AULA 9 - CURSO INTERMEDIÁRIO DE UMBANDA

EXU– AGENTES MÁGICOS E EXECUTORES DA JUSTIÇA KÁRMICA


Na umbanda esotérica o conceito de exu não é o mesmo que existia nos meios umbandistas e cultos afins. O conceito de exu deixara de ser ligado a figura do Diabo, do demônio ou de outras aberrações, que se munem de capa preta, tridentes e outros apetrechos para fazer o mal, usando o álcool, galo preto, baixos pensamentos, fazendo uso de palavreados não condizentes com os princípios da Umbanda.
Para os umbandistas da atualidade exu são TRABALHADORES DA LUZ que exercem as seguintes funções:
- Agente da Magia Universal,
- Executor da justiça Kármica,
- Manipuladores das energias livres,
- Representam a polícia de choque do astral, enfrentando seres malqualificados e a magia negra
- Realizam limpezas energéticas mais pesadas, de energias não transmutáveis facilmente.
Exus apresentam energia muito próxima a energia dos humanos. Transitam por diferentes planos do astral. Trabalham nas encruzilhadas energéticas, no entrecruzamento energético das linhas da umbanda, no baixo astral, em locais de energias densas e como guardiões de portais que dão passagem às sombras.
Observando o gráfico das zonas astrais podemos ter uma noção melhor dos planos de atuação dos Exus, de sua proximidade com os humanos, bem como da atuação nos planos inferiores:
  
GRÁFICO DAS ZONAS ASTRAIS:




É importante compreendermos que existem em todos os Orixás os seus opostos negativos que representam o equilíbrio das duas forças positivas e negativas, agindo em harmonia quando o médium tá equilibrado, o negativo são os Exús de Lei ou Exus ligados aos Orixás, os Exus da Lei da Umbanda são entidades atuantes no nosso plano, como agentes do karma, sob as ordens de Ogum, todos os Guias ou Mentores trazem consigo Exus em evolução, liberados para atuarem junto ao médium nos seus trabalhos, mas quem anota o que essas forças fazem é Ogum, que é o Guardião da Lei Maior. Quando falamos negativos, não estamos dizendo ruins. Nos referimos à polaridades energéticas que se complementam.

