Banhos de ervas


 NESTA SEXTA< SESSÂO DE CABOCLOS!!
E NESTE SÀBADO NOSSA FEIJOADA E BRECHO BENEFICENTE!!!
PARTICIPEM!!!


Banhos de ervas!!!

Hoje venho falar de banhos, ervas, defumações, Sei que para alguns  esse assunto  não é novidade, no entanto, acredito que sempre é bom reafirmar a importância e ainda propiciar alguns esclarecimentos para aqueles que ainda não sabem o real valor de um banho de ervas.
Para os médiuns umbandistas, banhos de ervas são fundamentais. Eles servem principalmente para limpar as energias negativas que estão impregnadas no corpo áurico, expelem influências de espíritos negativos. Ainda reequilibram e aumentam a capacidade mediúnica facilitando a incorporação e desobstruem os chacras ajudando a equilibrar o corpo físico e emocional. Obviamente que esses benefícios não são restritos a médiuns, mas a QUALQUER PESSOA.
Na Umbanda, especificamente, utilizamos ervas e flores em quase todos os rituais, inclusive nas giras e nas oferendas ritualísticas. Já os banhos de ervas são, de maneira geral, utilizados para que haja uma troca energética, é uma importante “ferramenta” natural que nos auxilia e nos proporciona enorme bem.
Certamente que o melhor banho é aquele que o Guia ou o Pai/Mãe Espiritual aconselha ou orienta, afinal, é importante ir de acordo com nossas reais necessidades, aquelas que muitas vezes não conhecemos ou entendemos. Sei que algumas vezes essas informações não chegam até nós e aí, precisamos buscar um pouco de conhecimento, alguns punhados de bom senso e uma pitada de intuição misturados com muita coerência e fé.
Lidar com erva e planta (ou mesmo com banho de erva) é extremamente complexo. Elas, penso eu, são como gente, cada uma tem uma preferência, uma forma específica de melhor viver, florescer, doar, ceder ou se defender. Elas possuem um jeito especial e particular de “falar” conosco e que, dependendo de nossa energia, também “respondem” de forma especial e particular; isso quer dizer que um banho de ervas, dependendo da energia pessoal de cada um, pode causar reações diferentes entre nós. Portanto, é importante ter boas orientações, ok?
Mas vale saber, existem algumas ervas e flores que são harmonizadoras e que não causam malefício algum, portanto, podem ser jogadas da cabeça (coroa) para baixo, inclusive nas crianças.
 Essas ervas/flores são: camomila, alfazema, rosa branca e sálvia.
E para aqueles que conhecem um pouco mais sobre ervas e Orixás, vale muito a pena unir a energia do dia da semana e do Orixá com as ervas, ou seja, aproveitar, por exemplo, terça-feira – dia da semana que é relacionado a Ogum - para tomar banho com ervas de Ogum.
Vejam abaixo algumas ervas específicas aos dias da semana e aos Orixás, mas esclareço que dependendo da doutrina ou da tradição religiosa outras relações entre os dias da semana e os Orixás acontecem, por exemplo, existem terreiros que relacionam domingo com Nanã Buruque e outros ainda, com Oxalá, portanto, não esqueçam do bom senso, da coerência e da boa orientação.

Segunda-feiraExu, Almas, Obaluaye  Yorima- (Pretos Velhos) 
Yorima- Pretos velhos- levante, folha de fumo, arruda, arruda de preto velho.  guine,  anis, alecrim, benjoin,.
Ervas  de Exu   mamona, carqueja, picão preto, unha de gato, arruda, comigo ninguém pode, arrebenta cavalo, azevinho, cana de açúcar,  figueira preta, folha da fortuna, garra do diabo, mangueira, pau d’alho, comigo ninguém pode, pitanga, rosas vermelhas, folha de morango,  pimenta da costa, pinhão roxo, urtiga, brinco de princesa, amoreira , chorão)
 Importante tomar cuidado com essas ervas, elas são fortes e servem para descarrego, dessa forma, podem causar reações energéticas,  macere as ervas e coe, banhe-se do pescoço pra baixo.
OBALUAIÊ:  Alho,erva de bicho, feijão preto, fedegoso,
gervão, guanxuma lisa, jenipapeiro, melão de S.Caetano,
mostarda, mastruz, maria preta, pata de vaca, pau d àlho,

