nós não vemos tudo, estamos hipnotizados, mas o que fazemos com o que não conhecemos?
Preenchemos com os nossos desejos, nosso imaginário, quando nos aproximamos para a convivência projetamos no outros o que não é real e sim idealizado, portanto aquilo que a pessoa não é.
ITAQUI – Lembro da minha infância e da minha avó Kate Cunha(Já falecida) que falava o quanto Itaqui era linda, as ruas de uma beleza única, as casas de arquitetura ímpar, o pôr de sol na cidade banhada pelo Rio Uruguai... Quando estive em Itaqui, ví uma cidade pobre, pequena, árida, casinhas geminadas,... decepcionada percebi que era uma paixão. Minha avó preenchera seu imaginário com o afeto e não percebia o que não era bom.
Aí depois de algum tempo vem a frustração, um sentimento de traíção. Não acredito que vc é assim? Fui enganado, ele ou ela se fez parecer uma coisa para me seduzir.... as vezes queremos tanto um relacionamento que damos uma garibada, um aplique uma calça apertada....
Uma relação precisa ser sem aprisionamento , juntos mas não juntos demais pois os pilares de um templo se fazem separados. Um bom casamento é onde o indivíduo percebe a sua individualidade e respeita o espeço do outro.
Nos relacionamentos acontece às vezes uma relação de disputa. Se sobressaem as capacidades e a sobreposição faz a admiração acabar. Eu sou melhor que você na administração do dinheiro, ela é melhor que ele na culinária. Na dinâmica da união não é apontar a dificuldade do outro, se um vence perde a relação.
Pilares do amor
Parceria, respeito, admiração, Verdade
O que eu vivi:
1 – Poder – quem é o mais forte da relação
2 – Acertar as diferenças – curar as faltas e os excessos – ser filho e ser mãe
3- Estar na adversidade – Entender a bagagem que o outro carrega – Palavras, verbalizar, agredir, lidar
4 – Concorrência – ser algo que não é, medo, insegurança, abandono.
O que reflete é e nossa própria necessidade – toda a relação é um espelho e se apresenta exatamente nas coisas que precisamos tratar em nós.
Nós atraímos a energia que estamos emanando. Se emanarmos carência, desmerecimento, sentimento de abandono, desamor atrairemos isso. Mas na Nova Era os amores e relacionamentos serão de mais luz, por que representamos o amor. A verdade e a integridade serão as bases do relacionamento do futuro. Um relacionamento durador passa em primeiro lugar por ter um caso de amor com nós mesmos. Um relacionamento que evolui não se importa com quem está certo ou errado.
O que eu ví:
Casais que brindam
Casais que preferem ser feliz a ter sempre razão
Casais que precisam amadurecer para ficar juntos
Casais que mostram que pode haver um pra sempre
Casais que terminam com a mesma beleza do princípio
Casais que valorizam a simplicidade e se mantém viçosos bilhetinhos
Casais que prometem o que não podem cumprir