ORIGEM


No início, o baixo astral era povoado por seres negativos, muitos vindos de outras dimensões, ou planetas, com a crescente involução do planeta, ou seja, guerras, racismo, perseguições etc., com o aumento dos sentimentos negativos, ódios, raiva inveja etc., esta fileira foi aumentando.
No caso especifico da linha da Quimbanda, acredita se que no caso dos Exus trabalhadores da faixa chamada Umbanda, a Quimbanda , começou como Quiumbanda, ou kiumbanda, originou-se das batalhas, das perseguições travadas pela ganância, exemplo, a Pagelância , culto aos ancestrais, e rituais praticados pelos índios, que foram perseguidos pelos brancos, que invadiram ( eles dizem que descobriram), suas terras, os negros africanos, (candomblé) perseguidos pelos brancos, que os escravizaram, tirando-os de sua terra amada, onde muito eram Reis, fortes guerreiros valentes, sacerdotes de suas Religiões e seitas; os brancos por sua vez, sentiam-se ameaçados, e melhores que as outras duas raças.
Estes quando desencarnavam, cheios de ódios, e sentimentos de vingança, não conseguiam enxergar nada além de sua sede de vingança, foram de juntando no baixo astral, ganhando forças, no ódio crescente na Terra, formando assim uma corrente negativa, a chamada Kiumbanda, com o passar do tempo, esta fileira continuou a ser engrossada por todo aquele que se julgava “mau”, não merecedor da Luz.
Mais tarde por influência do Astral Superior, e seus incansáveis trabalhos na busca da evolução destas almas, formou-se a Quimbanda, onde aqueles que aceitaram, a luz, ou a busca por esta luz, começaram a trabalhar nos ajustes dos karmas, seus e de outras almas, também foi “colocado” no meio destes, almas mais evoluídas para que pudessem orientá-los , e assim, separou as correntes, a quimbanda ou Kimbanda, é formada pelos Exus, trabalhadores da luz, ou seja seres que aceitaram ajuda, e que buscam evolução ,( e de todo não eram tão maus assim, como acreditavam) mas não estão fora da Lei de ação e reação, tudo que fizerem lhes é cobrado, bem como quando estão em trabalho na Umbanda, estão sobre os olhos da Lei, assim como todos nós.
Por trabalharem nos ajutes kármicos é que os Exus  são considerados executores da lei do karma.
A linha de Exus é uma linha independente, assim como Ibeji,(Yori-crianças), mas engloba-se no Plano número 1 da Umbanda, através do qual tem acesso aos planos positivos, por mérito e evolução, conseguidos através do trabalho junto a humanidade.
A Quimbanda, é uma linha paralela á Umbanda, pode se dizer então; que ‘tudo “é Umbanda, são linhas que se completam, que caminham juntas, uma não existe sem a outra, uma é a paralela ativa, outra a paralela passiva, esotericamente, entendesse que a paralela ativa seja Umbanda, e a paralela passiva é a Quimbanda, na verdade tudo faz parte da Umbanda, inclusive a Quimbanda , onde atuam os Exus. Isto faz com que se conclua que todo o espirito que recebe a denominação de Exu atua na Quimbanda, portanto são Exus da Umbanda, Exus da Lei. É importante não confundir eguns, zombeteiros, e mistificadores, com Exus. Exu é espírito trabalho da luz,  é a Polícia de Choque da Umbanda, é quem cobra na hora e também é quem tem maior ligação com os seres encarnados.
Quando estudamos a origem cósmica da umbanda, vimos que juntamente com o espírito venuziando Thamataé (Cabococlo das 7 Encruzilhadas) veio para a Terra o seu irmão gêmeo, Kalami, o qual foi responsável por comandar os Agentes Mágicos (exus), usando como veículo um exu guardião (Exu das 7 Encruzilhadas) para se comunicar a través da mecânica da intuição.  Kalami governou anteriormente a cidade das pedras, Itaoca, onde a magia negra grassava em profusão, sendo o local depois conhecido com o nome de Sete Cidades, cujas ruínas permanecem até hoje no estado do Piaui.
Kalami, cujo nome esotérico significa “A serpente da Sabedoria da Tríplice Potencia” se tornou uma lenda, um dos muitos deuses dos antigos, como por exemplo Hermes, no Egito, que ninguém mais era que Toth, o venerável espírito oriundo de Óriun, que comandou a migração dos atlantes para o Egito, ou Manco-Capac nos Andes, que era um dos companheiros de Thamataê, quando de sua vinda para o planeta com seu mestre Aramu-Muru; e como eles, muitos outros.
Na antiga Atlântida, Kalami e Thamataé vieram com a missão de fundar os primeiros Templos de Luz na parte que restou do continuente Lemuriano (hoje África).
Quando o astral superior organizou a volta da Aumbandan, a Umbanda, no Brasil, Kalami manifestou-se como Exu das 7 encruzilhadas, ligado ao Orixá Oxalá, que veio em auxílio ao seu irmão Thamathae (Caboclo das 7 Encruzilhadas), para organizar o trabalho dos Agentes mágicos.

HIERARQUIA DOS EXUS


Cada um dos 7 Orixás Menores da umbanda tem Guardiões correspondentes para as sombras, ou seja, Emissários da Luz para as Sombras. Essas Entidades são chamadas de Exus Guardiões, os quais são serventias e elemento de ligação com os Orixás.
Os 7 Exus Guardiões são:
EXU 7 ENCRUZILHADAS — serventia direta de OXALÁ;
EXU TRANCA-RUAS — serventia direta de OGUM;
EXU MARABÔ — serventia direta de OXOSSI;
EXU GIRA-MUNDO — serventia direta de XANGÔ;
EXU PINGA-FOGO — serventia direta de YORIMÁ;
EXU TIRIRI — serventia direta de YORI;
EXU POMBA-GIRA — serventia direta de YEMANJÁ.

