RITUAIS, CURA E OXOSSI

A Cura dos sentimentos, do corpo e da alma, fazem parte do processo de reforma interior e na semana em que celebramos o Dia de Oxóssi em 20 de Janeiro, devemos lembrar que o que viemos falando sobre REFORMA ÍNTIMA processa uma grande CURA interior.
Mas como processá-la e tormá-la definitiva para que prossiga a evolução espiritual?
Conhecer os sentimentos, fazer uma auto-análise das causas que originaram determinadas doenças, muitas vezes são sentimentos guardados e que ainda não foram curados.
A vontade de se conhecer e processar esta MUDANÇA pode evitar muitas enfermidades do corpo, da mente e da alma.
Para aqueles que já iniciarma o processo de descoberta interior, podem estar se perguntando:
- Sei que tenho mágoas, rancores, que devo modificar, mas como processar esta mudança?
- Sei que trago dentro de mim uma tristeza, mas como me libertar dela?
Muitos rituais sejam holísticos, umbandistas, esotéricos tem a capacidade de servir como mecanismo para que o ser encarnado processe esta transformação mais rapidamente.
Nos rituais de meditação, imaginação, respiração, entre outros, se olhar de frente, como se estivesse em frente a um espelho, se enxergando pela primeira vez, auxilia a identificar aonde você está na vida, compreenda NADA SE MODIFICA ENQUANTO NÃO SE ENCARA DE FRENTE A REALIDADE.
Nos rituais a imaginação ativa auxilia a chegar mais rápido ao inconsciente aonde se encontram até mesmo memórias de outras vidas e com isso fica mais próximo a transformação interior e a prevenção de enfermidades do corpo e da alama.
As danças, o toque do tambor, o canto de alguns riruais permite o movimento de energia que deve ser transformado no nível celular e físico, por isso os Ritos auxiliam tanto para as curas.


Dentre estes rituais têm-se os rituais através  da Invocação das Deusas, a Deusa que me vem a memória para exemplicficar e associar a Cura é a Pachamama, que representa a Cura, a Totalidade, nos reportanto a reforma interior.Segundo o historiador boliviano Rigoberto Paredes (1870–1950), a princípio, o mito de Pacha Mama devia referir-se ao tempo, "talvez vinculado de alguma forma à terra; ao tempo que cura as maiores dores, tal como extingue as alegrías mais intensas; ao tempo que distribui as estações, fecunda a terra, sua companheira; dá e absorve a vida dos seres no universo. Pacha significa originariamente "tempo", na língua kolla; só com o transcurso dos anos - as adulterações da língua e o predomínio de outras raças - pôde confundir-se com a terra e fazer com que a esta e não àquele se rendesse preferente culto [...] Pacha-Mama, segundo o conceito que tem entre os índios, poderia ser traduzido no sentido de terra grande, diretora e sustentadora da vida"
Além dos ritos das Deusas, representado aqui por Pachamama, temos a nossa querida Umbanda e seus Orixás que processam conselhos e Curas, além dos ritos com danças e tambores, e para reforçar este tema nada melhor que Oxóssi....




O seu sincretismo religioso é São Sebastião, Oxossi é um dos orixás que possuem menos contradição no sincretismo e nos fundamentos, o dia destinado a esse orixá é a quinta-feira e o dia de suas festividades, 20 de janeiro.

Dentro de um contexto esotérico, é o catequizador de almas, é aquele que traz o conhecimento, que doutrina os espíritos e que traz a saúde, inclusive uma cor muito utilizada para sua vibração é o verde, pela cromoterapia é a cor da cura. Os guias que atuam sob essa égide costumam ser muito conselheiros, são exímios curandeiros e trabalham muito bem com fitoterapia e outros métodos holísticos para a cura.Oxossi é o orixá da cura, por trazer fortemente o verde em sua vibração, seja através de sua luz ou através do elemento do qual trabalha, os vegetais, é aquele que traz toda a essência terapêutica da Mãe Terra.
Vamos conhecer um pouco mais de Oxóssi do Livro Umbanda Pé no Chão ( Ramatis)

Oxossi
Atributo: é o "caçador de almas", o conselheiro. Corresponde à nossa necessidade de saúde, nutrição, energia vital e equilíbrio fisiológico, num trabalho constante de crescimento e renovação. Fartura, riqueza, liberdade de expressão são seus pontos marcantes.
Os tipos psicológicos são graciosos, inteligentes, e têm uma curiosidade e senso de observação de grande penetração: simbolicamente é o caçador solitário que entra na mata. Apresentam um comportamento metódico e são propensos à magia cerimonial. Gostam de ficar sós, são discretos e fiéis, e aparentemente reservados e tímidos. Apresentam uma propensão natural para desbravar o desconhecido; por isso são pioneiros em novos projetos e métodos de trabalho. De grande sensibilidade, possuem qualidades artísticas. Por sua estrutura psíquica emotiva, com certa freqüência precisam se isolar para refazer as energias.
Aspectos positivos: rapidez de raciocínio, boa oralidade e comunicação, extrovertidos, generosos, hospitaleiros e amigos. Vivem com dinamismo e otimismo, e são ligados a todos os tipos de artes. São amáveis com os amigos, e sinceros no desejo de ajudar os outros. Têm facilidade para ganhar dinheiro.
Aspectos negativos: vivem de ilusões, por isso podem vacilar no que desejam realizar. Por vezes, demonstram uma "vontade de nada fazer", que pode ter a conotação de preguiça. Gastam todo o dinheiro que ganham, levando em determinadas ocasiões à falta de alimento, ao
desperdício. Podem se tornar agressivos e com dificuldade de se comunicar.
Florais de Bach: Clematis e Chestnut Bud.
Florais de Saint Germain: Amygdalus, Gerânio, Thea, Alcachofra, Boa Sorte e
Abundância.
Mineral: lápis-Iazúli.
Metal: cobre.
Signo: touro e libra.
Planeta: Vênus.
Ervas: arruda, guiné.
Flor: palma.
Chackra: esplênico
APROVEITEMOS TODOS OS RITUAIS NA BUSCA DA CURA INTERIOR, SEJA PELA ENERGIA DE OXÓSSI E TODO SEU CONHECIMENTO, SEJA PELA INVOCAÇÃO DAS DEUSAS, SEJA PELO EXEMPLO DE FÉ E PERSEVERANÇA A CADA AMANHECER!
Falange da Cura

Comentários