Defumação e Incenso


NESTA SEXTA - SESSÃO DE LIMPEZA _ EXU!!!!

 

Defumação e Incenso


A história do incenso é bastante antiga, a palavra "Incensum" significa "acender", "incendiar". Incenso é uma palavra que deriva do latim “incensum”, que significa incendiar e está relacionada  a palavra perfume que vem do latim “per fumum”, pela fumaça. É curioso notar que no sânscrito a palavra “dhúpa” pode significar tanto incenso quanto perfume e é um dos produtos mais antigos comercializados pelo homem.

Em português, incenso refere-se tanto a resina natural, extraída de plantas, como as massas aplicadas às varetas as quais são adicionados perfumes e resinas naturais para aumentar o aroma que é exalado durante a queima.


Nas primeiras civilizações e impérios, o incenso já estava presente entre eles: egípcios, gregos, romanos, árabes, judeus, indianos, chineses, e outros. Numa passagem importante da bíblia, conta que três reis magos em viagem ao visitar Cristo apos nascimento, presentearam com ouro, incenso e mirra, um metal precioso e duas resinas aromáticas, muito usadas ate hoje.

 A ...Incenso e “incenso”

Existe uma resina chamada incenso e os “incensos” em varetas.
O Incenso é uma resina gomosa que brota na forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, arbusto que cresce espontaneamente na Ásia e na África. Durante o tempo de calor e seca são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que se solidifica lentamente com o ar. A primeira exudação para nada serve e é, pois, eliminada; a segunda é considerada como material deteriorável; a terceira, pois, é a que produz o incenso bom e verdadeiro, do qual são selecionadas três variedades, uma de cor âmbar, uma clara e a outra branca.

Em todos os continentes o incenso é usado pelos povos como forma de rituais e invocações. O incenso era muito usado no antigo Egito, nas cerimônias religiosas por seu fácil simbolismo de perfume e sinal de respeito ou de sacrifício.


O incenso é algo místico e milenar, acompanha a humanidade ate os dias de hoje. Ele também e alquímico, por misturar porções mágicas de essências, capazes de transformar energeticamente o ambiente e as pessoas. Seus resultados são harmonia, limpeza e tranqüilidade, trazem uma sensação de alivio, traz através das recordações pensamentos e memórias das notas aromáticas.


Os antigos sábios eram muito cautelosos e minuciosos em relação aos rituais, na preparação do ambiente, dos elementos de concordância, do incenso e dos ingredientes apropriados que tenham relação com o astro que rege o dia, com os aromas que interfiram na nossa aura e com o meio ambiente em que vivemos.


Os incensos, usados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajuda o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores. O incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu. Seu uso é universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. Relacionado ao elemento ar, representa a percepção da consciência que está presente no ar, ou seja, em toda parte. Os diferentes perfumes desempenham um papel de purificação, facilitando a ancoragem.


Hoje para a maioria dos leigos, convencionou-se denominar incenso toda mistura de componentes aromáticos, embora a maioria não possua incenso em sua formula muitos contem resinas, raízes, madeiras, cascas, gomas, flores e até minerais que são usados como material básico para serem queimados e liberarem perfumes dando uma nova atmosfera odorífica aos ambientes. O incenso tradicional é em formato de pequenos grãos ou em pó, já a sua versão em varetas é uma novidade moderna.


Na Índia o incenso começou utilizado como fragrância em ambientes quentes e úmidos com o objetivo de dispersar o odor dos peregrinos que após dias sem banho reuniam-se em ambientes fechados para meditação.


O incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu e seu uso é universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. Relacionado com o elemento ar, representa a percepção da consciência que está presente em toda parte. Os diferentes perfumes desempenham um papel de purificação, facilitando inclusive, a aproximação do nosso anjo guardião.


Quando queimamos um incenso, modificamos nosso estado emocional e as vibrações do ambiente. Alguns aromas despertam-nos a força interna, agindo como estimulantes, podendo nos tirar de um estado de desânimo e cansaço; outros, facilitam o estudo ou despertam a inspiração; e muitos, auxiliam na meditação. Durante a queima, são liberadas substâncias provenientes do amálgama alquímico, com a propriedade de dissolver os miasmas negativos, assim como promover a sintonia com o astral.


É muito agradável às pessoas evoluídas, e, ao contrário, pode aborrecer aqueles que não estão na mesma sintonia. Contribui decisivamente para o recolhimento devocional e o estudo. Reforça a tonicidade áurica, ajudando na obtenção da paz, sentimento de amor e prosperidade.


A sua utilização, seja em forma   de incensos ou defumação é essencial para qualquer trabalho num centro de Umbanda, bem como nos ambientes domésticos. Este ritual é praticado com o objetivo de purificar o ambiente, bem como o corpo do médium e a assistência, retirando as energias negativas e preparando o local para que a gira possa ocorrer em harmonia.

A Defumação, os Incensos  no Egito

Há 4.000 anos, existia uma rota de comércio onde se cruzavam as culturas mais antigas do Mediterrâneo e África. E foi bem no meio desta rota que nasceu a maior civilização desta época: “O Egito”

A antiga civilização do Egito era devotada em direcionar os sentidos ao Divino. O uso das fragrâncias era muito restrito. As fragrâncias dos óleos eram usadas como perfumes, na medicina e para uso estético, e ainda, para a construção nos rituais. Isto confirma que no Egito se utilizava o incenso desde os tempos antigos.
Quando o Egito se fez um país forte, seus governantes importaram em terras distantes, incenso, sândalo, mirra e canela. Os faraós se orgulhavam em oferecer às deusas e aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas e perfumes de plantas, queimando milhares de caixas desses materiais preciosos.
Todas as manhãs as estátuas eram untadas pelos sacerdotes com óleos aromáticos.
Sem dúvida o incenso egípcio mais famoso foi o kyphi, que se queimava durante as cerimônias religiosas para dormir, aliviar a ansiedade e iluminar os sonhos.
Os Sumérios ofereciam bagas de junípero como incenso à deusa Inanna. Mais tarde os babilônios continuaram um ritual queimando esse suave aroma nos altares de Ishtar.
Tudo indica que o junípero foi o incenso mais utilizado, eram usadas outras plantas também, madeira de cedro, pinho, cipreste, mirto, cálamo entre outras que eram oferecidas às divindades.
A DEFUMAÇÃO
 
A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda.
É também uma das coisas que mais chamam a atenção de quem vai pela primeira vez assistir a um trabalho.
Em geral a defumação na Umbanda é sempre acompanhada de pontos cantados específicos para defumação.

Desde os tempos imemoriais, dos homens das cavernas, que a queima de ervas e resinas é atribuída à possibilidade da modificação ambiental, através da defumação. Na Umbanda, como em outras religiões, seitas e dogmas, também
  usamos desse expediente, que tem a função principal limpar e equilibrar o ambiente de trabalho de acordo com a necessidade.

O Que é a Defumação?

Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o poder energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da Terra, da energia dos raios de sol, da lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das ervas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto da baixa qualidade de pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, etc.
Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível. Há vegetais cujas auras são agressivas, repulsivas, picantes ou corrosivas, que põem em fuga alguns desencarnados de vibração inferior. Os antigos Magos, graças ao seu conhecimento e experiência incomuns, sabiam combinar certas ervas de emanações tão poderosas, que traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos intrusos ou que tencionavam turbar-lhes o trabalho de magia.
Apesar das ervas servirem de barreiras fluídico-magnéticas pra os espíritos inferiores, seu poder é temporário, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente por nossos pensamentos e atos turvos, que nos deixam na mesma faixa vibratória inferior (Lei de Afinidades).
Portanto, vigilância quanto ao nível dos pensamentos e atos.
  Existem dois tipos de defumação;

Defumação de descarrego e Defumação de harmonização

Defumação de descarrego

Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc. Tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem à nossa aura e ao nosso corpo astral, bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos.
Além disso, os lares e os locais de trabalho podem ser alvos de espíritos atrasados, que penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos.
Para afastar definitivamente estas entidades do nosso convívio,
teremos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estes seres.
A defumação serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam um ambiente, tornando-o pesado e de difícil convivência para as pessoas que nele habitam.
Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos que a compõe, pois interpenetra os campos astral, mental e a aura, tornando-os novamente "libertos" de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.
E por esse motivo, Deus entregou a Ossãe, Oxossi e seus caboclos  as ervas que, seriam usadas para destruir tais fluídos e afastar estes espíritos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água,ou coloque um copo com agua no local, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua.
Defumação de Harmonização ou harmonização com liquidos, óleos essenciais, fluidos,vaporizadores.

Além de afastar alguns resquícios que por ventura tenham ficado depois da defumação de descarrego, ela atrai para estes ambientes, correntes positivas dos Orixás, Caboclos, e Pretos Velhos, que se encarregarão de abrir seus caminhos.
Acenda uma vela para o seu anjo de guarda,, ou a Arcanjo Miguel ou Ogum. Levando um copo com água, ou coloque no ambiente. comece a defumar ou vaporizar essências,  sua casa ou o seu local de trabalho, da porta da rua para dentro.

Não esqueça que a defumação de Harmonização  deverá ser feita depois do descarrego.
  
Ervas e Funções:

Abacate- Amor purificação, saúde, felicidade.
 Abre os caminhos, atraindo bons fluidos dando força e liderança.
Acácia -Proteção, contra pesadelos e proteção do sono.
Açafrão- Purificação, saúde, felicidade.
Agrimônia- Dissolução de influências negativas e proteção
Alecrim- Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.
Alfafa Prosperidade, dinheiro, felicidade.
Alfazema- Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência
Almíscar -Afrodisíaco, amor.
Amêndoas -Dinheiro, prosperidade, sabedoria.
Amora -Saúde, dinheiro, proteção.
Angélica -Proteção, purificação, saúde, clarividência.
Anis Estrelado- Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.
Arnica –Clarividência, traz cura
Arroz -Fertilidade.
Arruda -Defende dos males, remove o efeito de feitiços, corta correntes negativas. Intensifica a força de vontade auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos. Proteção.
Assa-Fétida- Exorcismo, proteção.
Artemísia- traz clarividência, afasta obsessores, eguns, espíritos negativos.
Babosa -Proteção, sorte e amor.
Barbatimão- Espiritualidade, purificação.
Bardana- Saúde, proteção.
Baunilha- Amor, sedução.
Beladona -Limpeza de ambientes.
Benjoim- Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.
Calêndula -Proteção, solução de problemas,
Camélia -Prosperidade, riqueza.
Camomila-  amor, purificação, saúde e paz
Canela -Atrai prosperidade. Favorece os negócios, bens materiais, amor, sucesso.
Cânfora- Desenvolvimento psíquico, clarividência, saúde.
Cardamomo- Sedução, amor
Cardo Santo- Cura, defesa, quebra olho gordo.
Carvalho- Fertilidade
Cascara Sagrada -Problemas com a justiça. Dinheiro e proteção.
Cavalinha- Fertilidade.
Cebola- Proteção, saúde, afasta maus espíritos!
Cipó Caboclo- Elimina todas as larvas astrais do ambiente.
Cipreste- Longevidade, saúde.
Colônia -Atrai fluidos benéficos.
Cravo da Índia- Protege de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras. Chama dinheiro e dá força á defumação.
Dama da Noite- É o incenso do amor. Ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade.
Erva Cidreira -Sucesso, amor.
Erva Doce-Proteção.
Eucalipto -Limpeza, energização, cura, saúde, proteção. Atrai a corrente de Oxossi.
Figueira- Clarividência, fertilidade
Flor de Laranjeira -Afasta o pânico. Aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros.
Flor de Maçã- Calmante.