Terça-feira Ogum losna, oro, arnica, abre-caminho, jurubeba, São Gonçalinho, Cana-de Brejo ,Tansagem. folhas de romã, samambaia, salgueiro. Pata de Vaca, Carqueja, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Lança de Ogum, Palmas Vermelhas, Açoita Cavalo, babosa, gengibre,  guine, cravo vermelho.
Quarta-feira Oxóssi , Jurema – acácia-jurema, samambaia, capim limão, guiné, alecrim, erva doce, eucalipto, manjericão, malva cheirosa,  Mil Folhas, Sete Sangrias,  Folhas de Fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Flores do Campo. Guine, lagrimas de nossa senhora,Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro, Capeba)
Quinta-feira –. Xangô –barba de velho, hortelã, erva de São João, lírio, urucum, folha de goiba, folha de abacate , folha de manga, – levante,  Folhas de Limoeiro,folha d e fortuna,, Lírio mato, Folhas de Café, ,Erva de Xangô(comigo ninguem pode) , Folha Goiaba Vermelha, Manjericão Roxo, Loro, Hortelã ,  laranja, mangerona)
Ianssã (catinga de mulata, Cordão de Frade, Gerânio Cor-de-Rosa ou Vermelho, Açúcena, Folhas de Rosa Branca ou rosa, Erva de Santa Bárbara, Broto de Bambu, Guine e Alecrim, Angico, Cambuí Amarelo, Cravo da Índia, Palmas Amarelas e Vermelhas
Sexta-feira –. Iemanjá/Nana – hortelã, lágrima de nossa senhora, rosa branca, boldo, avenca, folha de laranjeira, jasmim, alfazema, açucena, ipê amarelo, alfavaca, poejo. Pata de Vaca,  Erva Quaresma, Trevo e Chapéu de Couro,  Colônia, Erva Cidreira, Rosas Brancas, Palmas Brancas, Hortência
Sábado Linha das Crianças, Yori, e Oxum - Malmequer – Calêndula: É usada em todas as obrigações de ori e  nos banhos de purificação dos filhos de Oxum.  verbena, rosas, erva doce, guaraná, alecrim, trevo, folhas de anil, jasmim. Erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica,. Manjericão,  Gengibre, Rosas e Palmas Amarelas, crisântemo amarelo
 Yori melissa, cidreira, flor de maracujá, manjerião,  flor de bergamota, flores brancas, alfazema
Domingo Oxalá boldo (tapete de Oxalá), narciso, hortelã, erva cidreira, eucalipto, alecrim, levante, alfavaca, girassol, avenca e manjerona, Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda,   girassol, Erva de S.João,  Hortelã, Alevante,, Folhas de Girassol, Folhas de Bambu, Copo de Leite (flor)

Estas são algumas ervas  dos orixás, no entanto, não é preciso usar TODAS as que estão relacionadas, então se pode escolher de 3 a 7 ervas para seus banhos.
E seguem mais algumas dicas legais que podem facilitar ou inspirar mais um pouco a prática do Banho de Ervas tão transformadora e benéfica para todos nós.

Os banhos de ervas secas devem ser preparados por infusão – ativar as ervas, colocá-las em um recipiente e derramar água fervente sobre elas. Tampar e deixar por 15 min. Coar e tomar o banho após o banho de higiene. Caules, raízes mais grossas e talos duros, como as espadas, devem ser fervidos.
Os banhos de ervas frescas devem ser preparados por maceração – colocar em um recipiente com água as ervas e macerá-las por alguns minutos, podendo aquecer levemente, coar e tomar o banho após o banho de higiene.
Os banhos normalmente devem ser preparados com números ímpares – com uma, três, cinco, sete ervas.
Potencializamos o Poder energético e natural do banho quando usamos águas naturais – como água de rio, chuva, cachoeira, poço, mar, etc.
Banho de Descarrego deve ser tomado à noite antes de dormir. Outros tipos de banhos podem ser tomados a qualquer hora e dia, assim como as defumações;
 Aprendi que não devemos jogar o banho  na coroa, chacra coronário, o sal grosso e os Banhos de Descarregos Fortes, portanto banhos que são compostos somente de ervas agressivas (salvo solicitação especiais e especificas).
Aprendi que é importante tomar um banho de ervas após o banho de sal grosso, pois este banho vem com a função de repor as energias que foram neutralizadas pelo sal;
Sugiro  utilizar pedaços de carvão nas solas dos pés, ou dentro da vasilha, durante o banho de sal grosso. O carvão vem com a função de peneirar as energias, deixando somente as energias negativas serem neutralizadas.
BANHO NATURAL – são banhos que realizamos em sítios energéticos onde as energias estão em abundância. Neste caso, não precisamos nos preocupar em não molhar os chacras superiores (coronário e frontal) localizados na cabeça. Aliás é uma ótima chance de naturalmente tratar da “coroa”, claro que se realizados em locais livres da poluição.
Dentre eles podemos destacar:
Banho de mar: Ótimo para descarrego e para energização – importante ser realizado em mar com ondas. A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais.
Banho de cachoeira: com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa aura.
Banho solar: é todo banho tomado durante o dia, mesmo que esteja nublado (sem sol). A energia solar vitaliza e energiza, pois o sol fornece o “Prana” que alimenta nossa alma.
Banho lunar: é todo banho tomado à noite, desde que a Lua esteja descoberta (não pode haver nuvens). São os banhos que apresentam um aspecto magnético, frio, úmido e calmante.
Para “tomar” um  ‘banho solar’ e ‘banho lunar’, basta se colocar  sob o sol ou a lua com serenidade, consciente da intensa energia natural direcionando-a para o chacra coronário. É imaginar uma espécie de funil sobre a cabeça e permitir a entrada do forte magnetismo do sol ou da lua deixando-o percorrer o corpo com naturalidade e espírito de agradecimento. São apenas alguns minutos (15) de concentração leve, de respiração pausada e serenidade interna para se beneficiar dessa imensa energia, para sentir as melhoras internas e externas em todos os sentidos.
Sugestões de banhos
  • Banho de limpeza - Guiné; Alecrim;, Arruda macho,  Sal grosso.
  • Banho contra magia maléfica - Manjericão; Guiné; Artemísia  ; carqueja, picão preto   ; Malva cheirosa, sabugueiro , sal grosso..
  • Banho de descarrego para crianças até 14 anos - (usado também como calmante) Pétalas de rosas branca; Folha de tapete de Oxalá; Alevante; Melissa.
  • Banho para problemas com vicios- Alho macho; Salsão; Arruda; Guiné; Espada de são Jorge; Fumo em rolo desfiado; Quebra tudo.
  • Banho contra feitiço - Espada de são Jorge; Comigo ninguém pode; Quebra tudo; Alevante; Guiné; Arruda; Artemísia .
  • Banho de proteção - Espada de são Jorge; Espada de santa Bárbara; Folha de laranjeira; Folha de limoeiro;Losna; Folha de cidreira; Folha de cidró; Rosas brancas.
  • Banho de descarga - Quebra tudo; Arruda; Guiné; Alevante; Comigo ninguém pode, Guine, Arruda macho
  • Banho para fortificar o espírito - Folha de eucalipto; cidró; Folha de erva cidreira; Alfazema, Manjericão, Jasmim  (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho para resgatar a energia vital – Malva Cheirosa. Tapete de Oxalá (boldo) Alevante; Hortelã, Incensum,  Manjerona; Manjericão.
  • Banho para obter boa sorte –Canela,  Arruda macho e fêmea; Folha de fortuna; Guiné; Alevante; Quebra tudo;erva doce, cravo  (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho para melhorar o clima dentro de casa - Melissa; Folha de laranjeira do céu ou da terra; Malva cheirosa; Manjericão; Funcho;  Aniz..
  • Banho de Preto Velho para atrair sorte – três rodelas de charuto; Arruda (macho ou fêmea); Guiné; Pétalas de rosas brancas; Trevo; Perfume ou essência de alfazema (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Exu (abre caminho) – mamona, folha de mangueira, Arruda macho; sabugueiro, Folha de marmelo. carqueja, picão preto,  
  • Banho de Pomba-gira (abre caminho) -  Arruda fêmea; folha da Pitangueira,  Aniz; Pétalas de rosas vermelhas; Folha de amoreira; Alevante, brinco de princesa.
  • Banho de Exu (limpeza e descarrego) - Arnica; Carqueja; Artemísia, picão preto, folha de morango
  • Banho de Cosme e Damião - Laranjeira; Pétalas de rosas;flores do campo, Alecrim; Tapete de Oxalá; jasmim, manjericão(pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxóssi - Samambaia; Folha de butiá; Alecrim do campo; Folha de coqueiro; Folha ou casca da manga; Folha da fortuna , malva cheirosa(pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxum - Jasmim; Lírio do campo ou jardim; Erva cidreira; Poejo; Pétalas de rosas amarelas; Manjericão;Folha da fortuna, alfazema (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Iemanjá - Alecrim; Manjericão; Hortênsias; Perfume de alfazema; Jasmim; Folha de laranjeira; avenca, ; Rosas brancas (pode acrescentar mel e perfume à gosto).
  • Banho de Oxalá - Copo de leite; Girassol; Cravos brancos; Tapete de Oxalá; manjericão;cidreira, melissa.—

Gosto de sugerir que dentro do possível, tenham seu próprio jardim de ervas, cuidem delas, harmonize-se energeticamente com as plantas, colham com carinho, de preferência antes das 10hs da manhã, e só colham o suficiente para seu banho, não desperdicem !!!

Bem , esta são algumas dicas e alguns  humildes conhecimentos!
Bibliografia pesquisada- Manual do Raios de luz ,
E livro “Umbanda, defumações,banhos rituais, trabalhos e oferendas” de Evandro Mendonça”.