Os Orixás


Os Orixás são os grandes arquitetos siderais ou construtores de sistemas solares, e nós, seres humanos, devemos a eles nossa evolução intelectual e física.
São também chamados de Hierarquias Criadorase se  ocupam da construção do Universo. Completaram sua própria evolução em idades e Universos pretéritos. Poderíamos dizer que, em épocas imemoriais, foram indivíduos como nós (guardadas as devidas situações de cada época, impensáveis para o homem atual).
É preciso saber que Orixás não são espíritos e portanto não podem incorporar os médiuns, como alguns cultos africanistas pensam. 

Orixás são divindades, também conhecidos como os Mensageiros do Senhor ou Luz do Senhor ou ainda As Sete Emanações do Senhor. A origem do nome Orixá vem da palavra Purushá, do idioma sânscrito, o idioma sagrado que deu origem a todas as línguas, em sua raiz.
Os nomes sagrados de cada orixá foram totalmente perdidos e os nomes que hoje conhecemos são corruptelas dos nomes originais (com a exceção de Yori e Yorimá) e cada um têm um significado específico.

O Triângulo Fluídico

O Triangulo Fluídico representa os três aspectos em que a Lei da Umbanda trabalha no mundo astral ou da forma (o mundo da forma é a maneira pelo qual as entidades se manifestam aqui no planeta). 
Representa a síntese do movimento da Umbanda e foi traçado pela primeira vez no astral da Atlântida, na antiga Aumbandhã, sendo posteriormente traçado nos céus aqui na América, quando a espiritualidade superior decidiu reimplantar a Umbanda no planeta, no projeto chamado Terras do Sul. 
Representa a Vontade, a Sabedoria e a Atividade dos Orixás. Sua conseqüência é o equilíbrio da manifestação.




Manifestação no Triângulo da Forma

Caboclos: Manifestam-se entidades das vibrações de Oxalá, Yemanjá e Oxossi.

Obs: entidades das vibrações de Ogum e Xangô não se denominam como caboclos e sim como Oguns e Xangôs, assim como as da vibração de Obaluayê* (o orixá oculto), que se denominam Obaluayês.


Crianças: Manifestam-se entidades da vibração de Yori.

Pretos Velhos: Manifestam-se entidades da vibração de Yorimá.
* Obaluayê é o chamado orixá oculto da Umbanda e está voltando na 3ª ordem, voluntariamente, e começando a atuar com sua contra parte feminina, Yemanjá

Fonte: http://www.aumpram.org.br/