sessão cigana

Nesta sexta- sessão cigana!
A magia do povo Rosa!

A música, a dança, a alegria contagiante, enche o ar de um clima diferente e reascende  “o mágico”  que a história  e as tradições mantém.

       Mas o povo cigano que vem no terreiro de Umbanda tem como único propósito  a caridade.

        A linha dos ciganos trabalha conjugada ou em paralelo com as demais linhas. Não trabalham a serviço de um Orixá. Não são guardiões (mesmo trabalhando com Exu), são Protetores.

O maior risco do médium que trabalha com ciganos é o fascínio do ego pelo aparato que as tradições cultuam. Os elementos de rito ( cartas, taças, vinhos) imagens ricamente vestidas, moedas.  Esse deslumbre  pelos elementos que ele organizou, o “poder de seu  cigano” , vai envolvendo sutilmente  a  vaidade do médium e  a sintonia com seu protetor vai se tornando mais difícil, podendo até cessar, ficando  o médium em sintonia com os afins  de sua vaidade.

No livro Diário Mediúnico, está o alerta  que esse risco pode acontecer de ambos os lados, ficando o médium viciado em oferendar para receber suas respostas  e o espírito viciado em oferendas para ser escutado pelo médium, fazendo com que os dois se "percam".

Para fazer a caridade o povo cigano, como  as outras formas de apresentação na Umbanda,  não precisa  de vinho, taça  ou qualquer outro elemento, precisa  de médium humilde, amoroso, disposto a sintonizar com o trabalho da seara do Cristo, abrindo o coração para o amor incondicional e sem julgamentos.

Para fazermos a caridade abrangente, precisamos  nos nivelar com o outro como no abraço que une os corações no mesmo plano, nem acima, nem abaixo, auxiliando com o coração....assim se faz a caridade, assim é a Umbanda..

Salve o povo Cigano!     

Comentários