aula de sexta passada- alteração de calendario, nesta sexta sessão de Pretos velhos
Nesta sexta - sessão de Pretos Velho- adorei as almas!!!
Linhas da Umbanda
As vibrações originais são as
faixas vibratórias espirituais em que se agrupam por afinidades diversos seres
espirituais, constituindo legiões, falanges, sub-falanges e agrupamentos de
espíritos formando as linhas.
Linhas são espíritos que
compõem as legiões, falanges e sub-falanges e agrupamentos que se movimentam na
proteção e ordenação das vibrações espirituais dos orixás, cada um dentro da
sua faixa espiritual afim.
As 7 linhas da Umbanda: Linha
de Orixalá (linha de Oxalá), de Ogum, de Oxóssi, de Xangô, Yorimá (preto
velho), Yori (crianças) e Iemanjá.
VIBRAÇÃO ORIGINAL
|
SIGNO
|
DIA DA SEMANA
|
ELEMENTO
|
Oxalá(Orixalá)
|
leãob
|
domingo
|
Fogo
|
Ogum
|
Áries ^/Escorpiãoe
|
Terça-feira*
|
Fogo/Água
|
Oxossi
|
Touro_/Librad
|
Quarta-feira *
|
Terra/Ar
|
Xangô
|
Sagitário f/Peixesi leão
|
quinta-feira
|
Fogo/Água
|
Yorimá
|
capricórniogAquárioh
|
Segunda-feira*
|
Terra/Ar
|
Yori /Oxum
|
Gêmeos`/virgemc
|
Sábado*
|
Ar/Terra
|
Yemanjá
|
Câncera
|
sexta-feira
|
Água
|
* quarta-feira, dia também
conhecido como dia da semana do orixá Xapanã.
* segunda feira, dia também
conhecido como dia da semana da entidade da Quimbanda, Exu.
* - terça-feira, dia também
conhecido como dia da semana do orixá Iansã.
As 7 linhas da
Umbanda são na verdade as 7 irradiações vivas de *Deus que são essas:
1ª - Irradiação de fé - Oxalá
2ª - Irradiação do amor – Yori/Oxum
3ª - Irradiação do conhecimento - Oxossi
4ª - Irradiação da justiça e razão-Xangô
5ª - Irradiação da lei e ordem - Ogum
6ª - Irradiação da evolução – Yorimá
7ª - Irradiação da geração – Yemanjá
Estas linhas, comandadas pelos
orixás, referem-se ao Setenário Sagrado, que é formado por 7 Orixás Ancestrais,
doadores das 7 qualidades divinas que dão sustentação da vida. Qualidades estas
facilmente identificáveis, pois, também dão origem aos elementos e as energias
que alimentam nossos sentidos, os 7 elementos são: cristais, minerais,
vegetais, fogo, ar, terra e a água.
As 7 energias são:
Cristalina, mineral, vegetal,
ígnea (fogo), Eólica (vento), telúrica(terra) e aquática.
Cada uma destas energias tem
um casal de orixás regente, ambos geradores de magnetismo mental, energia viva
e de energias de sentimentos relacionados aos elementos que os distinguem,
poderíamos dizer, então, que temos 7 pares de orixás elementais puros que são
estes: orixás cristalinos, orixás minerais, orixás vegetais, orixás ígneos,
orixás eólicos, orixás telúricos e orixás aquáticos.
Um orixá
elementar é um irradiador de um tipo de energia:
•
os orixás elementares do cristal atuam no sentido da fé;
•
os orixás elementares dos minerais atuam no sentido do amor;
•
os orixás elementares dos vegetais atuam no sentido do conhecimento;
•
os orixás elementares ígneos atuam no sentido da razão;
•
os orixás elementares do ar atuam no sentido da Lei e da ordem;
•
os orixás elementares da terra atuam no sentido da evolução;
•
os orixás elementares da água atuam no sentido da criatividade e geração
Orixá
|
Energia
Vibracional
|
Elemento Equivalente
|
Sentido de Atuação
|
Oxalá
|
Senhor da energia espiritual
|
Energia mental
|
Linha da fé
|
Ogum
|
Senhor da força sutil hídrica e ígnea
|
Energia da água e fogo
|
Linha da Lei e Ordem
|
Oxóssi
|
Senhor da força eólica e telúrica
|
Energia do ar e terra
|
Linha da conhecimento
|
Xangô
|
Senhor da força ígnea e hídrica
|
Energia do fogo e água
|
Linha da justiça
|
Yorimá
|
Senhor da força telúrica e eólica
|
Energia da terra e ar
|
Linha da evolução
|
Yori
|
Senhor das energias vitais e éteres
|
Energia eólica e telúrica (ar e terra)
|
Linha do amor
|
Yemanjá
|
Senhor da energia natural
|
Energia hídrica (água)
|
Linha da geração (maternidade)
|
Obs.: Nos níveis vibratórios destas 7 linhas
encontramos os orixás intermediários e regentes de níveis vibratórios, onde são
acomodados os seres afins entre si e num mesmo estágio evolutivo e grau
consciencial.
Assim em cada linha, resumindo
e simplificando temos um orixá maior, 7 orixás intermediários e 49 orixás
intermediadores (dando um total de 16.807 orixás intermediadores).
O simbolismo dos “Nomes” dos “Guias Espirituais” da Umbanda:
1- O simbolismo dos nomes, dos
Guias é uma forma de os Espíritos não se identificarem por seus nomes terrenos.
2- Os nomes estão associados a
elementos da natureza, e como os Orixás regem estes elementos, então os
trabalhadores usam o nome da energia que atuam, junto com seu Orixá Ancestral
regente.
