Orixás Regentes de 2018

Orixás Regentes de 2018
   

 








Para o Grupo de Umbanda  Esotérica Raios de luz, de acordo com nossos conhecimentos e orientações de nossos Guias,  o próximo ano vem com lideranças bem atípicas. Os Orixás Regentes de 2018 serão  uma Tríade  de energias  formada por  Xangô,   Nanã e Exu. O ano de 2018 ainda estará  sob a regência do Planeta Júpiter, planeta regente de Xangô. Também observa-se que o  primeiro de janeiro de 2018 cairá numa segunda-feira, dia regido por Exu e Omulu, Nanã  e a linha das Almas, Yorimá. Na numerologia, com a soma numerológica do ano 2+0+1+8 obtemos o número 11, do Odu Owarim-Meji, que confirma a força e presença das energias de Exu, Omulu e Nanã.

Xangô nos trará a energia da justiça, da prosperidade, da praticidade e da colheita. Prevê um período de receber aquilo que merecemos, o que é um bom sinal, exceto pra quem não está agindo corretamente. Indica que as colheitas serão proporcionais aos erros. Então, ainda é tempo de fazer correções para obter uma boa colheita. Para os assuntos ligados à justiça, estudo, formações as indicações são positivas, desde que a ação pretenda obter o que é justo pelas leis e pela moral. Xangô nos pede honestidade, ações bem pensadas, e que se construa uma imagem confiável, sendo mais verdadeiro.
A cura das nossas dores, inclusive as físicas, precisarão do entendimento de qual sua responsabilidade sobre isso. Xangô nos traz a perspectiva de julgarmos menos e aceitar mais as diferenças. 

A frequência de Exu pede cuidado, pois a falta de honestidade e de irresponsabilidade pode representar um entrave que virá atrapalhar os planos. Não será um momento de deixar as coisas fluírem sem estar atento. Os inícios pedem escolhas bem pensadas. Se algo está começando, o bom resultado final dependerá das escolhas feitas.  Tudo o que for iniciado sob a influência de Exu não vai caminhar para a perfeita satisfação, caso as escolhas feitas não sejam revistas.  Leve tudo o que está acontecendo muito a sério, avaliando cada passo com atenção e fazendo uma cuidadosa análise de cada fato que surgir.
A irradiação de Exus, dentro da religião de Umbanda, chamada Linha da Esquerda, sem sentido pejorativo, é o oposto complementar da  Linha da Direita (Orixás e Guias espirituais) e com ela mantém-se o equilíbrio entre o humano, o astral e o espiritual com importância igualitária na atuação.  A linha de Exu é uma linha de Guardiões, são agentes cármicos que são responsáveis por parte do nosso resgate espiritual. Sempre recebem irradiação de um Orixá, mas não por obrigação e sim por comunhão, mantendo o equilíbrio planetário, direita e esquerda trabalhando em conjunto, em harmonia. Na hierarquia planetária os Exus estão sob o comando do Orixá Bará, mas cada linha tem seus Exus correspondentes. 
Quando falamos sobre Exus devemos ter em mente a palavra LUZ. Essa iluminação só é possível por sua atuação em meio a campos obscuros da espiritualidade e de todos os seres. Isso significa que ao longo do próximo ano precisaremos trazer luz para nossa própria sombra.
Essa frequência trará para o próximo ano movimento e circulação energética. Nos pedirá AÇÃO, NÃO REAÇÃO. É um ano de AGIR COM CLAREZA DA MENTE e o querer do coração. Porém, com decisão firme, consciência clara, pois toda a ação empreendida através da reação, poderá gerar muitos conflitos e confusões. 
Essa regência rege os caminhos, espera-se então muita abertura, em muitas áreas, principalmente se soubermos manter uma atitude aberta e sem pré-julgamentos de forma a aceitar novas formas, novas ideias. Exige atitude, coragem e decisão. Ao invés de “empurrar as coisas com a barriga” a melhor escolha é agir com decisão. Também pede que se evite a posição de vítima, agindo com consciência sobre os seus atos, padrões e posturas, reconhecendo sua parte obscura, tendo consciência da sua luz e da sua sombra. E, assim, poder escolher cortar energeticamente o que bloqueia o crescimento, o pleno potencial de realização, assim como, limpar situações, lugares e relações que não estejam de acordo com a postura de autoamor e autovalor. 
Espera-se um ano de intensa reconstrução porém nada virá fácil. Espera-se, então, um ano intenso  e tenso, o que nos pede serenidade e equilíbrio nas nossas ações. Para nos ajudar a manter a paz em meio a tanta intensidade, vem Nanã, o Orixá do aspecto ancião, a sábia, mãe e avó amorosa. Ela é um destaque entre as iabás (orixás femininas), que representa a mulher que tem a sabedoria capaz de ajudar com sua experiência. Ela já passou por todas as fases, da menina, da amante, da mãe. Agora ela como avó nos mostra como viver melhor, em cada uma dessas etapas. Mas, também nos ensina magia. Nanã condensa a luz e reserva sua energia.
O elemento de Nanã é o barro, sua força está na terra molhada. Nos traz a energia sempre voltada ao servir. Nanã vem nos pedindo pra agir com sabedoria, com o pensar antes, observando os limites. 
Nanã proporciona o renascimento, a reconstrução tão esperada por todos nós,  mas ela tem seu ritmo mais devagar. É criteriosa, gosta das coisas ao seu tempo e tudo no lugar.
Assim, ao contrário dos movimentos de 2017, que trazidos por Oxossi vieram com a velocidade da flecha,quase nos tirando o fôlego com tantas mudanças rápidas, o que esperamos de 2018 é uma reorganização, uma reconstrução, não tão  veloz.

Certo que a junção das energias desta Tríade  Xangô, Exu e Nanã, saberá conduzir a todos que estiverem  voltados a agir com verdade, valores, equilíbrio e sabedoria. Recomendamos aos muitos afoitos, agitados, reativos, que repensem, e busquem agir com clareza mental e  sabedoria. A Orixá, Deusa Anciã da sabedoria pede-nos calma e serenidade. Tudo que for feito com bem pensar e análise terá grandes chances de dar certo. Sentiremos este movimento de reconstrução em nosso entorno, inclusive na política do nosso país. Coisas começarão a acontecer, com uma  certa lentidão mas, acontecerão! 

Xangô, Orixá da Justiça, apesar de trazer a força de Júpiter e a anergia do Fogo, não é muito veloz, pois, já se diz que a “Justiça é lenta”. Ele trará a energia do agir com certezas, com verdades, com clareza. É meticuloso, cauteloso!  Agora, importante ficar claro que, para o que Ele decidir, assim, será, decidido está, não caberá recursos. E, Nanã vem com o vagar calmo, lento, agindo com sabedoria e ensinando-nos a esperar o melhor momento dos processos, abrandando um pouco o brado de Xangô, pedindo misericórdia aos que se colocarem disponíveis a mudança. Estas duas  forças nos trarão de volta as esperanças, o voltar a crer na renovação. Apenas nos lembram de agirmos com segurança e pé no chão. Já o tão  perseguido Exu, vem circulando por todo o campo, todo o ano, do início ao fim, trazendo mudanças inesperadas, fazendo com que tudo seja revisto. Então, nada ficará estagnado. A qualquer minuto tudo poderá mudar. Ele trará esta energia, trará um pouco mais de dinamismo e movimento ao ano, já que Xangô e Nanã tem um ritmo   mais lento. A energia de Exu virá agindo para fazer as coisas acontecerem. Ajudando a deixar claro tudo o que estiver obscuro, escondido. Nada ficará oculto ! Os Guardiões  Exus nos mostrarão tudo que precisa ser visto e farão vir a tona tudo que ainda precisa ser limpo. Estejamos preparados para ver, sentir e reconhecer tudo o que não é tão bonito assim, em nós mesmos e nos outros. Será os Exus agindo!

Então , em 2018 , devemos agir com sabedoria e planejar nossas ações. No entanto, não se apavore se o resultado for inesperado. Poderão   surgir novidades, oportunidades e soluções não previstas. Será a energia do Exu atuando. Evitem conflitos. Pensem antes de agir . Olhe para sua sombra, pois o Exu mostrará suas partes escuras escondidas.
Temos por propósito em nossa casa de Umbanda, a cura de nós mesmos. Então mais do que nunca borá se curar de nós!  Busque estar em equilíbrio e agir de forma clara, observe seus limites,  respeite os limites alheios, as diferenças, confie na sua intuição e aja de forma correta. Enfim, esteja preparado para reconstruir-se, assim não haverá surpresas negativas.
Xangô exigirá correção e justiça aos nossos atos. Nanã exigirá sabedoria e calma. E Exu, o Senhor dos Caminhos, estará trazendo a circulação energética necessária para um ano de intensas emoções e grandes conquistas!!

Que estejamos abertos à reconstrução de nossas vidas, projetos, e país!

Com votos de paz profunda!
Myriam Cassariego