homenagem á Cabocla Jurema


AVISOS_ A NOSSA HOMENAGEM AOS 34 anos de Luz, da Cabocla Jurema, e dos 14 anos do Grupo Raios de luz, será na sexta dia 06 de junho- sejam bem vindos, seguidores, e amigos, !!!

Para os médiuns do Grupo
Se aproxima o momento do ritual do Amaci.
 Nesta quinta, dia 05 de Junho, nosso rito de Reforço mediúnico, - Amaci de Reforço
 O que é Amaci- reforço energético –?
 Amaci - São ervas frescas maceradas na água limpa (de cachoeiras, nascentes, etc...) que tem por finalidade a lavagem de cabeça. Pode ser Amaci iniciático ou Amaci geral.
 É um rito de fortalecimento da mediunidade através da lavagem da cabeça dos médiuns com ervas maceradas, devidamente consagradas e propiciatórias ao fortalecimento do sensitivo.
 Medianeiros do Raios de luz, nosso rito de Amaci, se aproxima, entremos pois em sintonia com esta energia,
E pensemos o que significa este momento.
 Nenhuma valia tem um rito, seus elementos e liturgias, se o médium internamente não tem a condição necessária de recebê-lo satisfatoriamente. A aplicação ritualística  externa é feita pelo sacerdote e seus assistentes, mas a ligação espiritual interna é de cada médium. Se assim não acontecer, o amaci será um mero PLACEBO RITUAL, inócuo e sem efeitos positivos.
 Reflitamos!!!
Eu a cada momento reflito sobre o que seria importante neste momento tão sagrado para cada medianeiro  da Umbanda.
E Assim meditando  sobre o  que trazer a cada um de vocês que possa acrescentar na sua caminhada espiritual. E os faça perceber, sentir, a magia, a força , a beleza de entregar seu Ori aos orixás, a importância de cada rito de amaci na sua caminhada dentro da Umbanda.
Então lhes trouxe através deste a palavra se nossa Preta querida  Maria Conga.
Conduta para o amaci*
- Vovó Conga - "Meus filhos. Aproxima-se o momento de realização do Amaci, que como todos sabem é oportunidade sagrada de reencontro com os guias dentro da faixa vibratória do orixá regente de cada um. Saudemos a cabocla Jurema,  entidade que nos sustenta na força espiritual desde a fundação de nosso grupo. Que seu axé – força - se faça presente em cada um dos presentes.
Que Jurema junto de Oxossi e Ossanhe , orixás das folhas ,da energia vital das florestas, possam estar extraindo das seivas, dos cheiros, das águas, as energias necessárias a vitalização de seus chacras, e fortificando sua ligação com o alto.
Todavia, qualquer energia da natureza se torna estéril e sem efeito se não acompanhada da conduta moral elevada e dos atos contínuos na busca da manutenção do estado elevado da alma. Vigiem mas não fiquem “só” na vigilância, igual ao pássaro que tem asas e não voa. Tenham atitudes e ações diárias compatíveis com o que receberão durante os próximos dias libertando-se da gaiola que os prende a si mesmos. É na consciência de cada um que reside à perenidade do espírito. Salve todos os pretos, pretas, tios, tias, vovôs e vovós da nossa umbanda amada. Salve a magia africana ancestral através de seus orixás, caboclos, Eres e o nosso senhor Jesus Cristo."
               Neste dia, fazemos o  Amaci das guias, para proteger os médiuns, dos otas ou Okutás (pedras e cristais de cada orixá) e no chacra da coroa, e pontos de circulação de energia nos médiuns.  Cerimônia simples e tocante, que deve ser vivenciada com carinho e respeito pelo sagrado representado pelos centros de força dos Orixás assentados em seus otas ou  Okutás - pedras – e símbolos sagrados no congá, através das linhas e falangeiros espirituais da umbanda.  Emocionante porque vivida com amor por cada um dos médiuns que naquele instante transformaram-se em pequenos pontos de luz, iluminando o abaçá (Templo) com sua fé, com reverência e respeito pelos ensinamentos do sublime evangelho de Jesus, praticado e semeado a todos que buscavam consolo e orientação para aliviar as dores de suas almas.
No momento do Amaci nosso  pequeno Templo se fortalece nos ensinamentos do amoroso pastor de almas, nosso Senhor Jesus.
     Nosso Grupo  não estará sozinho porque os trabalhadores da espiritualidade, representados pelas várias linhas e falanges operosas, comparecerão para reverentemente assistir seus tutelados em tão tocante cerimônia.
Nossa  tímida luz de encarnados somará com  a luz da espiritualidade e o templo resplandecerá.
Então ,  de longe em todos os cantos norte, sul, leste e oeste, em cima e em baixo, à direita e à esquerda será  visto reverenciado e respeitado,  porque ali estará reunido , irmanados na luz,  parte do exército do Cristo, fortalecendo-se para a boa luta. Curar almas, levar a palavra e os ensinamentos do sagrado evangelho a todos, como trombetas soando aos cantos do mundo, aos ventos espalhando o amor. E porque não, lavar os pés dos estropiados e lavarmos nós os pés um dos outros?
Este ato é feito no momento em que nossa Cabocla, “lava” com ervas, os pés dos médiuns, no ato do Amaci.
            ... Filhos de fé... Respeitai o pano branco...
           ... Babalaô preparou seu banho santo...

