Hoje Sessão de Caboclos!!! salve a Mãe Jurema, oke, oke Caboclos!!!!

...Na Umbanda a oferenda ritual abre determinado campo da natureza, potencializa e aproxima a energia vegetal, telúrica, ígnea, eólica, entre outras, do médium e cria entre ele e o Orixá, regente desse campo, uma ligação, uma linha direta de comunicação por meio da qual poderá invocar as forças e os poderes da divindade.
Existem várias formas de oferendar, mas acredito que duas coisas são importantes: a quem oferendar e o que oferendar. Obviamente que essas duas questões não devem ser baseadas por deduções ou achismos. Entendo que necessitam de boa orientação, que o pai espiritual ou o Guia Espiritual deve nortear, guiar e cuidar para que tudo aconteça da melhor forma possível e da forma mais correta e sagrada.
De maneira bem simples e pontualmente, escrevo sobre algumas das qualidades de alguns Orixás e o que Eles podem nos propiciar aos oferendá-los:
Oxalá corresponde à fé, à esperança, compaixão e perdão. É a paciência e a tolerância vivenciadas pela bondade do ser.
- Oferendamos Oxalá quando necessitamos fortalecer ou despertar em nosso íntimo os sentimentos de fé, paciência, tolerância, perdão e compaixão. Quando precisamos colocar em nossas vidas mais esperança, bondade e compreensão.
 
Oxum corresponde ao equilíbrio emocional, à concórdia, à complacência, ao amor e à amorosidade. É a capacidade de conceder.
- Oferendamos Oxum pedindo que Ela amoleça o nosso ou outros corações, a fim de se tornarem mais amorosos. Pedimos a Ela que estimule a união através dos sentimentos de amor puro e fraternal, favorecendo e gerando a prosperidade em todos os sentidos da vida.
 
Oxóssi corresponde à saúde, à energia vital, ao equilíbrio fisiológico e mental.  Influencia nossa capacidade de expansão e expressão, e ainda nos permite uma mesa sempre farta e o gosto pelo convívio familiar.
- Oferendamos Oxóssi para que cure nossos mentais desequilibrados e nos ajude no raciocínio consciente trazendo o conhecimento, o esclarecimento e a sabedoria em todos os sentidos da vida. Para que cure nossos corpos físico e astral através de suas ervas sagradas e para que nos ajude no sustento de nossa família, através do trabalho digno e seguro.
 
Xangô corresponde à capacidade de discernir, ao senso de justiça e de sabedoria. É o raciocínio concreto, metódico e a capacidade de determinar preservando a lealdade.
- Oferendamos Xangô para buscar e pedir equilíbrio entre a razão e a emoção, a justiça, a sensatez, a razão, a determinação e a coragem para recebermos aquilo que merecemos. Pedimos a Ele que nos mantenha sensatos e livres de quaisquer julgamentos.
 
Ogum corresponde à energia de defesa e de ataque, à prontidão para ação, a determinação e a tenacidade. É o foco e o trabalho incansável.
- Oferendamos Ogum para que ele nos envolva com sua força guerreira e nos encha de coragem e determinação. Para que abra nossos caminhos, para que nos mantenha focados em nossas necessidades e para que tenhamos a proteção de seus Guardiões da Lei.
 
Iansã corresponde às mudanças, deslocamentos, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos. É a direção e a alegria na vida e da vida.
- Oferendamos Iansã para pedir movimento e direção em todos os sentidos da vida, a Ela solicitamos que nos envolva com sua Força guerreira para nos ajudar em nossas mudanças e conquistas, portanto, a oferendamos quando estamos com nossas vidas estagnadas, quando nos encontramos depressivos, sem energia, sem direção, perdidos e cheios de dúvidas. Pedimos também a força e o movimento de Iansã para que envolva e encaminhe todos os eguns, espíritos negativos que desvirtuam nossa caminhada material, emocional e espiritual.
 
Obaluayê corresponde à nossa necessidade de compreensão de carma, de regeneração, de evolução, transformações e transmutações cármicas.
- Oferendamos Obaluayê para que Ele nos ajude em nossa evolução espiritual e que nos traga a sabedoria junto com a paciência – a sapiência. Também pedimos para transmutar e transformar nossos sentimentos doentios.
 
Iemanjá corresponde à vida familiar estruturada pelo amor maternal e a capacidade criacionista permitindo a geração de novas possibilidades.
- Oferendamos Iemanjá para que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida, que favoreça a vida familiar e em grupo. 
Agora, quanto ao “o que oferendar” penso que a melhor e a mais sábia das opções é o que sugere algumas Entidades do Astral Superior:
- Um pacote de amor, em pó, para que qualquer brisa possa espalhar para as pessoas que estiverem perto ou longe de você;
- Um pedaço (generoso) de fé, em estado rochoso, para que ela seja inabalável;
- Algumas páginas de estudo doutrinário, para que você possa entender as intuições que recebe;
- Um pacote de desejo de fazer caridade desinteressada em retribuição, para não “desandar” a massa.
 
Junte tudo isto num alguidar feito com o barro da resignação e determinação e venha para o terreiro.
Coloque em frente ao Congá e reze a seguinte prece: “Pai, recebe esta humilde oferenda dada com a totalidade da minha alma e revigora o meu físico para que eu possa ser um perfeito veículo dos teus enviados. Amém!”
Pronto! Você acabou de fazer a maior oferenda que qualquer Orixá, Guia ou Entidade pode desejar ou precisar… Você se dispôs a ser um MÉDIUM!
Salve, Salve!!!
Salve a Umbanda e todos aqueles que respeitam seus fundamentos.
Axééééé…
Mãe Monica - blog minha umbanda

Comentários