Um axe de amor, paz, fraternidade á todos!


Feliz 2013!!! 

Um axe de amor, paz, fraternidade á todos!

Ano Novo, ou melhor, NOVO CICLO. Que em 2013 possamos perceber que todos os dias há sempre novas oportunidades, novos acontecimentos, um novo momento, Que sempre a POSSIBILIDADE EXISTE. Que sempre há ESPERANÇA!

Eu sempre acredito, me encho deste "espirito” dessa “esperança”!!!(como diz mãe Mônica Caraccio)
Ao encerrar 2012, não posso deixar de olhar para trás e reconhecer a importância dos passos dados, das pessoas que conviveram comigo e com minha família e das decisões tomadas.… foram momentos em que a alegria, o interno e a conduta falaram muito mais alto. Uma explosão de BOAS SURPRESAS – reflexo de MUITO trabalho, maleabilidade, reconhecimento e crescimento. Ufa…
lembrando que minha mensagem para 2013 é de que vibre a generosidade, a união e amor!
Agradeço de coração todo carinho, respeito e as gostosas descobertas que esse ano proporcionou.

Agradeço a todos vocês que me acompanham no blog, que estiveram em minha sala de atendimento, em nosso terreiro e em minha vida.

Agradeço aos caminhos e ao caminho percorrido, aos encontros vividos e às lágrimas e sorrisos exteriorizadas.

Agradeço a CORRENTE com todas suas conotações, significados, qualidades e sentidos: físico, científico, astral e natural… e espero que em 2013 façamos tudo muito melhor, maior e surpreendentemente mais encantador. Mesmo porque, estou cheia de planos, organizando mil coisas novas, preparando novos estudos,remodelando os contínuos, me aperfeiçoando, e ainda rogando aos Orixás um crescimento melhor e mais responsável para a Umbanda.

Que obaluaê e Ogum. Xangô e Yansã , em nome de oxalá, do senhor Deus, da Grande Deusa, nos tornem melhores que fomos ontem.

minha sempre enorme gratidão, á família, alunos, seguidores, medianeiros, consulentes e amigos!
que 2013 seja terno como um sonho bom!

Obaluayê - Orixá regente de 2013 e seu poder transformador



Obaluayê é o orixá que traz o corpo coberto por chagas, o que é um simbolismo. Considerado o senhor do carma e do desencarne, conduz-nos a profunda transformação sempre de dentro para fora.
Orixá responsável pela nossa passagem para a outra dimensão através do desencarne, sendo os cemitérios o seu ponto de força.
....
Obaluayê, o orixá regente do ano de 2013, vibrará em nós no próximo ano, a necessidade da transformação interior e esta se dará pela vivência do carma com mais intensidade. 2013 será para muitos o ano decisivo, difícil, pois proporcionará a nós transformações internas (espírito) e atuará também nas transformações da natureza. Serão mudanças que poderão mexer com nossas estruturas, convidando-nos a abalar e expulsar de nós o homem velho e deixando nascer o homem novo.
Estas mudanças nos conduzirão à necessidade de construirmos um novo “chão”, isto é, a busca  pelo equilíbrio, pela segurança, pela sensatez e pela calma. Referimo-nos a transformação e modificação espiritual e moral, que requererá os abalos específicos, onde o velho se quebrará para que o novo possa ser construído.
Como um pai severo, disciplinador, porém justo e misericordioso, Obaluayê nos conduzirá a um melhor estágio consciencial, levando-nos a reflexão sobre nossas mazelas ou se melhor nos fizermos compreender, sobre nossas chagas, as que estão ocultas e que precisam ser extirpadas. A transformações que este orixá nos proporcionará em 2013, serão as mudanças necessárias à nossa evolução. Os tais abalos serão sentidos através da desatenção e do pouco esforço para enxergar a necessidade da evangelização, dos sérios estudos e da urgente reforma íntima.
Quando há invigilância somos “pegos de surpresa” e abalados em nossas frágeis estruturas, onde não temos alternativa a não ser vivenciarmos através da dor e das ilusões que insistimos em acalentar, as traumáticas experiências em todos os campos da vida, que  obriga-nos a convivermos com as separações e com os nossos fracassos pessoais mais de perto.
É o grande chamado para o despertamento espiritual através da dor, pegando “desprevenidos” os maus sonhadores, os materialistas, os apaixonados, os egoístas, os indisciplinados, etc.
As doenças que são primeiro de ordem psíquica (energias negativas), que terminam por materializar-se no corpo físico, que é nada menos que espécie de mata-borrão da alma ainda enferma, trarão a todos nós a necessidade da reforma interior, mas de forma dolorosa.
Sob a regência de Obaluayê seremos convidados ao exercício diário da reflexão em busca da segurança e da solidez, do amadurecimento através das experiências que podem ser dolorosas e marcantes, mas positivas.
Também analisamos as mudanças exteriores, não menos importantes, que o próximo ano nos trará sob a regência deste magnífico orixá.
Como explica-nos pai Valdo (sacerdote e dirigente do Templo Espiritualista Cruzeiro da Luz),  no texto “Orixá regente 2013”, as transformações que se darão também na área geológica, em pontos específicos e, de nossa parte, acrescentamos que acreditamos se darem estas modificações em todo o globo terrestre, umas em maior e outras em menor grau, em épocas distintas. Com isso poderemos ter em no próximo ano, os possíveis abalos sísmicos, as alterações climáticas violentas, causando importantes alterações em nossas vidas.
Todos estes acontecimentos convidam-nos à busca do equilíbrio e da maturidade, que visam o nosso progresso espiritual e consequentemente a nossa evolução.
É importante salientar que todos os orixás atuam em conjunto, mas em cada época sofremos maior influência deste ou daquele.
2013 será o ano das mudanças importantes, o ano da renovação, onde a prudência e a paciência, evitarão sofrimento a quem as tiver.
O ano em que estaremos propensos a desordens de ordem psíquica como as crises conscienciais, culpas, recalques, sentimentos arraigados, medos, ou seja, a emoção trazendo para o nosso exterior o que normalmente ocultamos.
Por outro lado, a vibração deste orixá nos traz a moderação, os sentimentos altruísticos, a busca pela compreensão das dores, da morte física, uma maior sensibilidade no campo da caridade, onde os sacrifícios em nome do bem estar coletivo são muito bem vindos e aceitos. Obaluayê vibrará em nós uma maior necessidade da vida simples com determinação, persistência, e perseverança, convidando-nos a uma maior flexibilidade em nome das mudanças (adaptação), de acordo com os obstáculos que surgirem em nosso caminho.
É o Orixá da doença e da cura, aquele que traz a mudança através da dor. Faz-nos compreender e valorizar a vida terrena com equilíbrio e sem excessos e também, através das doenças que tanto nos causam sofrimento, faculta-nos o entendimento e a compreensão da “morte”.  É o orixá da misericórdia que permiti-nos a transformação pela vida e pela morte com seus ciclos (desencarne e reencarne).
Saturno nos regerá em 2013, e sob sua influência entenderemos a urgência da disciplina, do conhecimento e da sabedoria para enfrentarmos a nós mesmos no campo das ilusões e das mudanças inesperadas.

Muito axé!

Autoria: Marcos Marchiori/Letícia Gonçalves


Comentários