No seu desdobramento gráfico, os Orixás se dispõem em dois triângulos invertidos, como vimos na aula passada. Por serem os elementos de ligação e serventia dos Orixás, os Exus, se encontram nas intersecções dos dois triângulos invertidos, sendo que o sétimo estará no prolongamento das sete interseções. Essas interseções representam as ENCRUZILHADAS, daí o nome Povo da encruzilhada.




Quando falamos encruzilhada, entenda-se os entrecruzamentos vibratórios das linhas de força, onde os Exus são chamados a atuar, manipulando-as para diversos fins. No sentido popular, passaram a ser as encruzilhadas, caminhos que se cruzam, nas quais é comum vermos certas oferendas aos vulgarmente chamados compadres, homens da encruza, no entanto esta foi mais uma deturpação, trazida pela ignorância.
O que antes era normal, entregar oferendas, nas encruzilhadas, na certeza de que estas seriam recebidas pela vibração dos Exus de verdade, hoje , já não é mais seguro, pois , estas em sua maioria já foram tomadas, pelos, seres doentes, perturbados do baixo astral.

Para melhor compreensão da hierarquia dos Exus, é necessário compreender que cada um dos Exus Guardiões se desdobra em seis com o mesmo nome, que são individualizados e incorporantes. Denominam-se os EXUS COROADOS, e tem o grau de Chefes de Legião. São ao todo 42.
Esses Exus denominados Coroados, formam a Coroa da Encruzilhada. São coroados pois são os mais elevados dentro da Hierarquia dos Exus, ou componentes da Cúpula dos Exus, ditos guardiões. Receberam a coroa do compromisso de serem os Agentes da Justiça Kármica e Agentes da Magia Cósmica. Dedicam-se à prática do bem, e servem para policiar o baixo astral, seguindo a ordem dos Orixás, e também para anular a magia negra.
Cada um desses Chefes de Legião se desdobra em seis, que trabalham sob suas ordens, num total de 252, chamados de EXUS BATIZADOS e tem o grau de Chefes de Falange. Esses Exus também são incorporantes.
Estes igualmente se desdobram em seis cada um, constituindo um total de 1.512 Exus.
Das sombras para as trevas há os Exus pagãos  (1º ciclo), os quais arrebanham os kiumbas, rabos de encruza e toda sorte de almas aflitas, penadas, desesperadas e revoltadas.
A Hierarquia pode ser melhor visualizada através do gráfico abaixo:






 Exus também trabalham ou manipulam as energias livres. Como energias livres, entendemos toda transformação de matéria em que há liberação de energia. A matéria física, transformando-se em matéria astral, libera energia física ou produz resquício de energia. A morte física, ao liberar o corpo astral do corpo físico denso e do etérico, libera energia, sendo que essas energias, se não forem transformadas ou armazenadas, serão utilizadas por Entidades malfazejas, nas mais diversas formas.
Muitos Espíritos desencarnados andam em busca de sensações e energias livres que lhes sustentem seus desejos e objetivos escusos. São como verdadeiros vampiros; aliás, são Espíritos vampiros, de aspecto horripilante, que aterrorizam várias criaturas não acostumadas com suas infelizes manifestações... Esses Seres Espirituais estão sempre próximos dos cemitérios ou dentro deles, ou nos matadouros, nos açougues, nas tão habituais churrascarias, nas casas de prostituição, nas casas noturnas onde há vários vícios, tais como tóxicos, álcool e exacerbação da luxúria etc.
Não fica difícil também perceber que nas encruzilhadas de ruas, onde há uma profusão de correntes mentais as mais disformes possíveis, coaguladas e condensadas, eles também orbitam, em busca de satisfazer seus desejos e necessidades mórbidas. Eis, pois, uma real interdição de se fazer as oferendas ritualísticas a Exu Guardião nessas encruzilhadas de ruas, onde passam transeuntes de todos os matizes e estirpes espirituais, sejam encarnados ou desencarnados. É por isso que muitas Entidades chamam essas encruzilhadas de ruas de portas cruzadas. Sim, são verdadeiras "portas", tanto de entrada como de saída, para as mais baixas regiões do submundo astral e mesmo para as regiões mais baixas e grosseiras do túnel de triagem, já em plena zona de transição com o baixo mundo astral. São também essas encruzilhadas de ruas, portas que se abrem ao que há de mais escuso em forças e Seres Espirituais que orbitam nos cemitérios.
Esses Seres Espirituais que orbitam nas encruzilhadas de ruas são os chamados Kiumbas, que estão a mando de verdadeiros magos-negros que se encontram em suas cavernas ou em seus reinos de feitiçaria e de bruxaria, nas covas ou cavernas de zonas subcrostais, como veremos logo mais. Esses kiumbas, Espíritos velhacos e trapalhões, verdadeiros marginais, arrebanham as almas penadas, aflitas e desesperadas, as quais vão engrossar a falange maldita do ódio e da revolta, são coordenadas por verdadeiros magos negros, gênios das trevas, filhos da insubmissão e da revolta, os quais mantêm verdadeiros exércitos de marginais de todos os estigmas e que, vez por outra, atacam as humanas criaturas que com eles se sintonizam ou se afinizam, através dos mesmos sentimentos, desejos e ações nefastas. É contra esse estado de coisas e fazendo oposição a esses Seres que atuam os EXUS. Todos esses Exus são, portanto, valorosos Guardiões das Sombras para as Trevas. Muitos deles são chamados de AGENTES DO EXU CAVEIRA* que na verdade é um Exu de Lei que comanda todos os Exus das Almas, sendo um de seus auxiliares avançados o Exu Tranca-Ruas das Almas, o qual é elo de ligação entre a Encruzilhada de Lei (os Entrecruzamentos Vibratórios dos Orixás) e o Campo do Pó (os Entrecruzamentos Vibratórios Humanos — das correntes de pensamentos pesados, que orbitam invariavelmente no campo do pó ou cemitério).
E pois completamente errôneo atribuir-se ao Exu Caveira certos trabalhos de magia negra feitos nos cemitérios. O que ocorre é que seus subplanos, vez por outra, são subornados. Sim, há suborno e deixam "passar em branco", ou até ajudam, determinados magos-negros desencarnados e mesmo encarnados em seus trabalhos maléficos feitos com as energias livres e deletérias dos cemitérios, manipuladas e endereçadas por esses caudais de subgrupos, os quais, quando são pilhados, são enviados a certas "zonas do astral inferior", onde estacionam através de profundos transes hipnóticos, através de efeitos mágicos promovidos pelos comandantes do exército do Exu Caveira, os quais lhes manipulam a tela mental visando equilibrar-lhes emoções e sentimentos. Isso, às vezes, pode demorar séculos.
Como vemos, nada fácil e nada de irresponsável tem o trabalho ou função do Exu Caveira e sua corrente. Também aproveitamos a ocasião para afirmamos que o Exu Caveira raramente se apresenta à clarividência e quando o faz não é na forma de esqueleto ou caveira. Seus enviados por baixo, os seus "criados", esses sim podem se apresentar como esbranquiçados e macilentos ou encapuzados, percebendo-se nitidamente as 2 órbitas oculares vazias. Não obstante serem Espíritos muito endividados, estão cumprindo sua parte, e estão na senda da reabilitação, claro que tudo na dependência de suas vontades e desejos, que são frenados e fiscalizados. Mas aí, como em qualquer locus, há o livre-arbítrio (nessas regiões, às vezes, o livre-arbítrio é relativíssimo e quase nulo). Salve pois o trabalho desse GRANDE AGENTE DA MAGIA DAS ENERGIAS LIVRES, pelo seu trabalho incansável, há milênios, em favor da melhoria do planeta, reajustando as almas insubmissas e ignorantes e aparando arestas do submundo astral, onde, através dele e seus comandados, atua a Misericórdia Divina.
Falando sobre os Exus e suas funções, não podemos deixar de citar que quem pratica as ações maléficas, como gênios do mal, não são os Exus, mas sim os marginais do astral, os quais são combatidos e frenados pelos verdadeiros Exus. Assim, carecem de maiores fundamentos os Filhos de Fé que os evocam para serem veículos de choques contundentes ou correntes maléficas que pretendam atingir outro Ser Espiritual, visando seu malefício. Quem em verdade recebe os ebós como carnes sangrentas, regadas a álcool ou outra qualquer bebida excitante, nas encruzilhadas de ruas e mesmo na "kalunga pequena" (cemitério), não são os verdadeiros Exus de Lei, e sim os Exus Pagãos e os Kiumbas, ambos "linhas de frente" dos magos negros, que de suas cavernas ou covas subcrostais os comandam nas mais baixas correntes mágicas (magia negra) ou mesmo nas correntes de atritos e perseguições a quem eles querem deleteriamente atingir, ou ainda aos Filhos de Fé que com eles se afinizem ou se sintonizem.
São esses exus pagãos e rabos de encruzas que, quando pilhados pelos verdadeiros exus, são disciplinados em verdadeiro "cárcere astral" que os impede de reencarnar, pois eles estão sedentos das sensações humanas que ainda precisam esgotar. Em obediência à Lei Kármica, Exu não lhes vincula o "passe reencarnatório", algo que os atormenta, levando-os às vezes, a verdadeira alienação mental, com completa deterioração de sua constituição astral, podendo assim permanecerem, em estado de latência, vários séculos. Como vínhamos falando, são esses marginais do astral e seus comandantes, os magos-negros, que se comprazem em fazer o mal e atender aos baixos desejos ou paixões desenfreadas das humanas criaturas, não os Exus de Lei, que têm funções kármicas até no reencarne, em seus aspectos técnicos ou de execução.
Outra importante função exercida pelos Exus é a função da limpeza de energias mais densas. Os Exus trabalham limpando energias não passíveis de transmutação, que são energias baseadas apenas nas sombras, sem efeito que possa ser transmutado em algo bom, que precisa ser apenas desintegrado.

RESUMINDO...

A  vibração Exu existe como intermediário como concretizador dos idealizadores, que são os Orixás, no mundo das formas físicas e astrais. Exu interfere no mundo físico e astral, no mundo mental essa interferência fica a cargo dos orixás que manipulam energias mais sutis.
Exu não é bom nem ruim, é apenas exu, mas uma coisa é certa: exu não é mau. hoje na Umbanda eles exercem uma função de regulador, é o termômetro das condições astrofísicas do planeta, todo o emocional, todos os instintos, todas as paixões, é isso que exu manipula, essas são suas demandas, neutraliza aqueles que se afinizam com os planos mais baixos.
Ouve se também dizer: que exu tem 2 cabeças, querendo significar que exu tem um lado que trabalha para o mal e outro para o bem, na Umbanda Esotérica, isto não faz, sentido, pois, teria que se acreditar que quando as entidades do bem vão embora , deixam os Exus para fazer o serviço “sujo” ou seja o mal.
Exu não é dúbio, pois se num espaço um orixá/caboclo “desce” para fazer caridade, como permitiria que exu baixasse e fizesse o mal, a lógica, o bom senso e a razão nos fazem refutar estas idéias.
Mas, vale lembrar, estes são espíritos em evolução, claro que se são aceitos como trabalhadores ou intermediários dos orixás, é porque tem noção do certo ou errado, quando fazem qualquer ato que esteja em desacordo com a Lei, também são enquadrados na Lei da Causa e Efeito, e do livre arbítrio, prejudicando, sua evolução, bem como a de quem lhes solicitou o feito.
Os Exus manipulam os elementos e as energias, as quais os orixás são senhores.
São espíritos em evolução, dentro de certas funções Kármica, o karma como sabemos tem reajustes e cobranças estas são feitas pelos exUs que fazendo cooperam pelo equilíbrio da lei, equilibrando também suas próprias necessidades perante essa mesma lei.

Representam a policia de choque do astral,  que fiscaliza e freia o submundo astral, como vemos e ainda veremos mais, não são espíritos irresponsáveis, maus e trevosos, os verdadeiros maus e trevosos são aqueles que eles arrebanham , controlam e freiam. Manipulam energias livres e realizam a limpeza das energias não transmutáveis.