Dia 02 de Fevereiro-esta chegando!



Dia 02 de Fevereiro está chegando... o Dia de nossa Mãe Yemanjá, principalmente para nós Gaúchos.
é preciso refletir sobre nossos ritos, e penando nisso , compartilho o texto abaixo!
"


Quem ama a Umbanda não suja a praia!

Axé a todos os Filhos de Pemba! Axé a todos os Filhos de Orixás! Axé a todos os Umbandistas que respeitam , amam e evocam os Orixás de forma digna, coerente e responsável.
Lei de Pemba e Ação de Orixás a todos os umbandistas que desrespeitam, sujam, denigrem a natureza e a Umbanda.
Dia -2 de Fevereiro dia dedicado a Nossa Mãe Yemanjá,  as 
 comemoração nas praias á Yemanjá serão muitas.
Almejo, trabalho pra isto, sonho, com o dia que no dia seguinte, findadas os ritos possamos não nos  deparamos com um saldo triste e lamentável de desrespeito dos próprios umbandistas com a Umbanda, com a sociedade e com a natureza. ( grifo  meu)
....
É só andar pela praia na manhã seguinte de uma “festa” a Yemanjá que encontramos, junto à alegria e à beleza do nascer do sol, o reflexo feio e entristecedor que os “umbandistas” deixaram da Umbanda para a sociedade. São toneladas e toneladas de sujeiras nas areias das praias, algo incompreensível a qualquer um que tenha o mínimo bom senso, independente de religião.  Afinal de contas, como aceitar objetos como vidros, madeiras com pregos, plásticos, comidas, fitas, pontas de cigarro, entre tantos materiais que sujam, machucam e matam sendo jogados ao mar? São objetos que algumas vezes são descarregados pela força da natureza nas areias das praias e em outras afundam no mar matando os animais marinhos sem dó ou piedade, portanto é muita incoerência aceitar que isso seja um ato religioso ou que faça parte de algo sagrado de uma religião.
 concordo com Mãe Monica, mas, penso que precisamos ter paciencia e ir dando bons exemplos, mostrando que é possível  entrar em sintonia com nossos Guias, com nossa fé, sem " sujar descontroladamente a praia, o mar e a natureza como um todo."
Também como Umbandista, religiosa, Mãe não vejo  sentido, coerência e muito menos função nesses atos. 
Amigos, a Mãe Yemanjá (ou qualquer outro Orixá de luz ) não precisa, que para vivenciarmos nossa fé, nossa crença, ou mesmo para que Ela "receba nossos pedidos" usemos de  tantos materiais.(grifo meu)
Não podemos acreditar que Ela  atende aos pedidos que são colocados em barquinho de isopor e jogados ao mar; que Yemanjá, como Orixá vaidosa, gosta de pente de plástico, espelho e vidro de perfume e que, portanto, é preciso “dar” a Ela esses objetos como forma de presente. 
Caríssimos se queremos ser respeitados, precisamos respeitar , á todos , principalmente á natureza,  e os irmãos planetários que tem suas  crenças diferentes da nossa, as praias por exemplo... são de todos!!!
Como Umbandistas temos que ter mais  consciência  ecológica, não nos isentarmos de nossas  responsabilidades ,pois , se não gostamos de sermos recriminados, perseguidos etc.. devemos também dar um melhor exemplo social.
mais um trecho de mãe monica para pensarmos...
"Se você ainda não consegue entender o sentido dessas palavras e contesta meu modo de pensar peço que, por alguns minutos, pense comigo: Imagine que você ou algum ente querido seu esteja brincando na praia, no mar, sob a energia vibrante do Sol e de repente perfure o pé em um prego enferrujado que está preso a uma madeira que fez parte de um barquinho jogado a Yemanjá. Neste momento você vai compreender o sentido religioso do prego e enxergar que esta dor e todo o transtorno causado por essa perfuração é algo sagrado?  Depois deste episódio você vai aceitar a Umbanda como uma religião divina? Acredito que não! Acredito você irá reclamar, xingar e mal dizer a Umbanda e seus “desrespeitosos, ignorantes e porcos macumbeiros que se dizem religiosos e ainda têm a coragem de pregarem que a Umbanda só faz o bem”…
( lembro que eu mesma, que sou Umbandista desde...sempre..., quando pequena, furei meu pé em uma alguidar quebrada e enterrada na areia) grifo meu)
Acorde! Não dá para reclamar de discriminação e de intolerância religiosa se não há o mínimo de bom senso, cultura, tolerância e responsabilidade por parte dos umbandistas. Não há como lamentar que ninguém respeita a Umbanda se os próprios umbandistas não respeitam as pessoas, a sua religião e a natureza.
Sinceramente , amo Minha Umbanda, pratico-a e vivencio-a 24 horas por dia, mas quando vejo absurdos como esse onde os homens mascaram suas ignorâncias por trás da religião Umbanda tenho vergonha de dizer que sou umbandista. E é nesse momento que agradeço aos Orixás por MINHA UMBANDA ser tão diferente, ser tão responsável e respeitosa. ....
 ....E se você ainda acredita que esse “simples” ato de sujar a praia e o mar não tem consequências para a natureza, veja essas imagens e conscientize-se:
Não seja conivente com esse crime! Confronte, discuta, opine, questione, faça diferente … Não deixe que esta prática odiosa continue sendo hábito. Faça você também a parte que lhe cabe!
 Trechos de  Mãe Mônica e grifos nossos
O texto completo de Mãe Mônica pode ser lido no seu blog Minha Umbanda- http://www.minhaumbanda.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Eu, Penso que em primeiro lugar está CUIDAR DA NATUREZA, cuidar do que nos foi dado gratuitamente. Vemos que isso não está acontecendo e isso está sendo dito todos os dias em todos os meios de comunicação.

E nós UMBANDISTAS,( bem como todos os irmãos  membro das religiões de matriz africana)  temos sim o direito de “usar” os pontos de força da natureza mas antes do direito vem a obrigação. E nossa OBRIGAÇÃO é cuidar de nosso ponto de força, senão daqui há alguns anos nem mais pontos de força teremos.
Umbandista que ama e entende sua religião cuida da natureza porque é dela que vem toda sua força.
Cuidar e limpar sim das praias ! Cuidar e limpar sim das matas!
Dos rios, das ruas, das estradas, encruzilhadas, cemitérios !
Que  nossa Mãe amada, cubra-nos com seu manto de amor, que traga união e respeito entre todos!
Que Ela nos ajude  a cuidar de seu Reino!
Axé a todos!!!
com votos de paz profunda
Myriam Cassariego
Dirigente do Grupo de Umbanda Esotérica Raios de luz!

Comentários