15 de Novembro - Dia Nacional da Umbanda
1908-2012- 104 anos da Umbanda!!!
Caboclo da Sete Encruzilhadas
A SENHORA DA LUZ VELADA
Este é um dos nomes pelo
qual é conhecida a Umbanda. O que realmente quer dizer essa luz velada,
da qual a Umbanda é senhora? Tratando-se de um Movimento Espiritualista
Cristão, a Umbanda é um dos meios pelos quais a Espiritualidade
Superior toca seus clarins, conclamando a humanidade para a volta a Luz.
Se essa Luz ainda está
velada, é função do Movimento Umbandista, como um dos agentes da
Misericórdia de Deus, pela ação dos abnegados Instrutores Espirituais,
torná-la conhecida e brilhante, atingindo a todos aqueles que dele se
acercam.
Não se entenda esse
termo como sinônimo de algo escondido, como rezas, mirongas, sinais
cabalísticos, etc., obscuros ao entendimento dos seres em busca dessa
Luz.
Se existe algo escondido
é pela falta de conhecimento das coisas do Espírito, que o Movimento
Umbandista, nas suas varias manifestações, tem o dever de tornar
transparente.
Os estudiosos do assunto
dizem que Umbanda é um vocábulo oriundo do termo abanheenga (a mais
antiga língua falada no Brasil) “AUMBANDAM”, que significa: “o conjunto
das Leis Divinas”. Outros dizem tratar-se, também, a sua origem da
expressão m’banda (termo yorubá) que significa “aquele que cura”.
Essas leis estão
gravadas no nosso ser, infelizmente, para a maioria dos homens, de forma
velada, cabendo às Religiões, realizando a religação com Deus,
torná-las conhecidas, trazendo-as ao campo da razão e da emoção, para
que se tornem ativas nos indivíduos, plenificando-os de Luz.
Na “Sabedoria e no Amor”
está a síntese das Leis Divinas, alcançá-las em plenitude é o trabalho
da evolução humana, pois só aí se encontra a felicidade a paz ansiada
pelos homens.
O Senhor Jesus, nosso
Grande Mestre, deixou isso claro quando afirmou, nos Evangelhos que o
Maior e Único Mandamento é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao
próximo como si mesmo”. Aí está claro o Conjunto das Leis de Deus, nelas
está contida toda a Sabedoria e Amor.
A Umbanda, “Senhora da
Luz Velada”, é um dos Movimentos preparado pelo Astral Superior para
levar, a todos os campos da vida humana, a lição evangélica do Amor e da
Sabedoria. Precisamente, por isso, a Umbanda não é uma Religião com
culto, doutrina ou sacerdócio definidos, ela se espalha e acontece, de
acordo com as necessidades dos grupos que a manejam. É um Movimento
aberto e sério, desde que aqueles que a professam estejam preocupados
com a religação do homem com Deus.
A presença, em todos
eles, dos Instrutores Espirituais (Guias e Protetores) que assumem a
roupagem fluídica de Caboclos, Crianças, Pais Velhos, já é o alerta
principal para a mudança de vida e de valores, dentro da vivência das
Leis de Deus.
O Caboclo simboliza a
Fortaleza e a Simplicidade, atributo necessário à vivência espiritual.
Essa fortaleza só vai existir na simplicidade e serenidade perante a
vida, na busca incessante do crescimento espiritual, sabendo valorizar o
espiritual, na vivência da presente encarnação.
O Preto-Velho vem
simbolizar a Sabedoria e a Humildade, que é fruto da vivência, do
sofrimento e do conhecimento das coisas espirituais. Só o sábio é
humilde, pois só quem conhece a grandeza e a misericórdia de Deus em
relação a nossa pequenez e ignorância é capaz de ser humilde, e
compreender os seus semelhantes.
A Criança simboliza, por
sua vez, a Pureza e a Alegria de Viver. Essa Pureza está pousada na
capacidade de amar na verdade, de confiar na ação do Pai, de ser feliz
por existir e saber que é amado, destruindo no coração as mágoas, o
orgulho e a vaidade, para amar os seus irmãos no respeito e no perdão.
Assim é a Umbanda. No
Templo Espiritualista devemos vivenciar o Movimento Umbandista de forma a
trazer para o culto, práticas de tratamentos e estudo, o tripé
espiritualista do ESTUDO, DISCIPLINA e TRABALHO, que acreditamos
necessário a um movimento ascendente dos seus membros, onde os irmãos
que nos procurem encontrem repostas aos anseios dos seus corações, no
Coração Misericordioso de Jesus.
Devemos estudar e
aplicar os ensinamentos do Evangelho de Jesus; os ensinamentos
Esotéricos/Umbandistas; e os ensinamentos Espíritas/Kardequianos,
atuando, como médiuns, a serviço do Cristo, no atendimento ao público
por meio dos Caboclos, Crianças, Pretos Velhos e Exús, nos trabalhos de
incorporação (psicofonia) e nos Tratamentos Espirituais, que devem ser
por eles recomendados, de Desobsessão; Descarrego, que visa a retirada
do acúmulo de fluidos negativos; e na Sessão de Cura dos males físicos,
pela atuação de Benfeitores Espirituais (Médicos do Astral), que se
fazem presente nesse Tratamento.
