Hoje, não haverá atend.Reiki- Sábado dia 31 , festa da Rainha!
Hoje terça feira, Não haverá atendimento de Reiki, avisamos que toda a ultima terça de cada mês os atendimentos serão fechados!
Sábado , dia 31, Sessão festiva em homenagem aos mais de 20 anos de trabalho na luz da Rainha das 7 Encruzilhadas e do Exu Tiriri!! Sejam bem vindos!!!
ERVAS DE EXÚ
segue abaixo mais ervas de Exu-
Sábado , dia 31, Sessão festiva em homenagem aos mais de 20 anos de trabalho na luz da Rainha das 7 Encruzilhadas e do Exu Tiriri!! Sejam bem vindos!!!
ERVAS DE EXÚ
Arruda, Guiné, Comigo Ninguém Pode, Aroeira, Folha de
Bananeira, Folha de Pitanga, Folha de Mamoneiro, Folha de Manga, brinco de Princesa,
Rosas e Cravos vermelhos.
OBS: Também, todas
podem ser substituídas por: mamona, bananeira e espada, em conjunto.
O Pinhão Roxo e a
erva comigo-ninguém-pode, quando necessário, substituem qualquer uma das
citadas.
OBS ²- Para amaci geral- reforço energéticos
de médiuns não batizados, ou iniciados, e os que estão entrando na casa,
para cruzar as guias, e amuletos, usamos
estas ervas ( mamona, bananeira e espada em conjunto)
E as Tradiocionais para assentamentos e cruzamentos dos médiuns antigos,
(Arruda, Guiné, Comigo Ninguém Pode, Aroeira, Folha de
Bananeira, Folha de Pitanga, Folha de Mamoneiro, Folha de Manga, Rosas e Cravos
vermelhos.
segue abaixo mais ervas de Exu-
Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem
exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são
comestíveis, porém em grande quantidades causam diarréia de sangue. Das
sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por
ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.
Amoreira: Planta que armazena
fluidos negativos e os solta ao entardecer;
é usada pelos sacerdotes . Na medicina caseira, é usada para debelar as
inflamações da boca e garganta.
Angelim-amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se de
madeira de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos de
Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a finalidade de destruir
os fluidos negativos que possam haver, realizando um excelente descarrego nos
filhos de Exu. A medicina caseira indica o pó de
suas sementes contra vermes. Mas cuidado! Deve ser usada em doses pequenas.
Aroeira:
Nos terreiros de Candomblé e Umbanda este vegetal pertence a Exu e tem aplicação
nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e
nas purificações de pedras. É usada como
adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e
resolve casos de inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia
nas lavagens genitais.
Arrebenta Cavalo : No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usada na medicina caseira.
Arrebenta Cavalo : No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usada na medicina caseira.
Arruda:
Planta aromática usada nos rituais porque
Exu e pretos velhos a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas
miúdas são aplicadas nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente
estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada como amuleto
para proteger do mau-olhado. Seu
uso restringe-se à Umbanda. Em seu uso
caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seu sumo curar
feridas.
Avelós – Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a purificação das
pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater
úlceras e resolver tumores.
Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é empregada nos pactos com
entidades. Não é usada na medicina popular.
Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar
o sacerdote das ondas negativas e eguns.
O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de sarnas, tumores e doenças
venéreas.
Beladona : Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos sacudimentos domiciliares
ou de locais onde o homem exerça atividades lucrativas. Trabalhos feitos com os
galhos desta planta também provocam grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio
ativo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções
sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas.
Beldroega:
Usada na purificação das pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas, para
apressar cicatrizações de feridas.
Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe
a banhos fortes para proteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular.
Cabeça-de-nego:
No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bulbo nos banhos fortes
de descarrego. Esta batata combate reumatismo,
menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e uterinas.
Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usadas em defumações para purificar o
ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação destrói eguns, afastas obsessores. Não possui uso na medicina
caseira.
Cardo-santo: Essa planta afugenta
os males, propicia o aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais. Na
medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias crônicas, enquanto as
raízes e hastes são empregadas contra inflamações da bexiga.
Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu sumo serve para fazer a
purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer parte do axé de Exu onde se
depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou bichos de quatro patas. Na medicina caseira ela é indicada para
menstruações difíceis.
Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu
bulbo é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte
maneira : corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu,
espalha-se pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o
canto de Ogum e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de
falsidades e objetos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como
emoliente.
Cunanã:
Seu
uso restringe-se aos banhos de descarrego e limpeza. Substituiu, os sacrifícios
a Exu. A medicina caseira indica os galhos
novos desta planta para curar úlceras.
Erva-preá: Empregada nos banhos
de limpeza, descarrego, sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como aromatizante e
excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas articulações,
causadas pelo artritismo.
Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e descarrego. Na medicina caseira, ela é utilizada nas afecções
renais e nas diarréias.
Fedegoso Crista-de-galo: Esta
erva é utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois é eficaz na destruição
de energias pesadas, magia negra e causadores de enfermidades e doenças. Seus
galhos envolvem os ebó de defesa. Com flores e sementes desta planta é feito um
pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é denominado “o pó que faz
bem”. Na
medicina caseira atua com excelente regulador feminino. Além de agir com grande
eficácia sobre erisipelas e males do fígado. É usada pelo povo, fazendo o chá
com toda erva e bebendo a cada duas horas uma xícara.
Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a
Exu, o fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade
para limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho
pertencentes ao deus da liberdade.
Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do
fetiche de Exu. É empregada também em banhos fortes nas pessoas obsediadas. No uso popular, suas folhas são cozidas para
tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.
Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular.
Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular.
Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpeza ou
descarrego e nos abôs de quaisquer filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada por
sua eficácia, curando cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e
escoriações, usando as folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva,
puro ou misturado ao leite, ameniza as conseqüências de tombos e quedas.
Juá – Juazeiro: É usada para complementar banhos fortes e raramente está incluída nos banhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são usados para cobrir o ebó de defesa. A medicina caseira a indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as cascas, por natureza, amargas.
Juá – Juazeiro: É usada para complementar banhos fortes e raramente está incluída nos banhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são usados para cobrir o ebó de defesa. A medicina caseira a indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as cascas, por natureza, amargas.
Jurema Preta: Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, a Jurema Preta é usada nos banhos
de descarrego e nos ebó de defesa.
O povo a indica no combate a úlceras e cancros, usando o chá das cascas.
Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e
frutos propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso
desobstruente e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de
assentos mornos com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.
Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos fortes para descarregar os filhos atacados por eguns. Suas flores enfeitam a casa de Exu. Popularmente, é usada como adstringente e a infusão
das flores é indicada para inflamação dos olhos.
Laranjeira do Mato: Seu uso se restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego. Na medicina caseira ela atua com grande eficácia
sobre as cólicas abdominais e também menstruais.
Mamão Bravo: Planta utilizada nos banhos de limpeza, descarrego e nos banhos fortes.
Além de ser muito empregada nos ebó de defesa, sendo substituída de três em
três dias, porque o orixá exige que a erva esteja sempre nova. O povo a utiliza para curar feridas.
Maminha de Porca: Somente seus galhos
são usados no ritual e em sacudimentos domiciliares. O povo a indica como restaurador
orgânico e tonificador do organismo. Sua casca cozida tem grande eficácia sobre
as mordeduras de cobra.
Mamona: Suas folhas servem como recipiente para
arriar o ebó de Exu. Suas sementes socadas vão servir para
purificar o otá de Exu. Não tem uso na medicina popular.
Mangue Cebola: No ritual, a cebola é usada nos sacudimentos domiciliares. Corte a
cebola em pedaços miúdos e, entoando em voz alta o canto de Exu, a espalhe pela
casa, nos cantos e sob os móveis.
Na medicina caseira, a cebola do mangue esmagada cura feridas rebeldes.
Mangueira:
É aplicada nos banhos fortes e nas
obrigações de ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e
vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa
limpa. As folhas servem para cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina caseira é indicada para
debelar diarréias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens
vaginais, põe fim ao corrimento.
Manjerioba:
Utilizada nos banhos fortes, nos
descarregos, nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais,
sempre do pescoço para baixo. O
povo a indica como regulador menstrual, beneficiando os órgãos genitais.
Utiliza-se o chá em cozimento.
Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego, muito procurada para
sacudimentos domiciliares. O povo a indica
em cozimento nas dispepsias e como excelente adstringente.
Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As
pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para
depois despachá-la na encruzilhada.
O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pés e
pernas, com banho morno.
Mata Pasto: Seus galhos são muito utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nos
sacudimentos pessoais e domiciliares.
O povo a indica contra febres malignas e incômodos digestivos.
Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles de sete, cinco, ou três folhas, todos possuem o mesmo
efeito, tanto nos trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva é
utilizada por seus efeitos positivos e por serem bem aceitas por Exu no ritual
de boas vindas. Na medicina caseira é excelente para
curar feridas.
Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos banhos de descarrego e
limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de entrar nos
assentamentos dos mensageiros Exus.
No uso caseiro, suas folhas atuam como emolientes.
Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza. Não possui uso na medicina caseira.
Pau D’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas,(cria-se uma encruzilhada aberta, com pemba vermelha) misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arrie uma pequena oferenda (farofa com mel), oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada “limpa” Na medicina caseira ela é usada para exterminar abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas.
