SESSÃO CIGANA- SLAVA DE SANTA SARA

SESSÃO CIGANA _ 
Sabado dia 28 de Maio, SLAVA DE SANTA SARA
 
                                             24 - 25 de Maio, dia de   SANTA SARA KALI- 
 
A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.

Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.
Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Segundo o livro oráculo (escrito por uma verdadeira cigana) "Lilá Romai: Cartas Ciganas", escrito por Mirian Stanescon - Rorarni, princesa do clã Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço).
Além de trazer, Amor, saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem.
E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos.

Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo.

A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco).

Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

Oferecer um manto ou um lenço à Santa Sara faz parte de seu culto e devoção. Geralmente os mantos ou lenços são para agradecer uma graça alcançada através de um pedido ou promessa.
 
AMARELO ou DOURADO
Louvores. Agradecimento por vitória alcançada.
AZUL

Proteção. Luz espiritual.
Poder intuitivo. Filhos.

BRANCO

Paz de espírito. Casamento.
Agradecimento.

LILÁS
Carinho. Amor correspondido.
PÚRPURA
Prestígio e vantagens profissionais.

PRATEADO
Benefícios através dos anjos e santos.
ROSA

Amor, compaixão e maternidade.
VERDE
Saúde, bens adquiridos e vitalidade


VERMELHO- 
FORÇA, CORAGEM, PAIXÃO


OS CIGANOS NA UMBANDA

o povo cigano tem suas cerimönias proprias e seus rituais coletivos e fundamentos adaptados à Umbanda, pois os ciganos remontam a um passado multimilenar e seus fundamentos e ritos estão ligados ao próprio povo cigano. suas sessões são muito concorridas e apreciadas, talvez devido a alegria e carinho com que estas entidades fazem seu trabalho.As entidades ciganas atuam nas irradiações de diversos orixas  incluindo a vibração dos guardiões, exemplo disto são as pombas giras e exus cigano.
N a Umbanda, trabalham trazendo sua mesagem de alegria, amor, liberdade.
           
 A Lenda
Em se tratando de cigano é impossível separar a imaginação da realidade, de acordo com Miriam Stanescon - Rorarni Princesa Cigana Kalderash – conta à lenda que o povo cigano saiu do fundo da terra e foram escravizados pelos egípcios, foram tantas as humilhações e maus tratos a que foram submetidos que na época criou-se um dialeto próprio o Romanês para que se comunicassem sem que os seus perseguidores compreendessem o que falavam...
Outras lendas dizem que este é “povo da Estrelas”, assim, a quem creia que este povo especial tenham vindo de alguma galáxia distante.
Alguns historiadores dizem que são originários da Índia outros que são descendentes de Caim ou do Continente Asiático ou ainda que os ciganos sejam a 13ª Tribo de Israel.

A origem
Há sérias controvérsias em relação à origem exata dos ciganos, entretanto há estudos recentes que afirmam que os ciganos precedem do atual estado Rajestão (Índia), de onde foram expulsos pelo conquistador muçulmano-mongol Timur Lenk, no século XII. A caminho da Europa, alguns passaram pelo Egito, de onde aborveram costumes e conhecimentos, talvez o Tarô, mas não são descendentes dos antigos egípcios.                
No entanto, origem não é o mais importante a se saber deste povo, e sim o que esses espíritos realizam como corrente espiritual.
O povo ciganos tem suas cerimônias próprias e os que trabalham na Umbanda adaptam seus rituais coletivos aos rituais da Umbanda e as suas sessões é uma linha espiritual em franca expansão, que tem até linhas de esquerda “ciganas”, tais como os exús.
Estes espíritos trabalham na irradiação dos orixás, mas louvam Santa Sarah Kali que é a padroeira deste povo. É um povo nômade por natureza e por instinto de sobrevivência, ainda que não esteja muito bem definido sob qual das 7 irradiações atuam pode-se dizer que os ciganos estão associados ao “tempo”, então os associamos as linhas espirituais regidas pelos Orixás temporais tais como: Oyá, Iansã e Oxalá.
É um povo de grandes mistérios, em sua maioria não revelados.
As mulheres ciganas, muito ligadas a magia, trazem sua força associada a Grande Deusa, muito de seus ritos, remota a antiga magia Wicca, (por terem uma figura feminina como referência de fé,  muitas ciganas reconhece  a existência da Deusa)
 
"São João Batista,  vem,
Vem minha gente
Vem chegando de Aruanda
Salve a fé e caridade
Salve o povo cor de rosa
Salve os filhos de Umbanda."

opchá!
Salve Sara protetora dos ciganos
Estamos aqui para lhe pedir
Vem abrir nossos caminhos
Nos mostre uma luz para prosseguir.
Tanta luz iluminando
As cores do arco-íres
É Santa Sara que esta a  abençoar o povo cigano.
A nossa luta é constante
Para defender a liberdade
Minha Santa nos ajude
A merecer esta felicidade.
Santa Sara iluminai nossos caminhos
A nossa fé, nos ajude a construir
Leve esta prece, com os nossos destinos
Para um mundo melhor que há de vir
 
SESSÃO CIGANA _ 
Sabado dia 28 de Maio, SLAVA DE SANTA SARA

Comentários

  1. Pelo dia de hoje,venho agradecer pelas vitorias que tenho recebido.

    Obrigada minha Santa Sara ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário