VAMOS FALAR UM POUQUINHO SOBRE OS ORIXÁS REGENTES DE 2016


Nosso ano será regido pela grande Estrela, o SOL! Assim, o Orixá regente de 2016 será o Orixá da Criação - Oxalá, que  é a personificação natural da Fé, sendo o grande  Mistério Divino que gera fé o tempo todo e a irradia de forma reta alcançando o Todo e a todos. No próximo ano todas as formas de Oxalá estarão se manifestando: Oxalufã, Oxaguiã, Obatalá. Orixá masculino, de origem Ioruba (nagô) cultuado na Umbanda como a Divindade da Criação, patrono da fé, do amor e paz.  Representa o patriarca, o chefe da família. Reina junto com Yemanja, que nos traz a força da Grande Deusa, essa é a união das energias da criação, do todo, do yin e yang.

O campo de atuação de Oxalá é a espiritualidade de forma universal, é a religiosidade dos seres,  ele envia o tempo todo suas vibrações que são estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos conexão com a sagralidade. Fé é o sentimento que melhor define o Orixá Oxalá. Nosso Pai Maior da Umbanda, é o Orixá irradiador da fé em nível planetário e multidimensional. Oxalá assentado na Coroa Divina irradia a fé em todos os sentidos e a todos os seres. Esse Orixá é associado à criação do mundo e da espécie humana. No Candomblé, Apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguiam, e velho – chamado Oxalufam. O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô. A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul e do de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.


Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, bem amado por todos! Sua vibração habita em cada um de nós e em toda parte de nosso corpo. É o Cristo interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal.  Aquele que nunca nos deixa sem amparo. Ele não esta longe, não esta fora de nós, através da fé, do amor e da gratidão, podemos senti-lo junto e podemos nos sentir amados, nos sentir filhos.


É sincretizado na Umbanda á Jesus o Cristo, uma forma linda de tentarmos expressar o quanto grande é sua luz e amorosidade. Tanto que a imagem de Jesus Cristo ocupa um lugar de honra e destaque nas maiorias dos centros (terreiros, tendas) de Umbanda, é uma forma de homenagear Oxalá na representação daquele que foi o “filho dileto de Deus entre os homens”; entretanto, permanece no íntimo desse sincretismo a herança da tradição africana: “Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens”; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes de que Jesus o fosse.
Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita, para com a esquerda receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre.
 
Pequeno resumo sobre o Mestre - do livro Umbanda pé no chão de Norberto Peixoto


Ø Oxalá


·       Atributos: a fortaleza e a paciência, a doação do amor incondicional, fraterno e perene; estabelece a ligação com a espiritualidade e leva ao despertar da fé, à compreensão do "religare" com o Cristo interno.

Os tipos psicológicos dos filhos de Oxalá são bondosos, serenos, prestativos, pacientes e sábios. Perante certos obstáculos da vida, podem ser lentos em suas decisões, distantes e fechados, mas são persistentes e não gostam de fazer alarde. São aparentemente frágeis, um tanto delicados. Por outro lado, essa aparente fragilidade psíquica é compensada com uma enorme força moral, o que os faz fortes diante das fraquezas humanas, dos doentes e oprimidos. São de Oxalá pessoas altruístas e dedicadas a uma causa social, de ajuda aos injustiçados e aos oprimidos.

·       Aspectos positivos: devoção, fé, abstração meditativa, ligação com o espiritual, calma e serenidade "aparente". São asseados mental e fisicamente, caseiros e amigos acima de tudo. Com eles, rege a tranquilidade, o silêncio e a paz no ambiente.

·       Aspectos negativos: fanatismo, isolamento, desprezo pelo material, melancolia, impaciência, ira, crueldade, mania de limpeza.

·       Florais de Bach: Impatiens, Mustard, Crab Apple, Water Violet, e Vervain.

·       Florais de Saint Germain: Patiens, Embaúba, Flor Branca, Verbena, Boa Sorte, e Abundância.

·       Saúde: têm um sistema nervoso delicado; "aparentemente" inspiram tranquilidade, mas são explosivos interiormente, necessitando de períodos de isolamento como forma de repouso. Devem cuidar da coluna vertebral (rege coração e coluna).