Flor de Pitanga -Atua poderosamente na área financeira. Direciona aquisições materiais e negociações com êxito.
Folha de Bambu -Afasta espíritos vampiros.
Freixo- Adivinhação, cura, proteção, prosperidade.
Gengibre -Dinheiro e sucesso.
Gerânio- Força e vitalidade, calmante e harmonizante. Alivia tensão nervosa.
Ginseng -Amor, realização de desejos, beleza, saúde, proteção e poder.
Girassol -Fertilidade.
Guiné- Atua como um poderoso escudo mágico contra malefícios.
Hortelã- Bom para problemas de saúde e equilíbrio emocional. Estimula apetite.
Incenso- Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.
Jasmim- Acalma e ajuda a evitar brigas e desentendimentos, aclara as idéias. Melhora humor, amor, cura.
Laranja- Amor, dinheiro.
Lavanda -Cura, amor.
Levante- Abre os caminhos do ambiente.
Limão- Amor.
Lótus- Antidepressivo, usado no trabalho de resgate do equilíbrio de energias, calma e paciência.
Louro- Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.
Madeira de cedro- Estimula a razão. Aumenta a concentração necessária ao trabalho, estudo e meditação.
Madressilva- Desenvolve a intuição e a criatividade, favorece também a prosperidade.
Manjericão- Amor, purificação espiritual, proteção.
Maracujá -Paz, amizade.
Menta- Melhora o estado de atenção. Indicado para dores de cabeça, mas se for usado em demasia pode alterar o sono.
Mil Folhas- Exorcismo,
Mirra -Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais, e durante eles. Também é usado quando se vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão
Morango- Amor, sorte.
Narciso -Cura, sorte, fertilidade.
Noz Moscada- Adivinhação, fertilidade.
Olíbano -Cura, purificação.
Oliveira- Paz, fertilidade e proteção.
Palha de Alho- Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações e maus espíritos.
Palha de Cana -Atrai melhores condições.
patchouli- Cura a apatia, estimula o amor. Diminui a confusão e indecisão. Aguça a inteligência. Clarividência.
Pinho -Atrair encantos, fertilidade.
Pó de Café- Contra entidades negativas. Elimina formas pesadas de pensamentos e pesadelos. Benéfica para doentes em recuperação.
Rosa -Amor, espiritualidade, adivinhação, fertilidade.
Rosa Branca -Paz e harmonia
Sabugueiro –Purificação transformações profunda
Sálvia- Cura, contra feitiços, sabedoria, realização de desejos.
Sândalo- Amor, adivinhação, purificação.
Sangue de Dragão- Purificação.
Sésamo -Ajuda a atrair amigos, clientes e dinheiro. Estimula a criatividade e alegria.
Trigo- Fartura, dinheiro, fertilidade.
Urtiga- Exorcismo, proteção, saúde.
Uva -Fertilidade, dinheiro, fartura.
Verbena- Afasta a tristeza, negatividade e melancolia, libera de energias negativas trazendo criatividade, desenvoltura, alegria e bom astral. Meditação, amor.
Vetiver -Aliado para meditação, inspirador e calmante.
Violeta -Afrodisíaco, meditação, espiritualidade.
Como defumar e descarregar sua residência e o seu local de trabalho.