Pau D’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas,(cria-se uma encruzilhada aberta, com pemba vermelha) misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arrie uma pequena oferenda (farofa com mel), oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada “limpa” Na medicina caseira ela é usada para exterminar abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo e hemorróidas.
Pimenta Darda: “Aplicada em banhos fortes e nos assentamentos de Exu. Na medicina caseira, suas sementes em infusão são
anti-helmínticas, destruindo até ameba.
Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e substitui o sacrifício de Exu. Suas sementes são usadas pelo povo como purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos é de grande eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse leite contém uma terrível nódoa que inutiliza as roupas.
Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e substitui o sacrifício de Exu. Suas sementes são usadas pelo povo como purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos é de grande eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse leite contém uma terrível nódoa que inutiliza as roupas.
Pinhão Coral: Erva integrante nos banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego e
nos ebó de defesa. Na medicina caseira o pinhão coral
trata feridas rebeldes e úlceras malignas.
Pinhão Roxo: No
ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nos
banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares,
usando-se os galhos. Não possui uso na medicina popular.
Pixirica – Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e afasta Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia maléfica. Na medicina caseira ela é indicada para as palpitações do coração, para a melhoria do aparelho genital feminino e nas doenças das vias urinárias.
Pixirica – Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e afasta Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia maléfica. Na medicina caseira ela é indicada para as palpitações do coração, para a melhoria do aparelho genital feminino e nas doenças das vias urinárias.
Quixambeira: É aplicada em banhos
de descarrego e limpeza para a destruição de eguns e ao pé desta planta são
arriadas obrigações a Exu . Na medicina
caseira, com suas cascas em cozimento, atua como energético adstringente.
Lavando as feridas, ela apressa a cicatrização.
Tajujá – Tayuya: É usada em banhos
fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá é utilizada para circundar o
ebó de defesa. O povo a indica como forte
purgativo.
Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nos ebó de defesa. O povo a indica para tratar úlceras e feridas malignas.
Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas a Exu. O povo utiliza o cozimento de suas folhas como um energético desinflamatório.
Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para desocupar casas e, colocadas embaixo da língua, desodoriza o hálito e afasta eguns.
Urtiga Branca: É empregada nos banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos assentamentos. O povo a indica contra as hemorragias pulmonares e brônquicas.
Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nos ebó de defesa. O povo a indica para tratar úlceras e feridas malignas.
Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas a Exu. O povo utiliza o cozimento de suas folhas como um energético desinflamatório.
Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para desocupar casas e, colocadas embaixo da língua, desodoriza o hálito e afasta eguns.
Urtiga Branca: É empregada nos banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos assentamentos. O povo a indica contra as hemorragias pulmonares e brônquicas.
Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do ritual, pois entra nos banhos
fortes, de descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos
ebó de defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo. O povo indica o cozimento das raízes e folhas em
chá como diurético.
Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.
Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira.
Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.
Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira.
Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos
assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa. O povo indica esta erva para os males dos rins.
Amados Irmãos, lembre-se que sua
dirigente ou seu mentor espiritual, ou Guia Chefe, devem confirmar estas ervas, com as ervas não
devemos brincar, nem mesmo fazer uso das mesmas, sem termos conhecimento..
Seguindo seus
estudos abaixo, tabela de minerais, metais e ervas afins
MINERAIS
|
|
Exú 7 Encruzilhadas
|
Quartzo Branco Bruto
|
Exú Tranca Ruas
|
Pedra Ferro
|
Exú Marabô
|
Pedra da Mata Redonda ou Quartzo Azul Escuro
|
Exú Gira
Mundo
|
Pedra Triangular da Cachoeira ou Quartzo Verde Escuro
|
Exú Pinga Fogo
|
Ônix Preto Bruto ou hematita
|
Exú Tiriri
|
Rodonita ou Turmalina Negra (Seixos)
|
Exú Pomba Gira – 7 Encruzilhadas
|
Conchas ou caracóis, Granada, Obsediana Preta
|
Metais
|
|
Exú 7 Encruzilhadas
|
Ouro
|
Exú Tranca Ruas
|
Ferro
|
Exú Marabô
|
Cobre
|
Exú Gira Mundo
|
Estanho
|
Exú Pinga Fogo
|
Chumbo
|
Exú Tiriri
|
Mercúrio
|
Exú Pomba Gira – 7 Encruzilhadas
|
Prata
|
Ervas Afins
|
|
Exú 7 Encruzilhadas
|
Guine
|
Exú Tranca Ruas
|
Espada
|
Exú Marabô
|
Mamona
|
Exú Gira Mundo
|
Mangueira
|
Exú Pinga Fogo
|
Bananeira
|
Exú Tiriri
|
Pitanga
|
Exú Pomba Gira – 7 Encruzilhadas
|
Brinco de Princesa, e rosas
|
Certa de sua atenção
Com votos de paz
profunda
Myriam
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