chegada da primavera!


EQUINÓCIO DE PRIMAVERA
FESTA DAS FLORES-

Rito o retorno de Perséfone!

DATA:17 de setembro (SABADO)
HORÁRIO:
 inicio as 19.30
LOCAL: Grupo de Umbanda Esotérica Raios de Luz
Rua Amapá 1284- vila nova
Durante a Sessão de Ciganos-

O QUE LEVAR:

       Uma flor  (de preferência colhida no jardim ou na natureza,)
A LENDA DA PRIMAVERA E O VERÃO


Vocês sabem como surgiram as estações do ano? Então prestem atenção nesta história, que fala sobre uma bela jovem.

Perséfone,a primavera e o verão.

Falavam os antigos gregos que, no começo dos tempos, não existiam as quatro estações do ano. Só a primavera e o verão. Naquele tempo, andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada Perséfone. Ela era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia, Perséfone colhia flores e cantava, quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o seu tio Hades.(irmão de Zeus, pai de Perséfone)
Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão. Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda da única filha.Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secarem e as flores murcharem. Famintos, os homens pediram a Zeus,o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.
Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro de todos os deuses, e lhe fez um pedido:
Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone volte. Diz que, se ela não voltar, todas as árvores morrerão. Mas Hades já se casou com ela. O que faremos?
Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu ao mundo subterrâneo de Hades, a terra secreta da noite e dos mistérios.Lá encontrou Perséfone ao lado do marido.
- Meu pai ordena que Perséfone volte para a casa de sua mãe, Hades. Você agiu incorretamente.
- Por quê? Eu estava apaixonado, não conseguia viver sem Perséfone e, com o tempo,ela também aprendeu a me amar! Somos felizes agora.
- Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sente saudades da única filha. Você terá que me obedecer.
- É impossível devolver Perséfone à terra novamente. Como você sabe, o que entra no mundo das trevas não pode voltar para casa.(ela comeu uma Româ, ao fruto proibido)
- Hades, então tenho uma proposta: Perséfone fica parte do ano com a mãe e parte do ano com vc. Certo?
então o acordo foi feito, surgindo assim as  estações do ano. Quando Perséfone está com a mãe, temos a primavera e o verão; quando Perséfone está com Hades, temos o outono e o inverno. Porque como Deméter é a deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fazem  as flores murcharem e os frutos secarem.ou seja , a Mãe terra chora no outono –inverno e  se enche de alegria e renasce na primavera chegando ao auge de alegria no  verão    
Equinócio de Primavera – festa de flores
                Após o período de recolhimento Perséfone retorna à luz e Demeter a recebe com uma grande festa de flores, a primavera.
Na visão da poeta, a primavera é percebida pelas sensações. Ouvir os pássaros, sentir o cheiro das flores, ver o espetáculo da natureza desabrochando nos toca profundamente. Cecília Meirelles descreve a chegada da primavera da seguinte forma:
                                          “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega. Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, - e arautos sutis  acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.” (MEIRELLES)
                      A chegada da primavera é caracterizada pelo término de um período de recolhimento e o desabrochar do que nasceu no início do inverno. É um período em que as pessoas ficam mais alegres, a natureza vibra intensamente e muitos encontros acontecem. Estamos no equinócio, onde os dias são iguais à noite, porém indo em direção à luz. A partir desse momento os dias passarão a ficar mais longos, até o seu ponto máximo em dezembro no solstício de verão. Celebramos o desabrochar interno, a luz em processo de expansão.       
Venham celebrar o desabrochar de nossas esperanças, por um mundo mais justo e mais feliz!


Patrícia godinho
Grã sacerdotisa do Grupo Filhas da Deusa
 Grupo de Umbanda esotérica Raios de luz!

Comentários