Dia 06 de Dezembro Homenagem à Oxum no Raios de Luz



“Estrelinhas de mamãe oxum, brilhando sobre a linda cachoeira.....”

Dia 08 de dezembro dia de MAMÂE OXUM

Gratos somos pelas bênçãos recebidas da querida mamãe oxum que acolhe em seus braços seus filhos, pois rege o AMOR, a PROSPERIDADE, a BELEZA.
Mamãe oxum que abençoa os nascimentos. Oxum é considerada o símbolo da sensibilidade. Na umbanda quem nasceu em um sábado é considerado Filho de Oxum, que normalmente são pessoas que gostam de luxo, amorosas e são chorões.
É o orixá das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
A cor que representa este Orixá é o Amarelo. Oxum é conhecida por sua delicadeza. As lendas adornam-na com ricas vestes e objetos de uso pessoal Orixá feminino, onde sua imagem é quase sempre associada à maternidade, sendo comum ser invocada com a expressão “Mamãe Oxum”. Gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade.
Filha predileta de Oxalá e Yemanjá. Nos mitos, ela foi casada com Oxossi, a quem engana, com Xangô, com ogum, de quem sofria maus tratos e xangô a salva.
Seduz Obaluaiê, que fica perdidamente apaixonado, obtendo dele, assim, que afaste a peste do reino de Xangô. Mas Oxum é considerada unanimente como uma das esposas de xangô e rival de Iansã e Obá.
Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro (na África seu metal era o cobre), riqueza e do amor, foi rainha em Oyó, sendo a sua preferida pela jovialidade e beleza.
A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade, por isso as crianças lhe pertencem. A maternidade é sua grande força, tanto que quando uma mulher tem dificuldade para engravidar, é a Oxum que se pede ajuda. Oxum é essencialmente o Orixá das mulheres, preside a menstruação, a gravidez e o parto.
Desempenha importante função nos ritos de iniciação, que são a gestação e o nascimento. Orixá da maternidade ama as crianças, protege a vida e tem funções de cura.

Mamãe oxum protege as crianças e aqueles filhos que estão necessitando de um colo e como a oxum é a Mãe do Amor falemos um pouco do AMOR.

O Amor este sentimento tão sublime que extrapola as energias dos corpos, trazendo ao mundo a sensação de harmonia e vitalidade.
O Amor que mamãe oxum nos ensina é o Amor por aqueles puros de coração como as crianças é o Amor por aquele irmão do caminho que não conhecemos, é o amor a Deus, aos Orixás e a todo Universo.
A Prosperidade e a Abundância também são sentimentos trazidos com o amarelo de oxum e que quando aplicados de maneira justa, também trazem o crescimento para humanidade.
Pode-se falar ainda da beleza, a beleza em se arrumar, sentir-se bem, observar os lírios do campo, sentir o perfume das flores e olhar-se em um espelho e ficar feliz com o que se vê afinal todos são obras do Criador e tem a oportunidade da felicidade.
Então pense no AMOR, na BELEZA e na PROSPERIDADE para a sua vida e naqueles momentos que precisares de colo, lembre-se que a Mamãe Oxum estará lá para ampará-lo.
E que OXUM com a correnteza de seus rios leve todos os males, trazendo Abundância e Amor para este Planeta e para todos seus Filhos!
“Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio lirulê
Colhendo lírio lirulá
Colhendo lírio
Pra enfeitar o seu conga”

Comentários