3-Usar um nome simbólico é
muito positivo, pois, sob um só nome, muitos Espíritos podem se manifestar e
com isto formam uma linha de trabalho Espiritual voltada totalmente para a
religião, seus mediadores, e os freqüentadores dos templos de Umbanda.
4- Os Espíritos usam nomes
simbólicos também para anular as vaidades pessoais nos médiuns e impede que um
determinado nome possa ser “endeusado” pelas pessoas beneficiarias do seu
trabalho luzeiro ou pelo seu médium incorporador.
5- Quanto à aparência que os
Espíritos plasmam para se manifestar durante os trabalhos, isso se deve ao fato
de que uma energia plasmável reveste o corpo energético como se fosse uma
“pele”.
6- Este revestimento palmável
é um mistério, pois tanto mostra a aparência que um Espírito teve em sua última
encarnação, como reflete seus sentimentos íntimos e seu estado consciêncial.
7- Em função dessas
“maleabilidades”, o corpo plasmável dos Espíritos tanto pode ser moldado
mentalmente por eles, como pode ser usado como ocultador de suas identidades.
8- Na Umbanda, nem todos os
Espíritos – Guias, “ Caboclos” foram índios em suas últimas encarnações e o
mesmo se aplica aos “ Pretos - velhos” e às outras linhas de trabalho, tais
como ,Exus, Baianos, Boiadeiros, Marinheiros, etc. Mas, para se manifestarem
bem caracteristicamente segundo os arquétipos já coletivizados na religião, e
já definidos no inconsciente dos Umbandistas, esses Espíritos–Guias podem
assim, se apresentarem, pois, caso sejam vistos pelos médiuns videntes, estes
não se surpreenderão com a visão de um Espírito “alemão”, por exemplo, falando
como um baiano.
9- É muito comum, que os
Espíritos usem novas aparências, para ocultarem, seu passado, pois assim
“disfarçados”, não serão reconhecidos por possíveis desafetos ou inimigos,
entretanto, essas aparências só os ocultam dos que tiverem o mesmo grau visual,
pois os Espíritos luzeiros, podem ver quem realmente é o Espírito, por baixo da
aparência plasmada.
10- Quanto ás vestimentas que
cobrem o corpo dos Espíritos, muitos usam cópias astrais das que usavam no
plano material, mas o mais comum é plasmarem mentalmente as vestes que mais os
agradam.
11-Também existem vestes
simbólicas, às quais recorrem os Espíritos- Guias como as chamadas guias
(colares de contas), pois elas servem para identificar a hierarquia a que
pertencem e como meio de proteção ao médium.
12- Este fenômeno, das vestes
simbólicas é muito usado entre os seres naturais (não encarnantes), pois cobrem
seus corpos energéticos com vestes idênticas às dos seus Orixás regentes.
13- E isso, acontece porque
eles são manifestadores naturais do mistério dos seus regentes, inclusive, os
Guias Espirituais copiaram deles este costume e se cobrem com uma veste igual à
dos lideres das linhas a que pertencem , distinguindo-os por falanges.
O simbolismo na Umbanda
A umbanda tem no simbolismo,
um dos seus fundamentos, o próprio nome do seu Espirito fundador, é um
simbolismo, - Caboclo das sete Encruzilhadas- este
nome é totalmente simbólico, pois, caboclo é uma palavra que distinguia as
pessoa mestiças do século XIX, os sertanejos e sete encruzilhadas
são as 7 linhas de Umbanda entrecruzando-se numa vibração regida pelo Oorixá
regente de nosso planeta - Oxalá-
Os Orixás regentes dos níveis
vibratórias ou faixas evolutivas são evocados também através de nomes
simbólicos.
Por exemplo:
Temos um Orixá Ogum, regente
aplicador da Lei Maior, mas também temos os Orixás Oguns regentes dos níveis
vibratórios, tais como:
1- Ogum Beira Mar
2- Ogum Megê –Sete Espadas
3- Ogum Sete Lanças
4- Ogum das Pedreiras
5- Ogum das Cachoeiras
6- Ogum das Matas ou Rompe- Matas,
7- Ogum Sete Ondas, etc.
Orixá Xangô, regente e
aplicador da justiça Divina e temos os Xangô regentes dos níveis vibratórios,
tais como:
Xangô Sete Montanhas
Xangô Sete Pedreiras
Xangô sete Cachoeiras
Xangô das Matas
Xangô da Pena Branca
Xangô da Pedra Preta
Xangô Sete Raios etc.
Este mesmo sistema de
simbolismo, se aplica a todos os outros Orixás regentes, que dão sustentação ás
linhas da Umbanda.
Até os Orixás individuais ou
pessoas que acompanham os médiuns e que eventualmente incorporam neles,
apresentando-se com nomes simbólicos que identificam seus regentes
de níveis vibratórios.
OBS.: Ogum é Ogum; Ogum Rompe
Mato é seu intermediador que atua como ordenador nos campos do Orixá Maior
Oxossi, existem milhares e milhares de Espíritos que se manifestam nos templos
de Umbanda e se apresentam com nomes simbólicos: Caboclos: Rompe-Mato, Tupinambá,
Ubirajara, Beira-Mar, Arranca-Toco, Mata-Virgem, Sete-Folhas, Pena-Verde,
Sete-Espadas, Urubatão, Urabatã, Cabocla Jurema, Indaía, Jupira, Jandirá,
Janaina, Jacira, Iara Etc.
Comentários
Postar um comentário