BATISMO NA UMBANDA


BATISMO NA  UMBANDA

Quando trazemos nossos filhos ao ato de Batismo na Umbanda,   os entregamos a proteção  e as  bênçãos dos Orixás até que o mesmo possa escolher sua própria religião, respeitando assim, seu direito maior, o Livre  Arbítrio.

Já quando buscamos o Batismo na Umbanda, depois de Adultos, devemos ter em mente que o rito de Batismo significa o despertar definitivo para a Umbanda, é o momento que o médium conscientemente, se propõe a seguir com sua escolha. O Batismo é um laço imutável, pois é o ritual que firma sua decisão de ser um Real filho de Umbanda, um Filho de Fé,  é  também  este, o rito que afirma a Entidade, que dentre todas que o acompanham desde seus ancestrais , irá reger a cabeça . O Batismo é um acolhimento dos filhos de fé. É um sacramento indispensável para a pessoa ter vida religiosa plena. É uma iniciação. Cada religião tem uma hierarquia divina: anjos, arcanjos, querubins, devas... Na Umbanda temos a hierarquia dos Orixás. O Batismo é, portanto, uma apresentação às divindades da Umbanda, para que enviem as suas vibrações ao espírito encarnado e assim ele passe a receber a proteção dos Orixás. O espírito e o mental do batizando passam a ser amoldados sutilmente na nova egrégora, na nova religião, revestidos com uma aura protetora divina.

Para o ritual do Batismo, (de Médiuns)  Há preceitos necessários , que preparam o corpo e alma para o ritual.
Na semana anterior a do dia do Batismo, 7 dias antes devemos acender um vela de sete dias para Oxalá para que nos prepare para a cerimônia e ilumine nosso Ori (cabeça);deve-se  banhar-se com erva Tapete de oxalá (boldo do Chile) ou  flores brancas,  e essência de rosas brancas, (essências de oxalá) , para mantermos o equilíbrio do espírito.
Evite lugares carregados, e use dentro do possível, roupas claras, e faça dessa semana a sua melhor semana. sempre pense em coisas agradáveis e alegres .
No dia da cerimônia, o médium deve portar:
Roupas brancas, um pano branco,(uma toalha simples, sem adereço,que devera acompanhar os ritos ) uma vela branca grossa de 40 cm(vela de batismo)
 Uma vela branca normal, e flores.

Um casal de padrinhos materiais e um casal de Padrinhos Espirituais.

Os Padrinhos Espirituais - Orixás- assumem o amparo divino do afilhado, juntamente com o Orixá de frente (Orixá de cabeça)

Os Padrinhos Encarnados - assumem a responsabilidade de serem orientadores do(a) afilhado (a) na Umbanda juntamente com a sacerdote (Dirigente ,zeladora, orientadora da casa)

O Significado do Ato Ritualístico do batismo-

A PEMBA BRANCA - Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos “cruzados” confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família de Almas de Aruanda .

O INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida.

O SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação da vida;

O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos aflitos o testemunho dos presentes à sua nova vida dentro dos princípios da umbanda , representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada para que cheguemos a Oxalá.

O ÓLEO : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Representado em nosso grupo por  nossa líder a Cabocla  Jurema. Cuja unção significa as bênçãos do PAI sobre seu FILHOS . A consagração desses filhos às entidades da Umbanda   e a sua distinção entre os homens. Pois a partir de agora eles são membros da Grande Família Universal Umbandista.

A ÁGUA: Nesse domínio reina Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, que são as grandes Mães geradoras onde tudo é criado. Diante desse Mar (o rito pode ser feito dentro da seara, com água natural) que limpe as impurezas que tenhas e prepare seu coração durante sua jornada como  Umbandista, pois a água é a purificação do Espírito, Mente e Corpo.

As FLORES ,  Finalmente a Obaluâe a bondade e o carinho dos teus velhos espíritos venha a doutrinar esse filho no caminho do bem e da responsabilidade com ele pedimos aos padrinhos que intercedam sempre em tudo o que achares errados em seu filho no decorrer dessa nova caminhada.

Comentários

  1. A Umbanda, a religião mais simples e mais completa,Muita gente lembra da Umbanda apenas quando quer algo material, são poucos os que sabem que realizamos batismos, casamentos, etc...

    Muita luz.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    Quem precisar comprar suas guias, mas não tem tempo de ir a loja comprar. Basta acessar o meu anúncio no mercado livre ( http://migre.me/7CDud ) e encomendar a sua. O preço é baratinho.
    Que minha mãe te abençõe.
    Filhas de Oxum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário