REGENTES DO ANO DE 2017
2016 esta terminando, passou rápido e com muita intensidade, podemos afirmar que Oxalá nos fez sair da zona de conforto e nos cobrou atitudes. Muitas mudanças ocorreram, mas acredito que estamos mais conectados com o Todo! Para continuarmos esta mudança, para que a nossa participação torne-se mais ativa e militante na busca por cuidarmos de nós através do olhar para dentro e para o todo, percebendo o que significa de verdade “Todos Somos Um“, temos muito o que fazer.
É tempo de carregarmos conosco apenas os aprendizados, tirarmos das experiências vividas as lições e como bons alunos seguirmos em frente. Por isso, já está na hora de começar a pensar no ano que está chegando, 2017. O que esperar? Como agir para continuar atuante na transformação de nossos vidas, e do planeta? Quais seus novos projetos, objetivos, onde chegar, o que alcançar?
Para uma melhor organização ( algo muito importante num ano de Saturno) seguem algumas observações sobre as VIBRAÇÕES QUE ACOMPANHAM O NOVO ANO.

TARÔ
Para começar , entenda que houve um fim de ciclo, uma grande transformação e que vai continuar, pois 2017 será impactante em nossas vidas. Será um ano de ir em frente. Será o ano da virada e da possibilidade de começar uma nova realidade.

No Tarô o novo ano será regido pelo Arcano O Mago (número I) tendo a influência dos Arcanos Roda da Fortuna (X) e o Sol (XIX) . Estas vibrações nos darão oportunidades de novos ares, novos começos. Tudo terá que mudar para o novo se realmente quisermos ver e viver diferente.                    







O Mago trará a energia do ímpeto, do agir. A Roda da fortuna trará a capacidade aceitar e fazer as mudanças necessárias com certa velocidade. O Sol trará a certeza de que se agirmos, se realmente colocarmos ação e movimento no que queremos, a realização será o resultado.
Ápos um fechamento de ciclo de 9 anos, através da regência do Eremita, entraremos na regência do Mago. Este Arcano Maior do Tarô, nos trará a energia de ação, não terá como ficar parado. Será tempo de começar algo novo! Prepare-se para novidades! O ano de 2017 será bom para estudos, para começar vida nova, novo amor, ou renovar o relacionamento. Ano de deixar o velho, começar coisas novas!
O Arcano Mago é o “ o portador do bâton”, ou bastão ( Tarô Medieval) fazendo uma alusão a mercúrio, que é o portador do bastão: o Caduceu. O bastão ou vara é o símbolo do poder e da clarividência, instrumento mágico por excelência, especialmente associado ao fogo que dele brota. É o Arcano da Mística, do Impulso Criador, do Líder ! Está relacionado a Hermes/Mercúrio, “o deus das revelações”. O Mago, encarna o Yang, o dinâmico, ativo e masculino do Cosmo, o Princípio Masculino Universal.
Num nível humano representa a razão, a vontade, os conhecimentos, as habilidades , a comunicação, o início, algo novo. Este Arcano representa o princípio e o poder da vontade. É o ciclo atual, momento presente que indica o início de algo, sendo que cada situação surge uma nova etapa e nela passaremos por muitas experiências. Desta forma o aprendizado será útil e todo o conhecimento será adquirido para ser usado quando necessário. Portanto, é um bom sinal, sendo que com aprendizado e vontade usaremos sua habilidade e a criatividade para obtermos confiança, segurança e poder para liderar a realização de um projeto que está no seu processo inicial.
É comum em um ano do Mago as pessoas atravessarem momentos de intensas atividades, com atenção e energia dirigidas para objetivos externos. Seu enfoque diante do cotidiano e da vida em geral poderá estar sendo muita racionalista.  Poderá realizar e criar algumas coisas, no entanto seu estado de espírito, sua paz poderá ser ameaçada e seu contato com as emoções abalado.
A simbologia deste Arcano é aquilo que é novo, que começa, para ele tudo é possível, seu potencial é vasto, possuidor de um grande entusiasmo. É um líder, corajoso e forte, Às vezes, apenas a sua inexperiência pode lhe atrapalhar o caminho, mas, em geral, não desiste, é persistente e determinado, é falante e alegre.
No amor, pode representar um novo amor, novo namorado, recomeços no amor, um amor jovem, mas, também, pode representar possibilidade de envolvimento em relações superficiais, passageiras, imaturas e não muito fiéis.
No material pode nos trazer novidades. Talvez ao longo do novo ano seja necessário usar muito a criatividade, pois, pode haver momentos com poucos recursos financeiros. Assim seráendo preciso boa administração dos recursos financeiros. Um recurso inesperado poderá chegar a qualquer momento.
Na saúde, a regência do Mago poderá trazer problemas espirituais, alergias e problemas respiratórios.
Profissionalmente, essa é a carta do aprendiz, daquele que estuda para poder achar trabalho. Representa então a possibilidade de haver muitas opções, teste vocacional para achar profissão, início em um atividade nova. Pode indicar êxito profissional, trabalhar com independência, iniciar novos projetos, ou desengavetar e tocar em frente antigos sonhos. Então, esteja preparado! Abra-se aos inícios, ao novo, diga Sim para a vida, mantenha o entusiasmo, assim haverá realizações em caminho! Mantenha a Alegria, motivação, coragem, astúcia, força! Cncentre-se em suas habilidades criativas, dedique-se aos seus ideais, abuse da imaginação. Mantenha o foco nas metas e propósitos e mantenha a força de vontade, use seu poder mental.
Mensagem da alma, condição e aprendizado: Busque não se afastar e não perder a consciência de sua ligação com as forças Divinas, pois, precisará estar protegido. Haverá uma busca inicial, existirá vontade de aprender sobre a vida espiritual, mas haverão erros e acertos. Aprenderá pela experimentação.
As pessoas terão maior proteção se invocarem o seu Anjo da Guarda.
 “A vontade firme, acompanhada de confiança em si mesmo e guiada pela razão e amor à justiça, te conduzirá ao desejado alvo, preservando-te dos perigos. A vontade firme e clara será o seu trunfo. Mas, para atingir seus objetivos, você deverá cultivar a autoconfiança e orientar-se pelo amor à justiça. Dessa forma, conseguirá superar os obstáculos e obter sucesso em teus empreendimentos.”
Dicas do Mago para o novo ano : “ aja com total e plena originalidade, use suas habilidades, crie algo, faça trabalhos manuais, faça mágicas, inicie alguma coisa. Coloque-se de maneira mais autêntica e comunicativa diante dos outros. Tome iniciativa, tenha confiança na sua capacidade, seja espirituoso e lidere com bom humor, transforme-se, faça uma alquimia interior.”

NUMEROLOGIA 2017- ANO 1
O número atribuído ao Mago é o 1. Se o Zero (O Louco) designa uma globalidade indiferenciada e vazia, esta mesma globalidade já constitui uma unidade. O Ser emanou do Nada, como o 1 emanou do Zero, é o filho, a criação.
A unidade esta cheia do que o Nada está vazio. O 1 é a referência de todo o ser. Confirma a individualidade, a particularidade e a distinção. O 1 é o inicio manifestado, a afirmação do ser. O 1 é o falo ereto, o bastão vertical, o Princípio Masculino Universal. Simultaneamente ao 1 aparece o 2 , o Princípio Feminino Universal, sem um não pode existir o outro. O número 1 é o número da inteligência.
ATRIBUIÇÃO ASTROLÓGICA
Podemos atribuir, dois planetas a este número, o Sol, e seu vizinho Mercúrio. Então como devemos nos portar ou o que esperar de ano 1? Que tal voltar a acreditar? (sei bem que a situação atual pouco nos permite). O ano de 2017 vem nos devolvendo a força do acreditar, sim, temos que recomeçar! Se 2016 não foi como havia planejado, encerre , despeça-se dele, e recomeçe!
Este é um tempo de inícios, um ano para começar algo novo,fazer diferente. Não desista de recomeçar! Recomeços são provas de amor Divino! O Criador está lhe dando nova chance! Novas oportunidades virão, comece tomando a decisão firme e tome atitudes. Se você buscar dentro, as energias do ano pedem e dão forças para prosseguir com seus projetos, com suas iniciativas. É o ano do Agora!!! Dentre as lições de 2016 (que foram muitas) a mais significativa delas foi: viva o agora!
Não desista de acreditar! Não deixe para depois! Não esta feliz? MUDE! Tudo o que iniciar ou recomeçar no ano 1, tende a trazer benefícios. O número trará novas oportunidades. Ano da Semente. Então plante! Tudo o que começares num ano 1, trará benefícios em anos seguintes.
Um novo ciclo se iniciará, uma maravilhosa oportunidade que você precisará viver de forma firme e direta, sem medos ou rodeios. Será o momento de agir, de ter claro as suas metas e seus objetivos. Tenha a coragem de ousar, seja um bom líder de si mesmo, e para os outros lidere democraticamente. Não se perca em necessidade exagerada de atenção. Aja com sabedoria e planejamento para não se atrapalhar por inconsequência, vaidade, egoísmo, orgulho ou autoritarismo. Tempos de revisitar, repaginar e por em prática seus antigos sonhos, ou mesmo colocar em ação novos projetos ou projetos que estavam parados.

2017 - Regência de Saturno
Em 2017 estaremos sobre a energia e influência do planeta Saturno, o que significa muita determinação, organização, dedicação, foco nos objetivos e força de vontade para realizar projetos.
Em 2017 teremos o início de um novo Grande Ciclo Astrológico regido por Saturno, ciclo esse que vai até 2052. Saturno é um planeta um tanto incompreendido e até temido, por ser considerado austéro e exigente, principalmente quando o assunto é responsabilidade, tanto pessoal como às nossas obrigações com o coletivo.
A sua característica de organizador da vida, requer de todos maturidade e reponsabilidade, e, assim, estas características nos serão cobradas em 2017.
Saturno rege a linha de Omulu, Obaluaye e Xapanã, o que faz com que muitos o temam como um Deus implacável, pois nestas frequências (Orixás) observam-se restrições, provações, sendo esta linha aquela que nos coloca em contato com a lei do retorno, o karma. No entanto, este olhar pesado é na verdade uma grande distorção. Podemos olhar para Saturno/Omulu/Obaluaye/Xapanã como um velho sábio, exigente, um pouco severo, mas, portador de grande sabedoria, bom senso e ponderação. Pode ser implacável com aqueles que costumam vibrar na fraqueza ou com os que estão deixando de cumprir aquilo que é seu dever. Ter a clara noção de quais são nossos deveres, direitos e responsabilidades será então muito importante neste novo ciclo. Tudo o que esta energia nos pede é maturidade. Será preciso entender que vamos ter de lidar com sabedoria, com a realidade, e que precisaremos ter nossa consciência expandida com relação a tudo o que nos rodeia. Deveremos então fazer nossa faxina interna, e depois sair de nosso umbigo.
Ano importante para consolidação de projetos, para exercitar nosso lado realizador, para construir algo firme e sólido na vida. Ano para ter foco em tudo o que diz respeito à vida profissional, à carreira e ao nosso papel na sociedade.
Saturno é o Senhor do tempo, portanto, paciência, perseverança, seriedade serão fatores fundamentais na maturação de tudo o que esperamos da vida e para extrair o melhor que Saturno pode nos oferecer no ano de 2017, e ao longo de todo o ciclo que o planeta influenciará. Então para um grande 2017 deveremos nos concentrar no que queremos. Saturno nos exigirá organização extrema, amadurecimento pessoal e mais responsabilidade. Sejamos firmes e realistas! Importante manter os pés na terra, controlando nosso sonhador e a imaginação.
Saturno nos pedirá observação e aceitação de nossa capacidade de sermos donos de nossos destinos. Assim, ele poderá nos ajudar a perseverar nos desafios, concretizar metas e objetivos de vida e, sobretudo, assumir nossas responsabilidades com determinação e coragem!
Por fim 2017, chegará nos trazendo a coragem, ânimo e a força necessária para fazer mais do que imaginamos ser nossos limites. Será preciso agir, ter força de vontade, estabelecer e seguir metas, mantendo o propósito de organizar sua vida de modo geral, tanto nos estudos, como no trabalho, nos relacionamentos, e demais áreas, sempre com responsabilidade. Aproprie-se de sua forma e siga em frente !!!


OS ORIXÁS REGENTES DE 2017
- ANO DE OXUM, OXALÁ E OXOSSI –
No ano de 2016 tivemos a regência de Oxalá e Yemanjá. Em 2017, na  visão do Grupo de Umbanda Esotérica Raios de luz e pelas orientações recebidas de nossos orientadores espirituais, vamos receber novamente a proteção de Oxalá, pelo segundo ano consecutivo.
Observando a numerologia sagrada de Umbanda, através da soma dos números do ano 2+0+1+7 obtemos o número 10 que corresponde ao Orixá Oxalá. O número 10 corresponde à carta da Roda da fortuna no Tarô e também  é o máximo da década, sendo o símbolo da lei, como infinitos são os pontos que o compõem. É também o número da realização, sendo associado aos mistérios superiores. Geometricamente associa-se ao Círculo. Como já é tradição, observamos que o primeiro  dia do ano de  2017 cairá num dia de domingo, dia consagrado à Oxalá e todos os santos. Portanto, Oxalá seguirá firme na regência também de 2017.
No dia da virada do ano estaremos na lua  nova, que traz a energia da  linha de Ory/Oxum e  de Oxalaguiãn  ( a forma jovem de Oxalá). Junto com Oxum vem o senhor das Matas, nosso Pai Oxossi. Então, respeitando outras opiniões, na visão do Raios de Luz, 2017 será uma ano de Oxum, Oxalá e Oxossi.

OXALÁ é  o Grande  Pai, com sua misiericórdia divina trará a todos nós a ajuda necessária nos  momentos de dificuldade. A sabedoria, a serenidade, a luz de Oxalá são tão intensas que atinge todos os corações, induzindo a cada ser à uma mudança para melhor. Ele está sempre atendo às necessidades da humanidade. Para 2017 esse Orixá nos pede mais paz, mais força moral, cumprimento de nossos deveres, confiança, bom coração, fé, lealdade!

OXUM é a Deusa dos  rios e cachoeiras, rainha da água doce, presente nos rios, fontes, nas chuvas. É a benção que fertiliza a terra e garante a vida. Neste orixá está a plenitude da existência material do nosso planeta. Virá em 2017  nos dando colo de mãe na transformação esperada em um ano de Saturno (Obaluae/Omulu/Xapanã). Como uma mãe amorosa, pense Nela como aquela que nos acolhe na dor, que nos cobre com seu manto sagrado,  nos traz a serenidade do amor materno, a autoestima , o autoamor, o autovalor, para sermos capazes de amar e sermos amados. A mãe nos trará um ano de expansão, crescimento e prosperidade. Os recursos chegarão, desde que não nos afastemos do amor. Oxum é  o mais amoroso dos Orixás, mãe que provêm os recursos necessários aos seus filhos. Observe o que realmente tem valor para sua vida! Amor, alimento e amparo com certeza não faltarão para aqueles que vibrarem nesta energia.
Oxum atua nas questões amorosas, na família, na prosperidade, na fertilidade, na expansão. Ela nos dará os recursos que necessitarmos, porém, sem milagres! Seremos os protagonistas da nossa vida e com isso, livres para sermos e termos  o comportamento que quisermos, certos também de que tudo o que recebermos será e é sempre  consequência de  nossas próprias ações.
A Senhora da beleza, vem atuando no cuidado e carinho por nós mesmos, na nossa autoestima,  perda ou ganho de peso, rejuvenescimento,  na prosperidade, na independência e beleza feminina, nos aspectos de feminilidade, fertilidade. Será um  ano de muita gravidez,pois Oxum atua na maternidade, de sedução, atração, vaidade, paixão, despertando em todos nós o desejo de cuidarmos uns dos outros com amor.
Pense em Oxum como um rio, ou seja, nem tudo será tranquilo, nos rios há corredeiras, quedas d’agua, as chuvas aumentam os rios e vem enchentes. Assim é Oxum, de repente traz a mudança. Cuide-se, então, com os excessos, ciúmes, vaidades, paixões avassaladoras e passageiras, triangulares,  pois estes sentimentos e experiências poderão resultar em vazio, solidão e oscilações em todas as áreas. 
Oxum tem regência lunar. Ela influencia no inconsciente das pessoas, nas percepções extrassensoriais, na intuição.Aconselha-se a todos a ouvirem sua intuição!
Que Oxum nos traga a consciência do coletivo, do amor universal!



OXOSSI virá atuando na  áreas  financeiras, na juventude,  na força dos jovens em lutar (caçadores) pelo desenvolvimento e  ampliação das ciências, do conhecimento. Muitos jovens estarão na politica, nas áreas sociais, educacionais e saúde. Esta vibração pede dinamismo, e traz alterações favoráveis.
Oxossi é o arquétipo da alma livre,  traz mudanças rápidas (como a sua flecha), muitos dizem que 2017 passará tão rápido como a flecha certeira de Oxossi. O Senhor das matas, pede a volta ao que é essencial para a vida, ao que é essencial para nossa sobrevivência. Cuidados estes que são fundamentais, como: a alimentação saudável, ar puro, água limpa, lutar por ideiais mais elevados, respeito à natureza, e busca incessante por conhecimento, estudo, evolução, desejo sincero em crescer, conhecer, aprender, tomar iniciativa, não desistir de si mesmo e de lutar por mundo melhor.
Ele vem trazendo o desejo de liberdade e  desejo forte de mudar. Ele nos diz que nada está definido. Poderá haver instabilidades, um pouco de incertezas. Nada estará estável, porém , ele diz  que para alcançarmos o equilíbrio perfeito será preciso mudar!
A parceria de Oxum e Oxossi prevê melhorias na educação e na economia, mas, lembre-se precisamos lutar pela verdade, pela liberdade e rever as prioridades, rever o que tem real valor nas nossas vidas.
Para famílias que vibram na união, empresas familiares, para educadores, profissionais da saúde, para aqueles que buscam o bem para o todo, o “ganha , ganha”  , a vibração destes orixás será sentida positivamente.
Tenham em mente  a vontade de realizar,  de não ficarem acomodados. Oxossi pede ação! Agir com conhecimento, mas, sempre seguir usando o intelecto, sem força bruta, sem violência. Oxossi representa a ação com  inteligência, sabedoria. Nos convida buscar caminhos mais livres de obstáculos. Oxossi traz movimento, nada ficará parado, tudo deverá mudar com velocidade.
Então, aprenda a pensar com rapidez!
Oxossi rege a agricultura e a ciência. Espera-se novidades nessas duas áreas. Na agricultura cada vez mais crescimento e valorização dos pequenos agronegócios, e de  agricultores voltados à visão sustentável. Na saúde, novas descobertas no campo das ciências, novas profissões, cura de doenças, avanços tecnológicos.
No financeiro será preciso  reinventar fontes de rendas,  mudar de emprego, ou começar seu próprio negócio. O Grande caçador  buscará trazer para todos nós, junto com Oxum, os recursos. 


Para finalizar, bem sabemos que o momento que nosso país enfrenta é de transformação,  e sim , Saturno  nos cobrará seriedade, responsabilidade, participação. Não adiantará reclamar de tudo e não fazer nada para mudar. Será um ano de agir, será um ano de muito aprendizado, de aprender a evoluir na dor, na dificuldade. Atenha-se a aprender, pois o tempo que durará estas lutas, dependerá muito de nossas atitudes.
Oxum , Oxalá e Oxossi serão nossos protetores, nossos conselheiros. Atuarão como pais amorosos, não nos deixarão sozinhos. Sigam seus conselhos! Seus conselhos virão para todos de muitas formas. Acreditem na orientação superior! Trabalhe o amor, a fé, a sabedoria, participem por inteiro na vida.
E, desde já, sejam gratos !!! A  gratidão, o amor, a iniciativa e alegria serão palavras de ordem para 2017!!

Seja bem-vindo 2017!!
Suas benção Orixás Regentes!!
Oxum! Orixá do amor, da fertilidade e maternidade. Ora yê yê ô! Salve a mãe benevolente! Salve a senhora da bondade!

Oxalá/Oxaguiã  – O Orixá Maior. Grande Pai da Umbanda.  ÈPA BÀBÁ ! Salve Grande Pai!
Oxóssi – O Orixá da cura e do conhecimento, Senhor das matas .  Okê arô!  Salve os Caboclos, salve o Grande Caçador!

Espero que saber um pouquinho sobre os orixás regentes  ajude a todos a ter um ano de equilíbrio, paz, amor, e encontros!
Para um 2017 mais próspero e feliz, lembre-se : Organize-se e aja com responsabilidade (Saturno). Tome iniciativas, busque o novo (o Mago do Tarô). Movimente seus projetos, tenha foco na meta (Ano 1)  e por fim, confie em você, tenha amorosidade, lute por seus ideiais e participe do Todo (Oxum, Oxalá e Oxossi)!

Com votos de paz profunda!

Myriam Cassariego
Dirigente do Grupo de Umbanda Esotérica  Raios de luz
Espaço Escola Myriam Cassariego




DICAS PARA A VIRADA DO ANO
Na noite do ano novo tenha na mesa:  mel, moedas, canela, crisântemos amarelos ou lírios, quindins,  espelho. Acenda uma vela amarela ou dourada à Oxum e não esqueça do ingrediente principal de Oxum...  muito amor!!
Plante ou tenha um vaso de  malva cheirosa (vale colocar em baixo do travesseiro). Acenda uma vela verde  ao senhor Oxossi e  não esqueça de  agir com muita  vontade de vencer!
Ofereça aos  amigos canjica doce, amarela e branca (pode misturar) e não esqueça o principal, sabedoria, amor universal, conecxão e participação com o Todo!
Tenha na mesa, use como talismã, ou dê de presente aos amigos e familiares cristais de quartzo verde, calcita mel, citrino, selenita ou quartzo branco!! Mas novamente, não esqueça o principal  cuide de seus amores; julgue menos, ame mais; não perca tempo em lamúrias;  despegue-se das mágoas, raivas, rancores, ressentimentos; seja amoroso; mantetenha o foco na luz;  não deixe para amanhã! Faça o seu melhor por você , familiares, amigos e comunidade... hoje!!!!

Cores do ano: amarelo (dourado) verde e branco.
Para este momento de encerramento e início de ano, sugerimos dois banhos que devem ser tomados em sequência:

1º ) Banho de sal com arruda
2º ) Banho de mel e malva cheirosa
Tomar os dois nessa sequência, após o banho normal, despejando do pescoço para baixo.
(Maiores informações sobre o banho, vide aula 14 na Apostila do Curso Intermediário de Umbanda)