·       Mineral: pedras brancas, diamante e brilhante.
·       Metal: ouro.
·       Signo regente: leão.
·       Planeta: Sol.
·       Ervas: arruda, levante e guiné.
·       Flor: girassol e jasmim.
·       Chackra: coronário.
 
v Oxalá vem junto com Yemanja na regência de 2016

Falando um pouquinho sobre Yemanja: Em nosso país existe uma grande concentração de pessoas que cultuaram esse Orixá como uma das manifestações da Grande Mãe, graças a esta profunda fé ancestral e ao sincretismo religioso, contribuímos (talvez inconscientemente), para o fortalecimento e para a expansão do Sagrado Feminino. Ao observarmos o nome Yemanja conforme a Lei de Pemba – a grafia sagrada dos Orixás, postulada pela Umbanda Esotérica, reconhecemos o princípio gerador, a matriz dos poderes da água, a potência criadora, as qualidades nutridoras, a própria representação do eterno e sagrado feminino: a Divina Mãe.


No sincretismo Iemanjá foi equiparada à Virgem Maria, sendo cultuada como Nossa Senhora dos Navegantes, com procissões marítimas similares aos antigos rituais egípcios e romanos. Umbanda, Yemanjá é reverenciada  padroeira dos marinheiros, na Umbanda Esotérica, Ela é considerada uma das sete forças originais. Na mitologia ioruba, Yemanjá é descrita como uma mulher morena, madura, com seios volumosos. No Brasil é representada como uma sereia, possivelmente uma reminiscência das antigas deusas-peixe neolíticas encontrada em várias escavações realizadas em templos na Europa e na Ásia. Também pode ser representada como uma mulher magra e esbelta, com seios pequenos, o que contradiz suas qualidades geradoras e nutridoras características.
Na Tradição da Deusa é a mãe ancestral do oceano, no Brasil. Apesar da diversidade de nomes e representações em seus diversos cultos, Ela é sempre a regente do mar, da lua cheia, padroeira da fecundidade e da gestação, inspiradora dos sonhos e das visões, mãe divina protetora e nutridora que acalenta e mitiga as dores. EsSa Mãe Amada nos nutre e seu amor nos envolve em beleza, ternura e amor.
 
Pequeno resumo sobre esta Grande Mãe - do livro Umbanda pé no chão de Norberto Peixoto


Ø Yemanjá

·       Atributo: respeito e amor; desperta a grande mãe em cada um, a percepção de que podemos gerar "vida" e de que somos cocriadores com o Pai. Estimula-nos ao amor maternal, sem apego, fazendo com que seus filhos sejam cidadãos do mundo. Os tipos psicológicos dos filhos de Yemanjá podem ser imponentes, majestosos, dignos, calmos, sensuais e fascinantes (o canto da sereia). As filhas de Yemanjá são boas educadoras, organizadas no lar e dadas ao relacionamento social familiar; porém, tendem a ser vingativas e a ter dificuldade de perdoar as ofensas, pois geralmente são ciumentas e possessivas com as pessoas que amam.

·       Aspectos positivos: prosperidade e abundância em todos os sentidos; acolhimento, zelo (preocupação com o bem-estar dos que ama), sentido de união, humanitarismo, criatividade, procriação no sentido de progresso (evolução).

·       Aspectos negativos: avareza, rejeição, medo, apego, posse excessiva (paralisando o progresso), mesquinhez e insensibilidade.

·       Florais de Bach: Red Chestnut, Chicory e Mimulus.

·       Florais de Saint Germain: Rosa Rosa, Leucantha, Triunfo, Wedélia e Unitatum.

·       Saúde: podem apresentar distúrbios renais que acarretam prejuízos à pressão arterial; tendem a manifestar alergias a lugares fechados e rinite alérgica ou asma. Seus pontos fracos são as glândulas supra-renais e o aparelho reprodutor.

·       Mineral: ágata e cristais leitosos.
·       Metal: prata.
·       Signo: câncer.
·       Planeta: Lua.
·       Ervas: colônia.
·       Flor: rosas brancas.
·       Chackra: frontal.
·       Banho: água de mar
·       Mantra: "Yemaya Assessu, Assessu Yemaya, Yemaya Olodo, Olodo Yemaya".
 

    Então o que esperar de 2016



Os orixás da fé, da criação e geração nos trazem um tempo de reconexão com o mais alto plano da existência, uma oportunidade de “apesar de” ainda acreditarmos, buscarmos força e alento na fé, no colo do Pai e da Mãe divina, deixarmos que Oxalá nos fortaleça na fé e que Yemanja “lave” nossa alma, retirando de nós os medos, as angústias e as dúvidas sobre nosso futuro. Oxalá nos traz o novamente acreditar, não perder a fé no amanha, na humanidade, em nossa capacidade de mudar.


Espera-se um ano mais equilibrado e mais lento também. Em 2015 tivemos Ogum como regente, o que nos alavancou, nos fez mudar e lutar, mas também nos trouxe certo desequilíbrio, muitos altos e baixos, como já era esperado em um ano de Execução. 2016 é tempo de buscar serenidade para agir, vamos ter oportunidade de começarmos tudo de novo, não desistir, mas buscar fazer tudo com mais calma, equilíbrio e bom sendo.
Sejamos guerreiros, mas guerreiros da paz e da união, buscando o despertar do Amor e respeito ao próximo, reavaliarmos nossas ações e aceitar que o único caminho que nos manterá conectados a Oxalá e Yemanja será o do amor, da busca pela paz e isto só se dará através da fé e da gratidão. Cada um de seu jeito e dentro de sua fé, deve buscar espiritualizar-se, agir com amor ao próximo e a si mesmo, respeitar as diferenças e aceitar a todos como são.


Você quer um ano melhor? Tome atitudes, não fique chorando, reclamando, acha com calma, mas, não fique parado. Espiritualize-se, busque ser uma pessoa melhor, faça uma reforma íntima, busque ajuda se achar que não consegue sozinho. Pare de julgar a si e aos outros! É tempo de pensar antes de agir, principalmente pare de agredir e busque dar um passo a traz, olhar como o Pai espera, ou seja, olhe de cima, como a Grande Águia, tenha foco e busque claridade.


Espiritualmente estaremos muito bem guardados, pois o Orixá do branco é um grande protetor e guardião de toda Humanidade! Espera-se grande e sabias decisões, que ajudem o todo e não só a unidade. É esperado tempos de progressos na educação e no campo da ciência, que beneficiara a todos.


Na natureza os movimentos são fortes e decisivos para que haja equilíbrio e mais mudanças, em nível de conscientização do nosso bem maior que é o cuidado com nossa Mãe terra. A presença  de Yemanjá, a Mãe do Mundo, nos lembrará que somos irmãos, que precisamos de respeito e carinho conosco e com o próximo. Em alguns momentos podemos nos sentir saudosos de amor, de carinho de mãe. Teremos tempo de águas, a terra precisa de uma limpeza, as Águas de Oxalá e Yemanja podem vir causando impactos, mas creia, é o movimento natural de transformação, pelo qual todo o planeta precisa.
  2016: o ano da Sabedoria. 


No Tarot, "O Eremita" prenuncia busca por serenidade e paciência



É um dos arcanos mais importantes no que diz respeito aos seus próprios deveres, às suas convicções. O ano do Eremita consiste em estudo, reflexão e até mesmo uma boa dose de obstinação. As circunstâncias tendem a exigir cada vez mais articulação e repertório de cada um de nós em diversos contextos. Diante de um foco específico, o arcano sugere absoluto controle dos próprios conhecimentos e dos argumentos para se sobressair consideravelmente. O intelecto tende a ser muito mais requisitado do que a força física. Assuntos, interesses e investimentos do passado podem ser abordados com mais frequência do que nunca, já que descobertas e retomadas tendem a acontecer naturalmente sob a regência do Eremita.