Fica claro, para quem
bem queira entender, soprando da frente a bruma da vaidade, do orgulho,
do amor próprio, etc..., que a Umbanda, conforme a implantou o Caboclo
das Sete Encruzilhadas no Brasil, comporta avanços no seu entendimento,
comporta a diversidade de escolas doutrinarias, pois ela é uma religião
adogmática e aberta a vários tipos de consciências evolutivas. O que
nela, na nossa amada Umbanda, não comporta é a permanência na
ignorância, nos atavios, crendices e vaidades, pois, de acordo com o
Caboclo das Sete Encruzilhadas ela é “a manifestação do Espírito para a
Caridade. Não cobrar, não matar, vestir o branco, evangelizar e utilizar
as energias da natureza”.
A Umbanda é cristã e,
portanto, nela age Jesus sempre e a todo o tempo. As Sagradas Vibrações
regidas pelos Orixás, que a Umbanda cultua, são vibrações que emanam das
mãos do Cristo Planetário, que, no caso do Planeta Terra, é Jesus
Cristo.
Por isso falar de
Umbanda sem Jesus é falar de uma seita fetichista e atávica que nada tem
a ver com aquela trazida pelo Cab. das Sete Encruzilhadas. O Evangelho
do Cristo é o instrumento máximo de reforma íntima e Caminho seguro para
frente e para o Alto, e a Umbanda nasceu para ser, por meio de seus
Orixás e Guias, arauto solene desse Evangelho libertador.
Umbanda não é
mediunismo, o mesmo é um importante instrumento através do qual ouvimos
os nossos irmãos do mundo maior, a nos orientar para o caminho de
ascensão e crescimento. Qualquer papel contrário em termos mediúnico
trata-se, ou de mistificação por Entidades das Sombras ou
psicosomatismos anímicos de médiuns sem doutrina e disciplina.
O Umbandista não é o
participante de gueto onde pode dar vazão ás suas sandices, vaidades e
carências de atenção e afetividade. Ele é participante de célula de um
mesmo corpo, que embora diferentes e formando órgãos diversos, são
necessárias à formação do corpo com um todo, que no caso, é o Movimento
Umbandista.
Nessa comemoração, esse é
o sentimento que nos toma: irmãos de diversos Templos, com seus
rituais, escolas doutrinárias, e atividades específicas, unidos pelo
mesmo ideal e pela mesma fé, no cumprimento da mesma missão, a da
Caridade, que quer dizer AMOR. Isso significa que a Umbanda tem a missão
de anunciar, ensinar e vivenciar o Evangelho do Cristo em sua
intensidade, anunciando o Reino de Deus, que está dentro de cada um, na
vivência do amor, pois Deus é Amor.
O que é anunciar o
Evangelho? É ensinar que Jesus é Amor e é Caminho. Caminhar em Jesus e
com Jesus é caminhar sob a Lei de Deus, na busca do aprimoramento e
crescimento espiritual.
E qual é a Lei de Deus a
vivenciarmos e que os Orixás, Guias e Mentores têm a missão de ensinar?
Ouçamos Jesus nos dizer qual é, no Evangelho de Mateus, cap. 22,
versículos 36 a 40: “Mestre, qual é o grande mandamentos da Lei? Jesus
declarou-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a
tua alma e com todo o teu pensamento. Eis o grande, o primeiro
mandamento. Um segundo é igualmente importante: Amarás o teu próximo
como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os
Profetas.”
Aí está a missão desse
trabalho de parceria entre médiuns e Espíritos, fazer concreta essa Lei,
seja através dos bons conselhos e orientações, seja através do uso
disciplinado e sério das energias em favor da cura, limpeza e do alívio
das dores do próximo.
Se não tiver como
finalidade o Reino de Deus, que é a instauração de Sua Lei nos corações,
Lei essa que é o amor concreto e vivenciado, a Umbanda perde todo o seu
status espiritual, pois foge da finalidade a que foi criada, “ser a
manifestação do espírito para a Caridade”, cujo fruto, é o fruto do
espírito, conforme nos ensina o Apóstolo Paulo na sua Epístola aos
Gálatas cap. 4, versículo 22: “Mas eis o fruto do espírito: amor,
alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, doçura, domínio de
si mesmo; contra essas coisas não há lei.”
Por tudo isso, dizemos que aquilo a que nos propomos a praticar é a Religião da Umbanda Espírita Cristã.
O certo é que Umbanda,
Orixás e Guias têm a mesma missão: Ensinar as Leis de Deus, levando aos
corações lenitivo, força e encorajamento, para que haja maior
aproveitamento da atual encarnação.
Tudo isso pode ser o
Movimento Umbandista, o importante é que traga a Luz do Evangelho às
claras e o socorro aos irmãos necessitados de ajuda e consolo. Que
apresente a misericórdia de Deus, pela ação Natural dos Orixás, que
trazem, nas Forças Sutis por eles conduzidas, os Atributos (virtudes)
importantes para nós e a manutenção do nosso Planeta.
Enfim, que ajude o crescimento da humanidade.
Seja a vivência do
movimento umbandista, de que ordem for, um marco de seriedade e amparo
espiritual aos irmãos que adentrem os seus Templos, nessa marcha pelos
caminhos da encarnação, em direção da Plenitude de Felicidade e Paz em
Deus, negando-se a ser bengala, mas ensinando a caminhar, ou ser meio de
vida de desavisados que a usam para benefício próprio.
A Umbanda, que é a
“Manifestação do Espírito para a Caridade” (Caboclo das Sete
Encruzilhadas), é a Senhora que desvela, na medida do crescimento dos
seus filhos, a grande Luz que guarda velada, a Luz da libertação pelo
conhecimento real das coisas do espírito, cuja fonte inesgotável é o
Evangelho de Jesus.
Pai Valdo
(Sacerdote Dirigente do T. E. do Cruzeiro da Luz)
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