Dia Nacional da Umbanda


Dia 15.11 DIA NACIONAL DA UMBANDA

E para comemorar o Dia Nacional da Umbanda, um pouco de história e música...
A partir de 1939, o Movimento Umbandista começou a ganhar corpo e estruturar-se a fim de obter o status de religião brasileira. Primeiro, criou-se a Federação Espírita de Umbanda neste mesmo ano, atual União Espírita de Umbanda do Brasil, cujo objetivo primordial era servir de interlocutor entre os templos filiados, o Estado e a Sociedade. Depois, promoveu-se o Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda (1941), cuja finalidade era a unificação do culto e a normatização  de uma doutrina mínima.
O Congresso traria, também, á luz explicações de cunho científico que pudessem desmistificar algumas práticas mágicas, como a utilização de banhos com ervas, defumadores, charutos, cachimbos, bebidas alcoólicas, pólvora, punhais, etc.; e, ainda, correlacionaria a origem da Umbanda a um tempo remoto, imemorial que, sem negar a herança africana, transcenderia a própria África escravizada: Lemúria, Atlândida, Vedas, Índia e Egito.
Ao analisarmos o conteúdo simbólico das comunicações apresentadas durante o Congresso de 1941, observa-se que os intelectuais de Umbanda em busca de legitimidade, tentaram construir uma identidade mais próxima do "cientificismo" kardecista do que das "primitivas" religiosidades africanizadas.
Estratégia adotada estava em sintonia com a conjuntura política, pois a ditadura Vargas via com bons olhos a religião Espírita, mais do que a Católica. Cabe lembrar que, na época, os terreiros de Umbanda eram obrigados a ser registrados nas Delegacias de Polícia e que era obrigatória a inclusão da palavra Espírita no nome do templo para que se efetivasse tal registro, liberando o funcionamento do terreiro.
Em 1961, HENRIQUE LANDI JÚNIOR foi eleito pelas Comissões Organizadoras do Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, o seu Presidente Nacional. Assumiu a Presidência e passou a coordenar os trabalhos das Comissões e reuniões preliminares em outros  Estados. Prontas as comissões, com suas teses elaboradas, realizou-se no Maracanãzinho (Rio de Janeiro), em 28 de Junho de 1961, a Festa de Congraçamento do Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, em que compareceram cerca de quatro mil médiuns uniformizados, além de grande público assistente.
Foi nesse congresso que o Hino da Umbanda foi oficialmente adotado em todo o Brasil, como o Hino Oficial da Umbanda.
Há uma história interessante com relação ao criador do hino, que já possui 47 anos de oficialização. Segundo foi apurado, a letra do hino foi composta na década de 60 por um cego, que em busca de sua cura foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Não conseguindo sua cura por ser o seu problema de origem cármica, compôs o hino da Umbanda para mostrar que poderia ver o mundo e a religião de outra maneira. Embora não tenha conseguido sua cura,se apaixonou pela Umbanda.
Seu nome: José Manoel Alves. Ele apresentou a letra a Zélio de Moraes, que gostou tanto que resolveu apresentá-lo como Hino Oficial da Umbanda no Segundo Congresso.
José Manoel Alves nasceu em Monção, Portugal. Em 1929 vem para o Brasil, indo residir no interior do Estado de São Paulo. Era compositor de músicas populares e compôs hinos para vários templos, inclusive o Primado de Umbanda de São Paulo. A música do hino foi composta por Dalmo da Trindade Reis.
O Terceiro Congresso de Umbanda, realizado no Maracanãzinho de 15 a 21 de Julho de 1973, instituiu o dia 15 de Novembro como o " Dia Nacional da Umbanda", legitimando assim a manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas como fundadora da religião e Zélio de Moraes como seu pioneiro, dois anos após o seu desencarne.
Pesquisa e Edição - Virgínia Rodrigues - Revista Espíritual de Umbanda - Edição 20)

A data foi oficialmente instituída pela Presidência da República, data tem origem no calendário religioso. Em 15 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Umbanda. A data foi oficialmente instituída, através da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012, também assinada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Ministério da Cultura (Minc). A proposta de oficialização da data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos.