            ... Dentro da lei vem saudar seus Orixás...
          ... Sarava Ogum... Tenho a minha guia lavada...
   Precisamos muito mesmo do amparo , da paciência  da  espiritualidade ,Eles sim ,  com respeito, estão sempre amparando os filhos rebeldes que assumiram o compromisso da mediunidade para devolver o equilíbrio onde certamente provocaram desarmonia, através da palavra ou ações. Apoiando carinhosamente a cada um, fortalecendo para que possamos seguir com as obrigações e compromissos terrenos, materiais. Sem julgar, sem criticar, mesmo sabendo que nem sempre agimos corretamente.
... Fiz meu batismo na umbanda...
           ... Hei de louvar sua espada...
                       E no final, Terminada a cerimônia, encerrados os trabalhos da noite, todos se retiram para suas casas, para o merecido descanso do corpo e refazer forças através do sono, porque após adormecer o trabalho com os guias, exus, pais velhos iria continuar á fortalecer seus chracras, fluidificar seus corpos etericos.
Todos irão receber... De alguma forma...o amor, as bênçãos, as boas e salutares energias de nossos Guias. Ao se desdobrarem para as saídas do corpo ou desdobramento astral os médiuns em trabalho na madrugada continuarão a ouvir o canto...se assim merecerem,se assim quiserem!!!!                   Numa doce lembrança e suave e clara advertência do compromisso assumido.
         "A todos que olham, a todos que estão aqui, 
Muita atenção hoje é noite de amaci. 
Filhos de fé respeitai o pano branco, 
Babalaô, preparou seu banho Santo. 
Filhos de fé, respeitai pemba e congá, 
Dentro da Lei, vem saudar teu Orixá. 
Saravá Ogum, 
Tenho a cabeça lavada, 
Fiz meu batismo na Umbanda, 
Hei de louvar os meus Guias..."
  Resumindo - Amaci: muito resumidamente, podemos dizer que é um banho de ervas maceradas que é feito na cabeça do médium para fortalecimento do seu tônus mediúnico. Se Jesus foi batizado por João Batista, à beira do Rio Jordão, para que a sua coroa mediúnica vibrasse em toda a sua potencialidade com o Cristo Cósmico, quem somos nós para dispensar o amaci, que também é um reforço anual de nosso batismo na umbanda.
 Até quinta, lembrando que devem se preparar, roupas, panos de cabeça, ervas, tomar um banho de ervas de seu orixá antes, se preferirem , deixo o banho feito aqui, (7 linhas) para ser feito aqui no templo.
 Lembre-se- é neste mês de junho, que o Raios de luz, comemora, 14 anos.
Meus 25 anos de sacerdócio Umbandista
34 anos de luz no trabalho Terreno da Cabocla Jurema
E claro , meu aniver !!!! que é claro que não vou contar minha idade, vcs terão de fazer as contas!!!
 Abraços Fraternos á todos!!! 
·                                 Myriam cassariego


Comentários