Grandes perigos, grandes responsabilidades. Preguiça, e desânimo tendem a ser alguns dos principais empecilhos de 2016. Desculpas e mais desculpas para procrastinar decisões importantes podem fazer com que oportunidades grandiosas, muitas vezes únicas, sejam perdidas. A forte sensação de falta de tempo vem a ser um agravante que suscita manias cada vez mais frequentes de reclamar não só das pessoas, mas dos desafios que o mundo impõe - qualquer intempérie, equívoco, distração e imprudência tende a ser alvo de críticas.
Mas a lentidão para realizar algo pode ser mais proveitosa do que aparenta, porque agir de modo cauteloso e estruturar as relações e os projetos com a devida atenção passam a ser a ordem do Eremita. A carta indica o alcance da maestria através da paciência. Desenvolver uma postura tolerante e mais calma em relação à vida e às pessoas pode fazer com que os meses de 2016 sejam serenos e bastante proveitosos.


Não é um bom ano para querer mais do que já se tem, o necessário pode ser extraordinário. Assim como a ansiedade pode ser um problema para os mais impacientes, "O Eremita" pressupõe inteligência e comedimento para administrar a vida com o necessário jogo de cintura, conhecendo e aceitando as limitações que tendem a surgir pelo caminho. "O Eremita" rege o período em que o silêncio faz toda a diferença. O sucesso pode ser medido pela consciência tranquila e pela ausência de qualquer reação quando uma ofensa ou um problema chega com força. Se neste ano a palavra é prata e o silêncio é ouro, desde já é prudente fazer mais e falar menos. Ater-se aos compromissos e tomar distância do supérfluo é um dos lemas do velho sábio do Tarot. Mesmo sendo alvo de críticas, convém continuar produzindo. No ritmo natural.


Apenas o que for sincero, maduro e sereno pode se manter em perfeito estado neste ano regido pelo nono arcano do Tarot. A rotina, o aconchego e também a contraparte de toda relação tranquila como o tédio, a insatisfação e a morosidade estão na pauta deste ano. Amigos e afetos do passado merecem destaque, pois relações antigas, desde que estáveis e realmente significativas, se exaltam em 2016. É o ano da reclusão e de uma posição introspectiva percebida em atitudes relacionadas ao afeto e aos hábitos. Ficar a sós com quem se ama ou manter-se só acaba sendo mais frequente e proveitoso do que se imagina. É, ainda assim, um período marcado pela seriedade com que os sentimentos são tratados. Recolher-se não apenas será saudável para uma relação, como também uma maneira de rever medidas e reconhecer erros que merecem ser reparados.


A paciência é uma das principais virtudes a serem desenvolvidas neste ano, saber lidar com o tempo, esperar o melhor momento e agir com absoluta prudência diante do que não pode ser evitado. A voz do sábio é ouvida na serenidade. Em vez de se desesperar com determinadas situações, o melhor é aprender a esperar. Evitar conflitos, tanto externos quanto internos, faz com que as palavras certas sejam ditas e as atitudes mais promissoras sejam tomadas. A fidelidade a quem se ama e ao que se acredita tende a ser um dos fatores para alcançar o sucesso no ano do Eremita. Os caminhos se abrem na medida em que um passo é dado, seja ele certo ou não. Em vez de temer as mudanças que invariavelmente ocorrerão nos próximos meses, a orientação do Tarot é justamente aceitar as rotas que se descortinam. Um ano de sabedoria é aquele em que ninguém permanece igual ao que era antes, mesmo que se movimente pouco em direção ao que se deseja. Devagar se vai longe - mas também se conquista um mundo.


Eu os convido a deixar que Oxalá nos traga a sabedoria de agir com serenidade e que Yemanja lave nossos corações de sentimentos pesados, de julgamentos de raivas e soberbas. Não precisamos carregar nada sozinhos, podemos nos permitir sentir o amor do Pai e da Mãe Divina por todos nós.
Permita-se fé, gratidão e o amor!
Permita-se a Paz!


Eu desejo Paz em todos os quadrantes em todas as fronteiras, em todos os universos!
Mais amor nos corações dos homens da Terra, é o que desejo a toda a Humanidade.
 
Com votos de paz profunda
Myriam Cassariego
Dirigente do Grupo de Umbanda Esotérica Raios de Luz