Hino da Umbanda

Não tendo a pretensão de esgotar todo o ensinamento que o Hino da Umbanda pode proporcionar a cada Irmão do Caminho... trazemos uma proposta interpretativa:
Refletiu a luz divina
A Luz Divina, a luz que cada um possui em seu interior, a luz que traz força, coragem e esperança; e que representa Deus em cada ser, nas divindades criadas pela natureza, no amor ao próximo, na compaixão e na Esperança que cada um traz dentro de si e perpetua ao Universo, trazendo todo o esplendor.
Em todo seu esplendor
Toda a Grandeza do Universo e as possibilidades que ele nos traz, seja nesta ou em outras encarnações, mas a certeza de que cada dia pode ser um novo esplendor.
Vem do Reino de Oxalá
O Reino de Oxalá a energia da criação da natureza e personifica o céu.
Oxalá o Grande Pai
Oxalá o Rei dos Orixás
Onde há paz e amor.
A paz um estado da alma de equilíbrio, harmonia e tranquilidade e o Amor este sentimento sublime que permite a todos os seres doarem-se um pouco mais pelo irmão do caminho e desta forma desenvolverem em si o amor a si e ao próximo. O auxílio desinteressado, a empatia. Amar sem esperar nada em troca, simplesmente agradecer pelo Dom da Vida e a oportunidade de compartilhar.

Luz que refletiu na Terra
A Luz do Grande Pai Oxalá ao trazer a Umbanda como esclarecimento para a Terra, apenas um reflexo, pois toda a energia que existe de luz não é visível aos olhos humanos.
Luz que refletiu no Mar
O Mar abençoado pela Rainha das Águas , na regência de Yemanjá é infinito, foi a partir das águas que se iniciou a origem da terra. O Mar é imenso e assim é o Universo e assim devem ser os corações humanos, trazendo a beleza a bondade e a Dignidade que temos ao lembrar de Ogum Beira Mar
Luz que veio de Aruanda
ARUANDA é o mundo espiritual, os trabalhadores da ARUANDA, são todos aqueles que levantam a bandeira da CARIDADE.
Para tudo iluminar
Iluminar a todos, sem preconceitos, raças, acolher, envolver, auxiliar e amar
Umbanda é paz e amor
Um Mundo cheio de luz
A Luz que cada um tem dentro de si e que faz o mundo
É a força que nos dá vida
A Força do Criador, que motiva e dá coragem e perseverança a cada dia
E a grandeza que nos conduz
A Grandeza de alma a HUMILDADE
Avante filhos de fé
Toda a Humanidade, seus filhos
Como a nossa lei não há
A lei do amor, representado por todas as mães(Oxum, Yemanja), verdade e Justiça que lembram o grande Pai XangÔ
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá.
E para juntos em uma só corrente em um só coração uma mensagem do Pai João  e da Vó Maria de Conga.
Humildade e caridade meus filhos, não cansem de lutar por este caminho, o povo de aruanda é um poço de luz, que trabalha sempre, que trabalhou e continuará trabalhando.
Quando pensares que a estrada está difícil avistem a frente o longo caminho que podem construir, no auxílio ao próximo, no não julgamento e amando a si mesmo e ao próximo.
Alguns dizem, mas eu não tenho força para continuar, e os pretos dizem, a força está em teu interior, meu filho, minha filha, todos devem se tratar desta maneira, a busca do amor sem condições a luta por um mundo melhor, por pessoas melhores por Universos melhores e acima de tudo pela Humildade.
Quem realmente auxilia não percebe isto e a cada dia tem a oportunidade de estender a mão e encher o coração de alguém de alegria.
Nós quando encarnados sofríamos, mas mesmo assim nunca deixávamos de comemorar, sorrir e defender ao nosso irmão usem estas palavras para a reflexão dos seus dias e a cada sol nascente verificarão que terão a oportunidade de estarem mais próximos de aruanda, estamos sempre ao lado da humanidade, basta que ela se aproxime de nós.

Do Livro Tambores de Angola....Por Pai João de Aruanda..

Ignoremos os espinhos, porque, sobre eles, as rosas desabrocham com o perfume que inebria nossas almas. Fixemos o olhar nas flores, nos frutos, no lado bom de cada companheiro e saibamos valorizar aquilo que cada um traz de melhor em si. Trabalhemos pela fraternidade , mas respeitemos a diversidade de formas e pensamentos. Incentivemos a caminhada, o desenvolvimento do raciocínio, mesmo que não pensemos igual. Deus valoriza cada detalhe. Ame, compreenda e perdoe. Você não sabe em que situação estará amanhã e que porção de compreensão alheia você demandará

Comentários