Às vezes sentimos que o nosso lar ou nosso local de trabalho, estão pesados, inúmeras brigas e discussões acontecem a toda hora, nada dá certo, uma impaciência toma conta, do nosso ser. O ar está carregado com partículas de fluídos negativos que aos poucos vai envolvendo cada um, e tornando as coisas mais difíceis.
Temos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estas energias.
O descarrego destrói as larvas astrais, limpando o ambiente das impurezas, facilitando assim a penetração de fluídos positivos.
Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda,ou arcanjo Miguel, ou Ogum.  Depois, levando em uma das mãos um copo com água,ou colocando no ambiente  , de preferência perto da porta. Comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua, que ao final deve ser despachado em água corrente(ou em um verde)
Podem-se usar as ervas em sua forma natural, em pó ou em pequenos pedaços moídos, em forma de casca miúda, etc. Para se queimar essas ervas, usa-se normalmente um recipiente chamado turíbulo.
Turíbulos
São recipientes de metal ou barro usados para queimar o incenso.
Na Umbanda, usam-se nas giras ou sessões públicas, o turíbulo como na figura ao lado. Para queimar as ervas usam-se normalmente o carvão vegetal. Lembrando sempre que o carvão vegetal deve estar em brasa e nunca em chamas.

A quantidade de incenso que queira queimar deve ser proporcional ao tamanho da sala e ao número de pessoas presentes. Para isso somente através da experimentação descobriremos a quantidade certa. No caso da defumação, é melhor pecar pela escassez, pois assim poderemos ir adicionando um pouco mais conforme a fumaça for diminuindo, do que acrescentar e sufocar pelo excesso (e isso pode ser até perigoso)

resumo básico de uma boa defumação

A base são os seguintes elementos:

Alecrim- Defesa dos males, tira inveja e olho gordo, protege de magias. Afasta maus espíritos e ladrões. Felicidade, cura, proteção, purificação e justiça. Ajuda na recuperação e no tratamento de doenças. Atrai a falange dos Caboclos. Proteção na área profissional. Estimulante para concentração, adivinhação, memória e estudos.

Alfazema-Limpa o ambiente e atrai prosperidade e bons negócios, bem como pessoas amigas. Acalma, purifica e traz o entendimento, equilíbrio e harmonia. Amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos. Favorece a clarividência

Benjoim- Elimina bloqueios espirituais Atrai energias positivas e combate energias negativas. Purifica o ambiente. Harmoniza nosso raciocínio e diminui a nossa agressividade. Destrói as larvas astrais. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a deus.

Mirra -Facilita o contato com os planos superiores, criando no ambiente uma atmosfera de prece e oração. Usado para limpeza astral da casa, afasta maus fluidos e estimula a intuição. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Descarrego forte, afasta maus espíritos. Boa sorte, meditação, cura e proteção. Incenso sagrado usado para limpar após os rituais e durante eles. Também é usado quando vai se desfazer alguma demanda ou feitiço. Faz vibrar a compaixão

Incenso- Limpeza em geral, destrói as larvas astrais. Aliado a outros elementos potencializa os efeitos dos mesmos.

as vezes pode se acrescentar uma ou mais das ervas abaixo:

Louro- Abre caminho, chama dinheiro, prosperidade e dá energia ao ambiente. Negócios, adivinhação, proteção, força, saúde. Atrai a corrente de caboclo.

Anis Estrelado- Propicia boas amizades, bons caminhos, paz e triunfo. Adivinhação, purificação, sorte, amor. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Renova as energias e atrai proteção espiritual contra qualquer mal.

Palha de Alho- Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Afasta más vibrações, Afasta maus espíritos.
CONSELHOS ESPARSOS SOBRE DEFUMAÇÃO

-com fumo nunca se faz defumação.
Sómente as Entidades (caboclos,Pretos Velhos,etc) é que podem defumar com fumo em rama,pois eles é que sabem o que fazem.

-MIRRA é um perfume para a Linha das Almas.

só usá-lo por ordem de uma Entidade de confiança, assim também a ASSAFÉTIDA E RASPA DE VEADO

-Incenso é um perfume sintético,este pode ser usado sozinho
A também uma planta (mostrarei no curso) que os antigos chamam de Incenso natural, Também pode ser usado sozinho.

-BENJOIM, e BREU -
  NÃO deve ser usado sozinho,e sim sempre de mistura com Incenso,Alfazema,Alecrim e Anis Estrelado

-Alecrim- dizem os antigos que
 senso queimado sozinho servirá para atrair homens e afastar mulheres( dito popular)

-Alfazema é o contrário, atrai mulheres e afasta homens.

-Patchouli- usado sozinho serve para  afastar –


-sempre que quiser fazer uma defumação no terreiro ou em casa ou em uma pessoa, faça-a acompanhada de uma prece ou um ponto cantado ou um mantra ,pois sem isso nenhum valor terá de positivo.
Estas coisas devem ser feitas com muita confiança e respeito,e com os sentimentos bastante elevados.

Tudo na Umbanda é feito com seriedade para o bem, em nome de Deus e de todos os Orixás, para manipularmos ervas, essências  enfim tudo o que provem da natureza temos de estar em sintonia com seus respectivos representantes, Elementais , Devas, Orixás, Seres Mágicos da Natureza, e sempre , sempre com o propósito mais elevado, com respeito e humildade ao Sagrado
O pouco que divido com os irmãos tem muito de minha  vivencia templária, conhecimentos vindo também  da infância sempre junto aos mais velhos (encarnados e desencarnados ) dentro da religião, dos estudos , leituras de textos e livros diversos) mas a maior delas, vem do contato direto com meu jardim de ervas e da orientação intuitiva de minha Mãe Jurema !!!!

Com votos de paz profunda
Myriam Cassariego
Sempre uma aprendiz

Textos diversos- 

Comentários